Como melhorar as vendas de veículos com fotos de qualidade

Como em uma vitrine, todo cliente começa o seu processo de compra “pelos olhos” Na...

Como em uma vitrine, todo cliente começa o seu processo de compra “pelos olhos”. Na internet isso não é diferente. Por isso o vendedor de automóveis deve ter em mente que, quanto melhor a imagem de seus anúncios, maior será a chance de fisgar o seu potencial consumidor.

Segundo especialistas, anúncios com fotos são vistos até 7 vezes mais e, além de captar o seu comprador, elas ajudam a fundamentar a escolha e dar aquela sensação de que se está diante de uma boa oferta.

Se no passado os classificados de jornal se limitavam às descrições dos veículos, hoje a web permite a divulgação de diversas fotografias em diferentes tamanhos e cabe ao vendedor aproveitar ao máximo essas possibilidades, a fim de impactar mais pessoas e aumentar o número de negócios concretizados.

Confira abaixo várias dicas de como tirar ótimas fotos para anúncios de carros!

Prepare o veículo

A orientação pode parecer básica, mas muitos vendedores deixam de fechar um negócio porque negligenciaram a limpeza do automóvel.

Apresentar um carro sujo, com poeira, lama, graxa etc. não só prejudica a aparência do veículo como também passa a imagem de um vendedor desleixado, que possivelmente não cuidou bem do automóvel.

Para evitar esse tipo de impressão, é importante limpar com zelo o interior do veículo, além de lavar e encerar a parte externa.

Lembre-se ainda de lustrar com silicone os componentes plásticos, como o painel de instrumentos, além de passar o famoso “pretinho” nos pneus. Desse modo, você realça as qualidades do automóvel e demonstra que tem um produto bem conservado para mostrar.

Escolha o equipamento certo

Qual câmera você vai utilizar para fazer as fotos de seu anúncio? Essa pode parecer uma pergunta simples, mas é muito mais complicada do que você imagina. Isso porque existem diferentes tipos de câmeras disponíveis no mercado, destinadas aos mais variados gostos e necessidades.

Para ajudá-lo nessa escolha, confira quais são as 3 melhores opções para cada tipo de câmera. Vamos lá?

Câmeras de smartphones

É cada vez mais comum que os usuários prefiram adquirir bons smartphones em vez de câmeras digitais, pois o avanço da tecnologia possibilita que os celulares tirem fotografias cada vez melhores.

Seguem as melhores câmeras de smartphones disponíveis no mercado:

  • Apple iPhone X — reunindo o que há de mais moderno no setor, esse celular conta com câmera dupla traseira de 12MP e flash LED, capaz de fazer imagens capturando diversos objetos da cena e ainda registrar detalhes com alto poder de zoom;
  • Samsung Galaxy Note 8 — também com uma câmera dupla de 12MP, o diferencial da câmera são as duas lentes com zoom óptico de até 2x e estabilização óptica de imagem (OIS), o que ajuda a fazer fotos mais nítidas e sem borrões;
  • Samsung Galaxy S9 — considerada a melhor câmera do momento, esse smartphone foi o primeiro a ter abertura focal variável, ou seja, reconhece a iluminação do ambiente e escolhe a melhor abertura de câmera. Com 12MP, isso vai ajudar a fazer fotos de carros mais balanceadas e com mais nitidez e contraste.

Câmeras semiprofissionais

Se você quer um equipamento de qualidade, com mais recursos do que a câmera do seu smartphone e mais barato do que uma profissional, essa é a opção certa. Veja quais são as melhores câmeras semiprofissionais para fazer cliques para seu anúncio:

  • Canon PowerShot SX530 HS — com 16MP de resolução, essa câmera é um dos melhores equipamentos fotográficos da atualidade por contar com preço moderado e zoom óptico de até 50x. As fotos são de ótima qualidade, mesmo que os objetos estejam extremamente perto ou em ambientes mal iluminados;
  • Nikon Coolpix P900 — aqui, o diferencial é o zoom óptico de até 83x, capaz de se aproximar de objetos a longas distância – até mesmo da Lua! A câmera tem 16MP;
  • Nikon Coolpix B500 — recheada de recursos, essa semiprofissional é boa, barata e pode ser exatamente o que você busca. Ela faz fotos com 16MP e tem zoom óptico de até 40x.

Câmeras profissionais

Se você está disposto a desembolsar um valor um pouco mais alto para fazer fotos de carros usando o melhor que o mercado tem a oferecer em inovação e tecnologia, as câmeras profissionais são as ideais. Aqui você conhece as melhores:

  • Nikon D750 — com 24.3MP, essa câmera tem sensor de imagem de CMOS, baixo ruído e altas taxas de velocidade de quadro. Além disso, conta com visor de LCD articulável, o que permite encontrar diferentes ângulos de um mesmo objeto;
  • Canon E0S Rebel T7i — se as cenas fotografadas estão em movimento rápido, essa câmera é uma das melhores, pois tem disparo contínuo de até 6 gps. Outro diferencial é o sensor CMOS de 24.02MP e sensibilidade à luz de ISO 25.600;
  • Canon EOS 5D Mark III — outra Canon capaz de registrar imagens impressionantes, esta é uma das melhores e mais avançadas câmeras profissionais. Ela tem sensor full frame CMOS de 22.3MP que garante uma fidelidade maior de cores e grande alcance dinâmico.

Cuide da iluminação

Boas fotografias dependem primordialmente da luz do ambiente. Se ele está escuro demais, fica praticamente impossível tirar fotos para anúncios com uma qualidade satisfatória.

Por isso, procure um local bem iluminado para posicionar o veículo e evite dias nublados ou pontos com muitas sombras.

A luz natural é capaz de proporcionar excelentes fotografias, mas é recomendável não escolher um local com sol muito forte. A câmera possui um sensor que capta a luz, logo, se houver muita exposição à iluminação, é provável que a foto fique clara demais, o que prejudica a visualização.

Portanto, busque o meio-termo quando o quesito for iluminação, optando por horários mais propícios, como o começo da manhã ou o fim da tarde.

Preste atenção ao cenário

A “estrela” do anúncio deve ser o próprio veículo, claro! Por isso, você precisa encontrar um cenário neutro que dê destaque ao automóvel. Nesse caso, usar como fundo muros e paredes de cores claras é ideal para deixar o carro em evidência.

Cenários com muitos objetos e diferentes tonalidades devem ser evitados. Eles fazem com que a atenção do consumidor se disperse e, assim, o veículo pode até virar coadjuvante. Por exemplo: árvores, postes, andaimes etc. costumam ser refletidos na lataria do carro e atrapalhar a visualização.

Além disso, é importante colocar o automóvel em um ambiente limpo, que passe a ideia de zelo e de organização.

Saiba que o potencial cliente faz uma avaliação geral do anúncio e não apenas do produto. Então, locais bagunçados passam a sensação de pouco profissionalismo por parte do vendedor.

Posicione bem a câmera ao tirar fotos para anúncios

Quem nunca viu na TV um vídeo feito com o smartphone na posição vertical e percebeu que foi muito difícil enxergar todo o conteúdo? Quando se trata de fotos para anúncios de veículos, o raciocínio é o mesmo.

Embora o ideal seja fazer fotografias com uma câmera profissional, é inegável que hoje em dia existem dispositivos móveis que dão conta do recado na hora de captar imagens ao ar livre.

Se você for utilizar um smartphone, saiba aproveitar as posições horizontal (paisagem) e vertical (retrato) em cada tipo de objeto.

Por exemplo, para exibir o carro inteiro, seja de lado ou na diagonal, é recomendável tirar com a câmera “deitada”. Mas se a ideia é mostrar os bancos dianteiros ou fechar o ângulo em uma das rodas, a posição “em pé” pode ser mais indicada.

Escolha a melhor resolução e verifique o foco

Antes de fazer fotos para seus anúncios, é necessário conferir as configurações da câmera. Observe se o aparelho está ajustado para captar imagens com a melhor resolução disponível. Além disso, é possível escolher alguns modos predefinidos, como exposição à luz, brilho, contraste etc.

Outro aspecto importante é verificar se o foco está correto. Afinal, ninguém vai querer ver imagens embaçadas, não é mesmo? Como grande parte das pessoas utiliza o modo automático, regular a distância entre a lente da câmera e o objeto a ser fotografado pode melhorar o foco e assegurar a nitidez da imagem.

Não se esqueça dos detalhes

Os compradores esperam ver determinadas fotos em anúncios, mostrando partes específicas do carro — frente, lados, traseira e interior, por exemplo.

Ainda assim, o vendedor pode dar destaque a detalhes que valorizam o veículo, como rodas de liga leve, alavanca do câmbio automático, painel de instrumentos, caixas dos alto-falantes, para-lamas e faróis, entre outros.

Quando o seu objetivo for fazer uma foto para destacar certo item, é importante que o componente ocupe bem o quadro da imagem e, assim, não fique muito “espaço em branco” ao redor. Para tanto, você deve se aproximar o suficiente do objeto, sem se esquecer do foco da câmera.

Dose o número de imagens

Equilíbrio é a palavra-chave ao definir a quantidade ideal de fotos para anúncios, uma vez que imagens demais podem cansar o potencial comprador. Por outro lado, poucas fotografias podem fazê-lo se sentir inseguro sobre o negócio.

Por isso, busque publicar aquelas que realmente sejam necessárias à tomada de decisão, sem repetir nenhuma posição ou ângulo.

Nesse contexto, vale mencionar um tipo de foto muito comum em anúncios de carros, que é aquela tirada a partir da diagonal do veículo, com uma das rodas dianteiras no centro de visão.

Tal modelo é bastante utilizado pois permite a exposição de metade da área externa do veículo, ou seja, a frente e um dos lados. Uma variação desse modelo é tirar a foto a partir da diagonal oposta, para mostrar a traseira e o outro lado do automóvel.

Com essas dicas, você está pronto para fazer fotos de carros de qualidade e aumentar as chances de fechar um bom negócio com seu anúncio. As imagens podem não ficar perfeitas nas primeiras vezes, mas continue tentando até conseguir!

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