Da forma como percebemos, é perfeitamente comum que, durante a gestão da sua loja, você priorize a compra e revenda dos principais modelos do mercado. Afinal de contas, essa é uma estratégia que traz bastante giro para as concessionárias. Mas falaremos de um caso à parte: os carros colecionáveis!
Como perceberá nesta leitura, esse segmento é bem diferente do convencional, sobretudo nos intervalos entre a compra e a revenda de cada modelo. No entanto, essa é mais uma daquelas estratégias que, se bem aplicadas, podem reverter uma rentabilidade extraordinária para a sua loja. Então, não perca tempo e acompanhe!
O mercado de carros colecionáveis no Brasil
A grosso modo, tudo que existe na economia pode ser precificado sob dois pontos de vista: o objetivo e o emocional. No mercado automotivo, a precificação objetiva considera a sofisticação, a tecnologia, o desempenho, a marca, a proposta e o ano de fabricação.
Já o fator emocional pega a rota contrária, considerando vários aspectos subjetivos que variam de comprador para comprador — e é justamente aqui que os carros colecionáveis sobrevivem, triunfando sobre a memória, a nostalgia e a história daquilo que já passou.
Por conta disso, todo mercado de veículos colecionáveis depende de uma forte memória afetiva entre os seus consumidores. Felizmente, o Brasil é um dos países em que essa memória segue viva, muito por conta de ícones emblemáticos do automobilismo mundial, tal como Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi.
Por essa razão, o mercado de colecionáveis brasileiros permanece forte e em constante crescimento, principalmente pelo fato de que as compras emotivas não obedecem às mesmas arbitrariedades do amplo mercado. Isto é, não importa o quão velho o veículo seja, pois isso raramente diminui a sua valorização.
Na realidade, a tendência de valorização dos veículos colecionáveis segue uma lógica contrária. Pois veja, quanto mais antigo o modelo, maior sua raridade numérica — e aí sim, respeitando a lógica econômica, quanto menor a oferta de unidades, maior o seu preço de mercado.
Os modelos em alta
Por conta disso, não é difícil ver em portais classificados, como a OLX, clássicos fabricados entre as décadas 1960 e 1990 que alcançam cifras muito maiores que o seu valor original. Obviamente, para que isso aconteça, é fundamental que o veículo ateste sua raridade, excentricidade e preservação, sendo assim, digno de uma coleção.
Agora, conheça os modelos mais vendidos e procurados desse segmento!
Volkswagen Gol GTi
De toda a lista, este é um dos modelos mais novos. Em nossa visão, o clássico GTi foi simbólico para o brasileiro por atender uma demanda do nosso mercado. Distante da realidade europeia, as montadoras entendiam que a renda média brasileira não dispunha do capital necessário para a aquisição de um carro familiar e um carro de hobby, como um pequeno esportivo.
Então, em 1988, a Volkswagen entrou com o Gol GTi adotando uma precificação agressiva, o distanciando da versão convencional e atraindo um público com maior potencial financeiro. Além do visual esportivo, o modelo também foi o primeiro carro nacional a ser equipado com injeção eletrônica.
Volkswagen Passat LSE
Em uma “dobradinha alemã”, vale fazer uma menção honrosa ao inusitado Passat Iraque. Para quem o conhece, sabe que não se trata de um modelo esportivo, mas sim de uma versão curiosamente exclusiva que foi vendida em nosso país.
Basicamente, de 1983 a 1988, a Volkswagen exportou o nosso Passat LSE para o mercado iraquiano, com algumas distinções mecânicas e de conveniência para melhor atender aquele mercado. Depois de ser descoberto pelo público nacional, a VW passou a comercializar o mesmo modelo por aqui de 1986 até 1988.
Chevrolet Kadett GSi
O clássico GSi desembarcou no Brasil ainda em 1991, herdando toda a distinção mecânica e estilística da Opel, a marca subsidiada à GM que atuava nos países europeus. À época, foi um dos principais esportivos do nosso mercado, disputando a atenção do consumidor com seu arquirrival, o Ford Escort XR3.
Além de uma motorização mais arisca, o Kadett GSi sempre vinha equipado com adereços esportivos, como os emblemáticos bancos originais da Recaro. Para além disso, o modelo também vinha com uma variante conversível, abraçando um público mais despojado e litorâneo.
Chevrolet Opala
Já aqui, falamos de toda uma família que surfa em alta valorização. Em essência, os Opalas exercem influência no mercado de colecionáveis por sua longa história com o consumidor brasileiro, de modo que todos os seus modelos são bem avaliados, seja da década de 1970 até sua extinção em 1992 — quando a Chevrolet colocou o Omega em seu lugar.
De igual maneira, é possível que os Omegas clássicos também aproveitem da mesma tendência, sobretudo entre as versões mais emblemáticas, como os brasileiros, fabricados de 1992 até 1998, e o australiano, importado para cá no fim da década de 1990.
Fiat Uno 1.5 R
Exatamente o mesmo fenômeno que acontece com o Gol GTi. No entanto, a Fiat foi mais ponderada em sua precificação, reconhecendo que o conjunto mecânico não era páreo para competir com o pequeno GTi, mas sim com seu irmão mais “dócil”, o GTS.
Além disso, esse Uno esportivo de 1987 também peitava o Escort XR3, pois apesar das óbvias diferenças em carroceria, todos competiam em um mesmo segmento — sendo os carros mais vendidos para o público que buscava modelos secundários e mais divertidos.
O investimento em carros colecionáveis para a revenda
Para finalizar, vale destacar as estratégias para venda de carros colecionáveis. Em nossa visão, a melhor ferramenta para o lojista que deseja acessar esse mercado é contar com uma boa base e repertório. Nesse segmento, conhecer as curiosidades históricas é fundamental para saber o que, onde e quando procurar.
Para isso, você pode investir o seu tempo em fóruns e clubes especializados na discussão desses modelos, participando de encontros, leilões e ambientes frequentados por esse público. Após essa ambientação inicial, se inicia a fase do garimpo seletivo, em que você vasculha a internet em busca de modelos subvalorizados para realizar a sua compra.
E aí, você gostou deste post exclusivo sobre os carros colecionáveis? Então, aprimore a sua abordagem nesse novo mercado, aprendendo agora as melhores técnicas para alavancar as suas vendas!
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