Antigamente era muito complicado vender um carro. Era necessário realizar anúncios em jornais, colar adesivos no seu veículo e depender de contatos para efetuar uma venda.
Muitas vezes era inevitável repassar seu automóvel a uma loja de usados, pois ele acabava encalhado. Com a chegada de sites de classificado de carros online, essa realidade mudou.
Quer aprender mais sobre a venda de carros online? Preparamos este artigo para te ajudar a criar anúncios de carro pela internet e turbinar suas vendas. Confira!
1. Venda seu carro na era digital
A internet cresce dia após dia na preferência dos compradores de automóveis. O número de sites que se propõem a oferecer o serviço de classificado de carros digital aumentou nos últimos anos. No entanto, apenas alguns realmente oferecem resultados acima da média.
A escolha da plataforma de divulgação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nas vendas. Um meio efetivo de vendas online apresenta trafego alto. É ele que vai facilitar a sua vida e fazer seu anúncio ficar disponível para o maior público possível.
No Brasil, o líder em vendas de carros online é a OLX. Os dados de acesso ao endereço eletrônico surpreendem e superam a marca dos 100 milhões de veículos buscados todos os meses.
O gigante de vendas conta com um cadastro de 10 milhões de potenciais compradores e no primeiro semestre de 2017 intermediou a venda de mais de 1 milhão de veículos. Depois da seleção da melhor plataforma, é hora de anunciar.
2. Faça um anúncio atrativo
Muitas pessoas acreditam que vender carros pela internet é simples e sem muitos segredos. Pode até ser muito mais fácil do que antigamente, mas algumas dicas auxiliam a realização de vendas pelo melhor preço no menor tempo possível.
Grande parte dos problemas nas vendas estão relacionados a informações faltantes ou que pecam ao não mostrar os detalhes principais. Para fazer um anúncio campeão, alguns cuidados ajudam a atrair compradores.
Ao elaborar o classificado, acrescente imagens com os detalhes do veículo. É sempre importante ter fotos das partes frontal, lateral e traseira do automóvel. As imagens também devem mostrar os detalhes do interior do carro.
Um ponto muito importante que com frequência é esquecido é uma imagem mostrando a quilometragem acumulada — a omissão dessa informação pode gerar desconfiança no potencial comprador.
Escolha um local bem-iluminado para tirar as fotos, com poucos carros ao redor. Assim você vai valorizar seu veículo e evitar distrações dos interessados. Aqui vai uma dica valiosa: reserve uma foto mostrando o último dígito da placa. Para os clientes de São Paulo essa informação faz toda a diferença por conta do rodízio.
3. Elabore a descrição
Aqui, as palavras de ordem são transparência e originalidade. Na parte das observações sobre o veículo, fuja dos clichês. Nessa etapa existem alguns erros que infelizmente são muito comuns. Evite as descrições dos sites das grandes montadoras, tente personalizar seu anúncio.
Informe claramente todos os opcionais do veículo, vale lembrar que ultimamente o famoso trio elétrico — vidro, travas e alarme — é praticamente considerado item básico.
Ar-condicionado também costuma ter uma valorização diferenciada. Essas informações deixam sua oferta atrativa aos potenciais clientes.
Outro ponto que costuma ser negligenciado é a presença de avarias ou danos no veículo. A transparência é importante nas vendas, ainda mais online. O bom estado dos pneus e do estepe também costuma agradar bastante os compradores.
4. Faça seu preço
Outro ponto que faz toda a diferença num anúncio é o valor divulgado. Realize uma pesquisa antes de escolher o preço — o próprio site de classificados pode ser uma boa referência.
Algumas outras fontes podem ajudar bastante, como a tabela Fipe. Ela condensa informações valiosas sobre os modelos, anos e versões. Consultas a avaliadores de lojas de usados também são bem-vindas.
Aqui temos outra dica importante. Normalmente, preços redondos chamam menos atenção do que ofertas com números quebrados. Eles passam a impressão de que o valor foi realmente mensurado e calculado. Se estiverem abaixo do preço tabelado então, passam ao potencial cliente a sensação de estarem mais baratos do que realmente são.
5. Importe-se com a posição
Conforme já falamos no texto, o que fará toda a diferença na eficiência de venda do seu anúncio é o número de visualizações alcançado. Por isso, existem algumas técnicas para que sua oferta apareça primeiro nos mecanismos de busca dos sites.
Os principais portais são organizados num primeiro momento por ordem cronológica, então os anúncios acrescentados recentemente acabam aparecendo na frente dos mais antigos. Nesse ponto é sempre bom ficar atento, atualizar e renovar constantemente seus classificados.
Os portais de venda também permitem outras opções de ordenamento, principalmente por preço. No entanto, tentar anunciar pelo maior ou menor para aparecer mais pode ser uma estratégia arriscada, pois muitas vezes acaba por afastar clientes.
A alternativa mais viável é a contratação de um pacote de divulgação. Os sites disponibilizam planos pagos de divulgação. Com a crescente concorrência nas divulgações online, vale a pena investir e destacar suas ofertas.
6. Use as redes sociais
Ainda tratando da repercussão e visibilidade da sua oferta de venda, uma estratégia interessante é a utilização de redes sociais como acelerador de divulgação.
Compartilhar seu anúncio é uma estratégia crescente entre profissionais e empresas de todos os segmentos.
A eficiência do método é inegável. A vantagem dessas mídias é que as pessoas costumam auxiliar a divulgar depois de verem seus anúncios, compartilhando o link entre amigos e conhecidos que tenham interesse no assunto.
7. Atenda aos clientes digitais
Depois de anunciar e divulgar, é hora do contato com o cliente. Lembre-se de deixar na sua oferta mais de uma forma de contato. Num mundo cada vez mais conectado e rápido, a velocidade de resposta é fundamental para o sucesso nas vendas.
Lojas e profissionais da área têm até contratado pessoas para se responsabilizarem diretamente pelos contatos em redes sociais.
Ao contatar um potencial cliente, seja cordial e esteja aberto a negociações. Tenha consciência disso já na hora de escolher o valor do anúncio, evite adotar o preço mínimo que você está disposto a aceitar na divulgação no site. A preparação para argumentar e definir o preço com o comprador é um dos grandes segredos das vendas.
O seu potencial cliente provavelmente vai solicitar uma oportunidade de conhecer o carro fisicamente. Ele tem a necessidade de sentir o carro, de verificar se ele atende às necessidades.
Escolha um local público e movimentado. Isso é mais seguro para você e o potencial comprador, que vai se sentir mais à vontade nessas condições. Aí é só fechar negócio e comemorar!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.