Em pleno 2021 não há mais dúvidas: A era dos influenciadores digitais está vivendo o seu ápice. No mundo onde as redes sociais dominaram a forma de se fazer negócios, diversos criadores de conteúdo traçaram um caminho certeiro para se tornarem essenciais no mercado. Mas, afinal, o que é um influenciador digital?
A Era dos Influenciadores Digitais
Enquanto há alguns anos a publicidade de divulgação de produtos, serviços e marcas focava nas mídias tradicionais como comerciais na televisão e veículos impressos, o crescimento meteórico das redes sociais fez com que as atenções se voltassem para esse novo formato. Pessoas reais conversando com pessoas reais, compartilhando experiências e opiniões com milhares de outras pessoas.
Não demorou muito para que as marcas entendessem que uma opinião compartilhada por ali era muito mais valiosa que um rosto de um garoto propaganda estampado em um outdoor. Perfis dedicados a cada segmento começaram a surgir e ganhar força: gastronomia, lifestyle, beleza, turismo… E, é claro, essa onda também atingiu o setor automotivo.
Influenciadores digitais no mercado automotivo: referência e inspirações
Apesar da presença ainda ser tímida quando comparada à outros temas, o conteúdo relacionado ao universo dos carros vêm ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais. Criadores de conteúdo automotivo têm conquistado relevância nas redes sociais, compartilhando novidades, dia a dia, marcas e dicas sobre o mercado para milhares de seguidores.
E é através desses influenciadores que as marcas do setor automotivo – montadoras, concessionárias, oficinas e outras – conseguem alcançar potenciais clientes e ajudar a construir uma posição de destaque no mercado.
Elizeu Silva, conhecido como Big Jhoow (@bigjhoow_) é um grande exemplo de influenciador digital com presença dominante no Instagram. Com mais de 2 milhões de seguidores, Elizeu foi o pioneiro em sorteios de veículos de luxo na internet.
Conquistando a credibilidade do público e atingindo o sucesso, Big Jhoow acelerou de Minas Gerais para o mundo!
Além de sorteios, o Instagram tem funcionado como um blog onde as pessoas compartilham suas experiências. E foi dessa forma que o Lucas da Silva começou a usar a rede social.
Em 2019 ele criou o perfil @caixapretatsi para o projeto que estava fazendo com o seu Volkswagen Up! TSI.
Após dois anos, Lucas acumula mais de 23 mil seguidores no Instagram e se tornou CEO da Turbo Brothers, empresa voltada para a montagem de projetos de carros com as melhores marcas do mercado.
E não é só no Instagram que os influenciadores digitais estão presentes. No TikTok, com aproximadamente 233 mil seguidores, Lucas Gomes viralizou na rede ao trazer conteúdos automotivos de forma bem humorada e muito educativa.
Hoje, Lucas expandiu a AutoDay – sua marca – para além do TikTok, chegando ao Instagram e Youtube.
Apesar de trabalharem de forma diferentes, todos têm algo em comum: fazem parte de uma comunidade que vem ganhando novos membros a cada dia e despertando o interesse de um setor que vem se reinventando e mergulhando cada vez mais no universo digital.
Como me tornar um influenciador digital do mercado automotivo?
Ser um influenciador digital pode parecer uma função fácil para quem vê de fora, mas na verdade é um trabalho que exige tanta dedicação e comprometimento quanto qualquer outro. Encontrar seu nicho, desenvolver um planejamento e um fluxo de produção de conteúdo ao mesmo tempo em que lida com divulgação, parcerias, contratos e todo o lado financeiro de forma completamente autônoma pode, para muitos, ser um ritmo confuso e pesado.
Mas os resultados podem fazer tudo valer a pena! E para te provar isso, Lucas da Silva, Elizeu e Lucas Gomes estarão presentes no Conecta Autos para compartilhar as suas experiências e histórias, dividindo com os participantes do evento, dicas de como se tornar um influenciador da sua própria marca e as vantagens dessa categoria, além de estratégias para fazer negócios através das redes sociais.
Para fechar com chave de ouro, o diretor e fotógrafo Ricardo Sant’Anna e o comediante Stevan Gaipo (criador do “Auto Pobre”, programa paródia do Auto Esporte, da TV Globo) também são outros nomes confirmados na grade do evento, que conta com mais de uma centena de profissionais de diversas áreas do mercado automotivo.
O Conecta Autos é um evento criado pela OLX e que vai acontecer entre os dias 19 e 21 de outubro de forma 100% online e gratuita.
Não fique de fora! Confira a programação completa do evento e garanta o seu ingresso.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.