O carro blindado é uma excelente opção para aquelas pessoas que buscam segurança e tranquilidade no dia a dia.
Devido à lamentável situação de violência nas cidades brasileiras, blindar um veículo é quase obrigação para muitos. O processo, no entanto, é caro e demorado, o que pode inviabilizar essa escolha.
Diante desse quadro, surge a alternativa do carro blindado seminovo. Mas carro blindado é um bom negócio? Pode ser viável tanto para quem planeja uma venda quanto para quem quer comprar!
Neste texto, vamos esclarecer como lidar com um carro blindado usado na revenda.
Mitos da blindagem
O que popularmente as pessoas acreditam é que a blindagem tem prazo curto de validade, portanto a compra de um usado não valeria a pena. Mas isso não é verdade. A proteção pode durar muitos anos, desde que seja acompanhada de uma manutenção periódica e eficiente.
O que vence é a garantia dada pela empresa que fez o serviço, que pode variar de dois a até 15 anos, com média de cinco anos. Sem ela, de fato, a venda fica difícil, já que a blindagem é um produto à parte do automóvel — e, sem a garantia, não há como provar sua eficácia.
Tempo e dinheiro
Os custos para blindar um veículo são altos. O valor vai depender do modelo e do nível da proteção, mas não vai sair por menos de R$ 30 mil, podendo chegar a R$ 70 mil e levando até 40 dias úteis para ficar pronto.
Como alternativa, o seminovo oferece uma pronta-entrega e um valor bem mais em conta, já que houve uma leve depreciação desse tipo de carro no mercado.
Se o veículo e a blindagem estiverem em bom estado de conservação, a economia de tempo e dinheiro serão reais, elevando o interesse pelo negócio.
Teste drive
Se o cliente desconfia das condições do automóvel, convidá-lo para um test drive costuma ajudar no convencimento. O revestimento adiciona ao carro entre 100 kg e 200 kg, peso que incide principalmente em pneus, suspensão e amortecedores, além de aumentar o consumo de combustível.
Em um test drive, o futuro comprador pode sentir a dirigibilidade e identificar ruídos, atestando o estado do veículo. Claro, as condições internas também serão checadas.
É sempre bom lembrar que blindagem e carro são produtos distintos. Cada um pode estar em uma condição. E o consumidor vai querer saber dos dois.
Idade do carro blindado
A maioria dos veículos é protegida no momento que sai da concessionária, por isso a couraça acompanha a vida útil dos automóveis.
Como a garantia é de cinco anos – em média, os carros a partir desse tempo de uso perdem competitividade em vendas.
A depreciação média é de 15% ao ano, porém uma blindagem bem-conservada faz o veículo competir em pé de igualdade com outro sem o mesmo trabalho. Um blindado de até quatro anos, em bom estado de manutenção e com certificação válida, ainda é uma boa opção.
Procedência da blindagem
Como já argumentamos, a vigência da garantia é a única forma de se certificar de que a blindagem está em ordem. Além do tempo, devem ser observadas as manutenções periódicas obrigatórias.
Uma mudança de regras em 2017 determina a substituição de peças com avarias, sendo proibido o conserto. Isso encarece a manutenção, mas garante a qualidade do serviço. A empresa responsável também deve ser considerada.
O Exército Brasileiro é o órgão oficial que certifica as blindagens e as empresas que operam no mercado, por isso uma companhia com boa reputação também pode ter peso na negociação.
Níveis de proteção da blindagem
Outro bom argumento para a revenda é a capacidade de proteção que o veículo pode oferecer. No Brasil, o Exército autoriza seis tipos de blindagens, com garantias variando de acordo com a capacidade de reter projéteis de diferentes calibres.
É bom lembrar que os preços de mercado também variam de acordo com os níveis da cobertura.
Importância da documentação
Estar em conformidade com a documentação representa economia de tempo e dinheiro, além de livrar da burocracia para a regularização. Um automóvel nessas condições simplifica a transferência de propriedade e deixa o processo de compra e venda mais tranquilo.
As alterações feitas no carro precisam ser registradas no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV. Além disso, é preciso certidões do Exército, da Polícia Civil e da própria blindadora.
Vidros perfeitos
Os vidros de um modelo modificado são compostos de lâminas sobrepostas que, com o tempo, perdem aderência uma a outra. Bolhas começam a se formar, comprometendo a resistência balística da peça.
Uma checagem visual nos vidros do carro pode revelar delaminações, infiltrações e até mesmo contaminações com impurezas.
Como os vidros são as causas mais comuns de manutenção, observar esse critério é certeza de estar escolhendo uma blindagem de qualidade e em bom estado.
Presença digital
Como é possível perceber, muitas informações estão em jogo na revenda de um carro blindado seminovo.
Se a depreciação importa, uma boa checklist de informações pode ajudar a revelar excelentes negócios. Que tal aproveitar que a internet permite a criação de negócios online e facilitar esse processo?
Anunciar em plataformas digitais é uma boa pedida. A forma de comercializar usados mudou, colocando a internet com um grande peso estratégico nesse mercado. Fazer uma campanha própria, com imagens, ficha técnica e contatos, já é uma realidade. Milhares de veículos são negociados diariamente pela rede por meio desse método.
A negociação de um carro blindado seminovo requer bastante consideração e pesquisa. Uma boa presença digital, com o direcionamento de anúncios e conteúdos para o público específico, pode chamar a atenção de quem tem interesse em comprar com os vendedores disponíveis no mercado. É algo em que todos devem apostar!
Blindados na OLX
O potencial do mercado de veículos blindados na internet pode ser percebido pelos números apresentados pela OLX. No site, as vendas aumentaram 21,8% de junho de 2016 a julho de 2017, comparando com o mesmo período anterior.
O termo “blindado” é de alta relevância nas buscas, estando entre os 100 mais usados no site na categoria carros, totalizando 60 mil pesquisas realizadas no primeiro semestre de 2017.
Nesse mesmo período, alguns estados se destacaram nas vendas, com São Paulo liderando com 39% das negociações fechadas, seguido de Rio de Janeiro com 19%, Ceará com 14%, Pernambuco com 7% e Pará com 4%. Abaixo, o ranking de modelos e marcas mais vendidos.
- Corolla – Toyota
- Passat – Volkswagen
- Fusion – Ford
- Civic – Honda
- Vectra – Chevrolet
- Omega – Chevrolet
- Golf – Volkswagen
- Pajero – Mitsubishi
- Veracruz – Hyundai
- Jetta – Volkswagen
Como você viu, a venda de um carro blindado é um processo trabalhoso, mas viável se esses critérios forem observados. Os dois produtos — o veículo e a blindagem — precisam ser analisados e, se estiverem em bom estado, revendê-los é um ótimo negócio!
Temos muito mais informações para você sobre esse e outros temas ligados a automóveis. Para ficar sempre atualizado, assine a nossa newsletter e receba novidades no seu e-mail!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.