Anunciar na OLX: tutorial de como vender produtos usados na plataforma

Confira o passo a passo sobre como anunciar e vender online na OLX.

pessoa passando a mão direita no mouse de um notebook e segurando com a mão esquerda um par de tênis vermelho

Anunciar na OLX é simples, rápido e grátis! Para provar, nós montamos um tutorial de como criar anúncios para vender na OLX, seja pelo computador ou pelo aplicativo. Vale ressaltar que hoje somos a maior plataforma de classificados do mercado porque aqui é possível desapegar e se apegar a produtos e serviços de maneira eficiente e segura. Preparado para que o seu anúncio seja visualizado por usuários de todo o Brasil? Vamos lá!

Como anunciar na OLX pelo celular?

Vender online na OLX pode ser mais fácil com o aplicativo, que está disponível no Google Play e Apple Store. A interface intuitiva possibilita anunciar para mais de 6 milhões de usuários diários nas diversas categorias de produtos, como Automóveis e Peças, Serviços, Móveis, entre outros. Depois de baixar o aplicativo de acordo com o sistema operacional do seu celular, é só seguir as instruções abaixo:

  1. Selecione a região onde você se encontra, acesse sua conta (inserindo e-mail e senha) e em seguida aperte o botão “Anunciar agora” (Android) ou “Inserir anúncio” (iOS), localizado no centro na parte inferior da tela. No Android você também encontra essa opção clicando no menu, que fica no canto superior esquerdo. 
Tela do menu no Android e visão inicial do app da OLX no iOS. (Imagem: Reprodução/OLX)

Depois de clicar no botão de “criar anúncio”, é hora de preencher todas as informações necessárias sobre o produto ou serviço. Inicie o processo inserindo as fotos. É possível utilizar a câmera direto no aplicativo ou selecionar as imagens da sua galeria com melhor visibilidade do produto ou serviço, deixando seu anúncio mais atrativo. O limite é de 6 fotos por anúncio, exceto para as categorias de Veículos e Imóveis, onde é possível inserir até 20 fotos.

Saiba mais: Dicas de como fotografar seu produto para vender na OLX

Informações necessárias para publicação do anúncio na plataforma. (Imagem: Reprodução/OLX)

O título do anúncio deve ser o mais direto possível, com características relevantes que possam chamar a atenção de compradores. Por exemplo: “Celular Samsung Galaxy A30s semi-novo com caixa”. Lembre-se que, depois da foto, o título é a segunda forma de atrair os compradores para clicarem no seu desapego.

Hora de preencher a descrição, que deve ser mais elaborada, com características e detalhes para que o comprador tenha uma noção mais ampla da condição do produto ou serviço. Neste momento, coloque-se na posição do comprador e descreva o que você gostaria de saber se fosse comprar. Por isso, use medidas como peso, altura, largura e profundidade, para passar credibilidade.

Saiba mais: Como criar anúncios com informações completas

  1. A categoria do produto é o próximo passo e também o que pode gerar mais dúvidas. Para descobrir em qual nicho se encaixa o que você está vendendo, é só clicar aqui. Logo depois, é só inserir o valor do produto (dependendo da categoria pode ser necessário colocar outras informações).
  2. O CEP é o último campo a ser preenchido e caso ele não seja reconhecido pela plataforma, tente o do vizinho mais próximo. Estamos atualizando constantemente nossa base de dados para que o desapego seja rápido e eficaz!
  3. E, para finalizar, clique no botão “Enviar anúncio”! Nós enviamos um e-mail para o vendedor assim que o anúncio estiver ativo na plataforma, portanto fique atento à sua caixa de entrada – vale conferir o spam também.

Como anunciar na OLX pelo computador?

Pelo computador é possível ter uma visão mais ampla da plataforma e é tão fácil quanto pelo celular. Confira abaixo!

Antes de anunciar, faça uma “limpa” e desapegue do que quiser. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
  1. Acesse sua conta na OLX (inserindo login e senha) e depois que estiver logado, vá em “Anunciar” – botão laranja localizado na parte superior direita.
Botão “Anunciar” fica no canto superior direito, ao lado do nome do usuário. (Imagem: Reprodução/OLX)

Caso não tenha uma conta ainda, clique em “Cadastre-se” e preencha os campos solicitados.

  1. Depois de ingressar na sua conta, a tela para inserir o anúncio irá carregar com os campos a serem preenchidos. São os mesmos campos citados anteriormente, mas em ordem diferente: aqui é necessário selecionar primeiro a categoria para depois inserir as imagens do produto. Por exemplo, se o que você está vendendo pertence à categoria de imóveis e à subcategoria de apartamentos, é permitido a inserção de até 20 fotos, além de informações como tipo de anúncio (venda ou aluguel) e a localização do imóvel.
  1. Depois de preencher os campos obrigatórios, selecione na caixinha quadrada se deseja ocultar seu número de telefone no anúncio e clique em “Enviar anúncio”. Agora é esperar pelo e-mail de confirmação e ativação do anúncio. 

Dúvidas frequentes

Anunciar na OLX é gratuito? 

Aqui na OLX nós disponibilizamos de 1 a 40 anúncios gratuitos de acordo com a categoria do produto. Ou seja, anunciar na OLX é grátis até atingir o número máximo de anúncios gratuitos por categoria. Para saber esse limite, nós detalhamos os limites de inserção gratuita por categoria nesse link, é só conferir. Caso o anunciante queira vender além do permitido gratuitamente, nós oferecemos os Planos Profissionais, que são pacotes de anúncios com preços que variam de acordo com a necessidade do usuário e ainda incluem serviços exclusivos.

O que vender na OLX?

É possível vender quase tudo na OLX, são 13 categorias no total. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A resposta é fácil: tudo que for novo, usado e permitido! São 13 categorias diversas, entre elas Imóveis, Autos e Peças, artigos para casa, Eletrônicos e Celulares e até Vagas de Emprego. Mas como mencionamos, alguns anúncios não são permitidos na plataforma da OLX, então clique aqui e saiba quais são os produtos e serviços proibidos na plataforma.

É seguro vender na OLX? 

A resposta é sim! Um dos pilares da OLX é a segurança e por isso temos uma equipe exclusiva que trabalha na prevenção de golpes e fraudes, além de apresentar soluções no campo da tecnologia e educação, preparando conteúdo com dicas de como se proteger. O botão de “Denúncia”, por exemplo, é uma das ferramentas disponíveis que protegem o usuário no ambiente virtual, assim como o chat seguro. 

Nesse artigo, por exemplo, nós listamos outras ferramentas que ajudam os usuários a terem uma experiência de compra e venda mais segura na OLX, confira!

Como funciona a OLX Pay?

OLX Pay é nossa solução de pagamentos que oferece diferentes tipos de facilidade e benefícios. O cadastro é único por CPF, gratuito e vinculado à conta do usuário na OLX e a nova ferramenta traz mais segurança para compradores e vendedores, seja na hora de parcelar as compras, receber os pagamentos e realizar transações financeiras, ou fazer transferências entre carteiras, por exemplo.

A primeira vantagem em cadastrar seu anúncio com o serviço é a maior exposição na plataforma, o que aumenta a chance de venda. Além disso, existe a possibilidade de entrega para todo o Brasil via Correios, podendo acompanhar o status da venda direto pelo chat da OLX e ainda contar com nosso suporte caso tenha problemas com o comprador.

Veja também:

Inscreva-se pra não perder nada!