Anualmente, o mercado automotivo é inundado por novidades do segmento global, apresentando inovações tecnológicas e mecânicas para o cotidiano dos consumidores. Com isso em mente, elaboramos este post especial sobre os carros em 2020, em que listamos os dez lançamentos mais esperados do ano.
Dessa maneira, você estará bem atualizado com as principais tendências e desejos dos consumidores, reconhecendo os modelos que farão sucesso nas garagens brasileiras. Portanto, não perca tempo e mergulhe nesta leitura!
Carros em 2020: os dez lançamentos mais aguardados do ano
Em um primeiro momento, é importante notar que, na boa parte das vezes, as informações técnicas listadas são estimativas e rumores, alimentados por informantes da imprensa especializada. Sendo assim, é possível que os veículos finais cheguem em datas e especificações diferentes. Agora, vamos aos lançamentos!
1. Chevrolet Tracker
Até então, o Tracker navegava no mercado nacional com duas gerações. No entanto, o segmento de SUVs compactos ganhou o apreço do consumidor brasileiro, motivando as montadoras a apostarem pesado nessa categoria.
Para suportar a intensificação da concorrência em 2020, a Chevrolet está prestes a colocar no mercado uma nova versão do Tracker, com desenho mais esportivo e um conjunto mecânico mais eficiente. Dê uma olhada nas características estimadas:
- motorizações: 1.0 e 1.2 de três cilindros, ambas turboalimentadas;
- destaque: design reformulado, com inspiração no Trailblazer;
- lançamento: 1º trimestre de 2020.
2. Renault Arkana
Apesar de já estar posicionada no segmento de SUVs compactos com o Captur, a Renault enxergou a oportunidade de colocar um tempero extra nessa mistura. Pelo que tudo indica, o Arkana será um dos primeiros SUV coupé do mercado nacional, atraindo ainda mais atenção para a marca francesa. As características:
- motorizações: 1.2, 1.3 e 1.6, todas turboalimentadas;
- destaque: design pioneiro, estando entre os primeiros SUVs de uma marca não premium a adotar esse estilo;
- lançamento: 2º semestre de 2020.
3. Volkswagen T-Sport
Não há como negar, tendências padronizam o mercado. A Volks tem observado isso de perto, a ponto de introduzir o T-Cross no Brasil, ainda em 2019. No entanto, sua estratégia está na precificação, que abriu espaço para lançar um SUV coupé, baseado no Polo e mais barato que o “irmão” recém-chegado, o T-Cross. Os detalhes:
- motorizações: duas 1.0 turbo, com diferentes potências e torques;
- destaque: design inovador e preço competitivo;
- lançamento: 2º trimestre de 2020.
4. Ford Territory
Em plena guerra dos SUVs, a Ford assistia o pai de todo esse setor definhar lentamente no próprio segmento. Afinal de contas, apesar de todas as reestilizações, é notável a perda de fôlego do EcoSport frente à opinião popular.
Para além disso, nem mesmo o Edge conseguia atrair os consumidores do andar de cima, com um preço incompatível com as opções do mercado. É para preencher essa lacuna que a Ford importará o Territory da China, que será um competidor direto para modelos como o Volkswagen Tiguan e o agraciado Jeep Compass. As características:
- motorização: 1.5 turbo de quatro cilindros;
- destaque: renovação do lineup Ford;
- lançamento: 2020, sem período especificado.
5. Volkswagen Tarek
Para encerrar os SUVs, a Volkswagen apresentará o Tarek, um SUV médio que exigirá certa estratégia para se acomodar entre os modelos da marca. Hierarquicamente, o lançamento estará entre o T-Cross e o Tiguan, sendo uma opção para os entusiastas da VW que desejam uma alternativa ao atual líder do mercado, o Jeep Compass. Os detalhes:
- motorizações: 1.0 e 1.2 de três cilindros, ambas turboalimentadas;
- destaque: design pragmático, uma inspiração mista entre Tiguan e Teramont;
- lançamento: 2º semestre de 2020.
6. Mitsubishi L200 Triton
Já aqui, apresentamos o único lançamento de picape para 2020 — ainda que surpresas possam acontecer, com a chegada da Renault Alaskan no Brasil. Em tese, esse não será um lançamento geracional, mas apenas uma reestilização profunda da atual L200. Basicamente, o modelo 2020 adotará linhas semelhantes ao SUV conceito da marca, o Eclipse. Seus detalhes:
- motorização: o mesmo da linha 2019, 2.4 turbodiesel de 190 cv;
- destaque: design instigante, ressaltando a idade das concorrentes diretas, como Hilux, Ranger, Amarok e Frontier;
- lançamento: 2020, sem período especificado.
7. Honda Fit
Agora, saímos do universo utilitário para mergulhar no principal lançamento urbano de 2020. O novo Honda Fit chegará ao Brasil totalmente reformulado, com um desenho que alia futurismo e simpatia. O modelo já foi apresentado em sua terra natal, o Japão. Confira suas características:
- motorização: 1.0 turbo de três cilindros;
- destaque: carroceria reprojetada, estando em ponto cada vez mais indistinguível, entre uma minivan e um pequeno hatch;
- lançamento: 2º semestre de 2020.
8. Peugeot 208
Como você bem sabe, a Peugeot está em uma intensa jornada de modificar a percepção da marca pelo consumidor brasileiro, com investimentos massivos em marketing, publicidade, pesquisa e desenvolvimento. De certa forma, o primeiro 208 foi o produto responsável por dar esse fôlego e rejuvenescimento à montadora.
Com a nova geração, a marca apresentará um modelo indiscutivelmente belo, repleto de tecnologia, inovação e criatividade. Sendo assim, será que o 208 conseguirá selar a reforma proposta quando chegou no Brasil, ou ainda, superar a popularidade do histórico 206? Isso é o que o futuro nos mostrará. Agora, os detalhes:
- motorização: 1.2 turbo de três cilindros;
- destaque: o design mais marcante e sofisticado do segmento;
- lançamento: 2º semestre de 2020.
9. Volkswagen Polo e Virtus GTS
Já aqui, temos a dobradinha Volks na reinauguração de uma linha muito especial para os entusiastas da marca. Polo e Virtus receberão a versão esportiva, ressuscitando a insígnia GTS na mente e nas garagens dos consumidores brasileiros. Os destaques:
- motorização: 1.4 turbo, com prováveis 150 cv;
- destaques: design, conjunto mecânico e comportamento dinâmico reformulados, entregando um legítimo esportivo aos proprietários;
- lançamento: 2º semestre de 2020.
10. Nissan Versa
A nova geração do Versa promete incomodar a soberania do Chevrolet Onix Plus — o atual líder dos sedans compactos. O objetivo da marca japonesa é oferecer uma experiência diferenciada para esse consumidor, habituado com as atuais opções do segmento, como Volkswagen Virtus, Honda City e Toyota Yaris Sedan. Os detalhes:
- motorização: 1.6 aspirada;
- destaque: design inspirado no “irmão” maior, o Sentra;
- observação: a nova geração conviverá com a atual, que será oferecida como uma opção de entrada, recebendo um novo nome, V-Drive;
- lançamento: 2º semestre de 2020.
Então, o que podemos concluir é que as montadoras fizeram seu dever de casa na observação do consumidor nacional. Mais um ano, a característica de destaque foi o design, com linhas cada vez mais próximas da satisfação popular. Além disso, também se observa a consolidação absoluta dos SUVs, com as principais montadoras apresentando, pelo menos, um modelo nesse segmento.
Gostou desse post elencando os lançamentos mais aguardados de carros em 2020? Então aproveite para continuar antenado no tema, recebendo nossas atualizações na sua caixa de entrada — assine a nossa newsletter!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.