Chegou a hora de repassar seu veículo e ele é modificado? Carros rebaixados, com rodas maiores e para-choque customizado estão cada vez mais comuns.
Muitas pessoas ainda acreditam que o investimento feito nas alterações será valorizado na revenda, porém na maioria dos casos ele acaba prejudicando o preço final do veículo para o público geral.
Ficou na dúvida sobre os impactos da customização no preço final do veículo? Preparamos este artigo para te ajudar a entender o que as modificações estão fazendo com o preço do seu carro. Confira!
1. Suspensão rebaixada
Talvez a redução da altura de rolagem do carro seja a mais comum das modificações. Muito procurada por dar um ar mais esportivo aos veículos e pela influência dos carros rebaixados em filmes de ação.
Essa alteração da altura da suspensão prejudica o valor percebido pelo público geral e pode reduzir seus lucros, apesar de ser permitida pela legislação.
A lei brasileira permite a redução da altura de suspensão dos veículos de passeio, ficando a redução limitada a uma distância mínima de dez centímetros do solo, medidos em relação ao ponto mais baixo do assoalho do veículo.
A outra restrição é que ao rebaixar a suspensão as rodas não podem tocar nenhum ponto da carroceria.
O principal motivo para a redução do valor percebido do carro é que a alteração gera esforços na suspensão que não foram previstos no projeto original. Eles podem desencadear problemas imprevistos na parte estrutural do veículo.
Se o seu objetivo for vender o carro no mercado comum é recomendado remover a modificação, devolvendo as peças originais do veículo.
2. Modificações nas rodas
Ao contrário do caso das suspensões rebaixadas, a legislação brasileira não permite nenhuma alteração no diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu. O mesmo conjunto não deve superar os limites externos dos para-lamas.
Ou seja, até é possível modificar dentro da lei, desde que ao aumentar o aro seja realizada a redução proporcional da altura do perfil do pneu.
A alteração também não é recebida com bons olhos pelo mercado de revenda, pois prejudica a performance do veículo por fatores estéticos.
No entanto, existe uma modificação que valoriza bastante o preço de venda do veículo. Alguns modelos de carros possuem rodas de liga leve – com o mesmo aro original – liberadas e homologadas pelas montadoras.
Quando as originais de aço são substituídas pelas de alumínio certificadas, acrescentam o valor ao preço total percebido do veículo.
3. Alterações de pintura
No Brasil existe uma preferência pelas cores neutras nos carros – preto e prata – então qualquer coloração diferente delas já faz o veículo perde valor no mercado comum. Imagine então o efeito de cores mais incomuns, como verde limão ou vermelho.
Durante o processo de tuning de veículos é comum realizar modificações na pintura original, acrescentando adesivos e decalques.
Ao levar o carro com pintura customizada para análise de um cliente em potencial ele com toda certeza tentará negociar o valor do veículo.
Um processo que foi bem-visto por muito tempo, por proteger a pintura original foi envelopamento dos veículos.
No entanto, várias revendas e seguradoras perceberam na vistoria que os proprietários estavam utilizando o procedimento para mascarar danos na pintura original. Então a interpretação em relação à modificação mudou e passou a impactar negativamente no preço do veículo.
4. Design alterado
Existem outras formas comuns de customização visual, como a substituição dos para-choques por peças com aparência esportiva.
Outras alterações menos comuns são o acréscimo de aerofólios e outros acessórios de design. A redução do valor percebido se deve a desconfiança quanto a procedência das peças substitutas.
Além disso, outro ponto que contribui para a redução do valor é que a customização transforma o carro para deixá-lo com características únicas que agradam ao atual dono. Elas podem não agradar o possível comprador e dificultar o processo de venda.
5. Blindagem
A blindagem de veículos vem como resposta a crescente violência nas grandes cidades. Ela sempre ocorre visando aumentar a segurança do proprietário, seja por exercer atividade de risco ou por simples receio de ser mais uma vítima da violência urbana.
O acréscimo de blindagem em veículos de passeio aumenta demais o peso do veículo, sendo normalmente seguida de modificações no sistema de suspensão para compensar a massa extra.
Todos os sistemas do veículo acabam sobrecarregados, incluindo um aumento considerável no consumo de combustível.
Dessa forma, mesmo oferecendo uma segurança extra, os blindados têm baixa procura no mercado, acabam desvalorizados.
6. Alterações no motor
As modificações no powertrain visando aumento da potência são comuns quando se procura uma transformação esportiva do veículo. Porém, ao contrário dos outros tipos de customização ela tende a ser mais difícil de reverter.
Elas podem comprometer a vida útil do motor e por isso diminuem o preço oferecido pelo veículo.
Normalmente a alternativa para carros que já sofreram modificações no trem de força é a comercialização no mercado de carros tunados.
7. Mercado de tuning
Esse mercado merece um capítulo à parte. Normalmente confinado a eventos e públicos específicos, o mercado de modificações esportivas possui uma lógica de valorização separada. A percepção de preço se inverte na maioria dos itens tratados acima.
Os veículos são tratados como obras de arte e cada um possui um design único. As customizações são muito valorizadas por esse público.
Quanto mais esportivo, melhor. As modificações de peças de design como aerofólios, luzes de neon e para-choques são valorizadas se fazem parte de um conjunto estiloso.
Nesse mercado, alterações no motor visando aumentar potência e aumentar o ruído do motor são vistos como diferenciais, assim como as mudanças de pintura, com adesivos e decalques.
Nesse mercado é nítida a influência da indústria cinematográfica, como por exemplo o filme “Velozes e furiosos”.
8. Mercado de tuning online
A grande novidade que movimenta o mercado foi a criação dos sites de anúncios. Eles trouxeram uma nova dinâmica ao comércio de carros “tunados”.
Carros premiados conseguem alcançar valores diferenciados ao serem anunciados na internet.
Então, caso você possua um carro com um bom apelo visual e com modificações atrativas para o mercado de carros transformados, é recomendável fazer um anúncio em um site especializado. Eventualmente você conseguirá um valor melhor do que a sua expectativa!
Gostou de saber como os carros rebaixados e modificados afetam o valor de revenda? Aproveite e confira também o nosso texto: “Conheça 5 passos para ter uma concessionária digital”.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.