Como impulsionar vendas on-line? 8 ações que podem ajudar!

Quer impulsionar vendas on-line para aumentar o rendimento do seu negócio Então,...

Saber como impulsionar vendas on-line é uma tarefa imprescindível para o sucesso do negócio. Essa categoria comercial também passou a ser realidade para a comercialização de bens de grande valor, como carros e imóveis. Isso porque o público desenvolveu o costume de pesquisar tudo na web antes de comprar.

Elevar o índice de vendas é algo desafiador, porém gratificante. É uma atividade que demanda tempo e recursos do gestor de marketing, pois exige a criação de abordagens on-line capazes de atrair consumidores e de gerar novas possibilidades de negócio.

Pensando nisso, reunimos 8 ações para ajudar a impulsionar suas vendas online. Confira.

1. Estabeleça uma experiência integrada

Com inúmeros recursos disponíveis no mercado, as companhias estão usando diversos canais de contato para captar e converter pessoas. O pacote varia entre site, aplicativo, e-mail, telefone ou redes sociais. Essa variedade aumenta as chances de ter um bom relacionamento com o público.

Essa realidade se consolidou, pois os internautas buscam depoimentos de clientes na loja virtual, fazem contatos por chat com atendentes, ou seja, utilizam vários canais digitais para tomar decisões de compra.

Nesse sentido, surgiu a demanda de integrar todas essas ferramentas, a fim de garantir uma experiência otimizada. O consumidor pode usar qualquer forma de interação, alternando entre as opções com dinamismo e naturalidade. Esse método é conhecido como omnichannel.

2. Transforme os visitantes em contatos

Montar uma cartela de contatos é uma antiga abordagem comercial e também é importante para vender no ambiente digital. Mas como fazer isso na internet? Basta solicitar o cadastro de visitantes no seu site para convertê-los.

Depois, você pode enviar e-mails, do mesmo modo que comerciantes de lojas físicas anunciam promoções e a chegada de novas mercadorias, como um carro novo no estoque ou um serviço de revisão mais completo.

Para aumentar o interesse desse público, crie conteúdos ricos, como a disponibilização de artigos de texto em blog corporativo e e-books (materiais recheados de informações relevantes para o cliente).

Uma base de pessoas engajadas pode aumentar suas vendas com o tempo. O segredo está em descobrir quais informações elas desejam consumir antes de comprar o que você vende.

3. Segmente sua atuação

Sua estratégia será muito mais produtiva se a clientela for segmentada. Para isso, basta refinar os dados coletados a fim de obter leads compradores qualificados — aqueles contatos de sucesso, classificados por perfil de interesse.

Uma maneira inteligente de fazer isso é por meio de formulários na sua loja virtual, que devem ser muito bem elaborados para conseguir “pistas” estratégicas sobre o seu nicho de mercado.

4. Melhore a experiência do usuário

Ter uma loja virtual rápida e eficiente, em que o visitante é esclarecido sobre como faz para pesquisar e comprar, é tudo o que ele quer. Uma sugestão é disponibilizar certificados de segurança, responsividade (para dispositivos mobile), opiniões de clientes, campo de perguntas, imagens de qualidade, descrições claras, condições e formas de pagamento.

Por exemplo, se o seu objetivo é fazer com que a jornada de compra de veículo no site seja confiável e natural, não force a barra. Dessa forma, os clientes se sentirão à vontade para digitar seus dados pessoais. Oferecer uma experiência agradável é o segredo para a entrada de consumidores fiéis e fazer vendas recorrentes.

5. Identifique e acompanhe a concorrência

Ainda que você saiba que está tudo nos conformes, jamais ignore a concorrência. É imprescindível conhecer as características de atuação comercial para criar diferenciais entre as demais marcas que disputam o mercado com você.

Pesquise como elas aplicam preços e abordam a clientela, para que você consiga estabelecer uma precificação competitiva e garantir ofertas mais atrativas. Afinal, quem não gosta de vivenciar uma experiência agradável e pagar um valor mais em conta?

6. Invista nos seus anúncios

Se você deseja aumentar o tráfego para o seu negócio virtual, invista em anúncios. Uma sugestão é fazer parte da lojinha da OLX. Assim, você aproveita o alcance da marca a seu favor, divulgando seus produtos nas redes sociais, por meio de textos, imagens ou vídeos curtos.

Afinal de contas, todo mundo conhece a OLX e o público se sentirá mais confiante em fechar negócio com você, principalmente as pessoas que têm um perfil mais conservador no que diz respeito às compras online. anúncios

7. Esteja por dentro das novidades do mercado

Não olhe só para as operações internas, acompanhe as novidades do seu segmento de mercado para se adaptar às demandas dos clientes, que mudam rapidamente. Dispositivos, produtos, design, metodologias e ferramentas tecnológicas — tudo isso se atualiza com frequência. Tome cuidado para não tornar seu negócio obsoleto.

As abordagens e mercadorias que eram vendidas há pouco tempo podem nem mais despertar interesse. As coisas se modernizam com rapidez, equipamentos entram em desuso e abordagens comerciais invasivas não surtem efeito. Frequente feiras comerciais, participe de palestras e faça cursos de reciclagem para ficar por dentro de tudo.

8. Mantenha o relacionamento com o cliente

Captar e conquistar novos consumidores é o ápice da abordagem comercial. Mas investir na manutenção da clientela já conquistada é fundamental para garantir sua fidelização e estimular indicações.

Isso porque é mais fácil fazer os clientes já fisgados adquirirem seu produto novamente. Para isso, é preciso prezar pela qualidade, realizar um bom atendimento, demonstrar empatia e disposição para resolver a demanda dessas pessoas. Isso exige que você crie um vínculo comercial afetivo com elas.

Atitudes simples podem potencializar essa relação. Ofereça cupons de desconto, envie e-mail marketing com novidades, preste suporte (pós-venda) e disponibilize serviços extras na compra de um veículo ou um imóvel, por exemplo. Faça seus clientes se sentirem valorizados para que permaneçam fiéis à sua marca.

Então, aprendeu como impulsionar as vendas on-line? Para isso, basta colocar as sugestões acima em prática nas suas abordagens comerciais.

Agora, se você pretende estimular as compras do seu público, utilize uma plataforma comercial eficiente e renomada, como a OLX. Contamos com planos profissionais de diversas categorias comerciais: imóveis, automóveis (carros, motos e caminhões), barcos e aeronaves, autopeças, acessórios e itens diversos.

Também oferecemos serviços únicos, como a ferramenta OLX Pro, para gerenciar os resultados dos seus anúncios, além de loja profissional e canais de atendimento exclusivos. Acesse nosso site para conferir depoimentos de clientes e conhecer todas as facilidades que nossa plataforma pode oferecer ao seu negócio.

Receba nossos conteúdos em seu e-mail

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.