Segundo levantamentos da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o setor automotivo está em uma tendência de alta. Isso é atestado por conta do número de unidades emplacadas no primeiro bimestre de 2019 contra os resultados do ano anterior, com a venda de 100 mil veículos a mais do que o mesmo período em 2018. Por conta disso, elaboramos este post para apresentar dicas que possam aumentar vendas de carros na sua loja. Agora, acompanhe!
As melhores dicas para aumentar vendas de carros
O segmento está aquecido, o consumidor interessado e as concessionárias atentas! É nesse contexto que você deve posicionar a sua loja, identificando boas estratégias para se destacar entre a concorrência, fazendo com que os seus carros sejam vistos e comprados pelo maior número de pessoas na região. Sendo assim, não perca tempo e confira essas dicas fundamentais ao seu faturamento!
Estude o cliente
Esse é o ponto de base a qualquer relacionamento entre marca e consumidor. Você deve conhecer as características do público da concessionária, listando dados como idade, sexo, profissão, renda e passatempos. Com esse pacote de informações, você estará equipado para ter uma boa comunicação com o cliente, com uma linguagem compatível e atraente àquilo que ele busca.
Inclusive, esse é o tipo de conhecimento que também é útil na adequação do ambiente da sua loja ao perfil dos consumidores, investindo em estilos e ambientes mais pertinentes aos consumidores de perfil mais jovem e despojado, ou familiar e conservador. Para descobrir essas informações, você pode tanto analisar as fichas cadastrais, montando uma persona padrão dos seus consumidores ou realizar pesquisas diretas com estes, após o fechamento de uma venda.
Crie presença digital
Uma velha lei do mercado é que você precisa estar aonde o seu cliente está. Dessa maneira, é fundamental que a sua marca seja lembrada no universo digital. Você pode atingir esse objetivo com uma série de abordagens, tais como:
- criação de um site próprio à concessionária, expondo todas as unidades em uma galeria virtual;
- abertura e curadoria das páginas da loja nas redes sociais, com uma produção consistente de conteúdo sobre o tema automotivo;
- anúncio dos seus veículos em uma grande plataforma de classificados automotivos.
Observe a concorrência
No fim do dia, o que importa é que a sua loja seja diferenciada. Para tanto, você pode optar por algumas estratégias diferentes para alcançar esse objetivo. Uma delas é o caminho do acréscimo, em que você analisa as práticas da concorrência, replica elas e adiciona algum diferencial em cima. Com isso, você consegue cobrir toda e qualquer prática dos concorrentes, enfatizando que a sua concessionária é a mais ousada e comprometida de toda a região.
Já uma segunda rota é a autenticidade. Como no primeiro caso, você deve avaliar a concorrência, identificando qual o melhor momento para entrar com uma estratégia extravagante, como um final de semana de sorteio para os “X” primeiros compradores, ou demais abordagens que sejam capazes de chamar a atenção de todos os consumidores que, com certeza, farão uma visita à sua loja.
Contrate ferramentas especializadas
De certa maneira, todo empreendimento comercial chega a um ponto que atinge um gargalo operacional. Isso pode acontecer por uma série de motivos, como quando vocês não conseguem comprar mais carros pela limitação do caixa ou ainda quando não conseguem atender tantos clientes por conta do número de pessoas na equipe.
Mas existe um desses gargalos que não deve ser aceito, nem que por um breve momento: o alcance. Os seus veículos devem ser vistos pelo maior número de pessoas, aumentando as probabilidades de que essas unidades sejam vendidas rapidamente. Por conta disso, é fundamental que você contrate um plano profissional em uma plataforma de anúncios automotivos. Mas existe um desses gargalos que não deve ser aceito, nem que por um breve momento: o alcance. Os seus veículos devem ser vistos pelo maior número de pessoas, aumentando as probabilidades de que essas unidades sejam vendidas rapidamente. Por conta disso, é fundamental que você contrate um plano profissional em uma plataforma de anúncios automotivos.
Como exemplo, podemos destacar a OLX, que é considerado o maior portal de compra e venda do país. Também por isso, essa plataforma conta com algumas estatísticas interessantes, tais como:
- de 4 carros vendidos no Brasil, 1 é pela OLX;
- todos os meses a plataforma recebe mais de 750 milhões de pesquisas;
- 90% dos anúncios recebem uma proposta em menos de uma semana;
- diariamente, mais de 7 milhões de pessoas acessam o portal;
- mensalmente, a plataforma viabiliza mais de 2 milhões de vendas.
Por conta disso, o portal também oferece uma ampla variedade de ferramentas e funcionalidades exclusivas aos assinantes. Por exemplo, a assinatura do plano profissional, disponível em 3 versões, inclui benefícios como:
- loja profissional, oferecendo uma página personalizável para vincular a identidade visual da sua loja com os seus veículos;
- atendimento 24h exclusivo com especialistas da plataforma.
Crie metas objetivas
Fato: a sua equipe precisa de um norte! Não adianta exigir comprometimento e aumento no número de vendas sem traçar um objetivo para que os vendedores possam perseguir. Por isso, é fundamental que você seja claro na definição de uma meta, em que determina o crescimento da operação em função do mês anterior.
Essa meta pode ser tanto quantitativa como financeira, em que você especifica que o aumento deve ser no valor acumulado das vendas ou no número de veículos comercializados. Mas o mais importante, você deve engajar a equipe em objetivos individuais, fracionando a meta total para cada vendedor. Por exemplo:
- você define que deverão vender 12 carros a mais que o mês anterior;
- com 4 vendedores, basta individualizar a meta em 3 carros a mais por vendedor;
- assim, será possível embutir planos de incentivo, estimulando os vendedores a se destacarem por alguma bonificação.
Desenvolva a equipe
Os vendedores são a alma do seu negócio. Por isso que é tão importante investir na capacitação deles, garantindo que a sua marca não seja vista de maneira negativa por consumidores que receberam um atendimento ruim. Para tanto, você pode investir em cursos de venda consultiva, atendimento humanizado, workshops de comércio, técnicas de persuasão e afins.
Expanda o público
Apesar de ser fundamental trabalhar em torno do seu público-alvo, também é importante aprender a expandir o seu mercado. Sendo assim, é interessante que você estude maneiras de engajar um novo público à sua loja, por exemplo, investindo nas soluções de concessionárias digitais, atraindo um público mais jovem e despojado.
Invista em marketing e publicidade
Além de incorporar todas essas dicas e práticas ao seu cotidiano, também é indispensável que você espalhe a palavra. Não adianta prestar um serviço de excelência, com atendimento bom e comprometimento com a satisfação do cliente se você não divulga que isso está acontecendo na sua loja.
Sendo assim, vale concluir lembrando da importância de se investir em marketing segmentado ao seu público, com a contratação de publicidades estratégicas, como outdoors, segundos na rádio e televisão, Google Ads, plano profissional em plataforma de anúncio e afins.
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