Quem atua no mercado automotivo sentiu na pele o impacto que a pandemia trouxe para o setor. Por conta disso, muitos negócios tiveram que se readaptar para sobreviver enquanto o mundo aguardava a situação ser normalizada.
Agora, com a gradual retomada da economia em diversos setores, a dúvida que paira no mercado automotivo é: como vai ficar o cenário de venda de carros nesse novo mundo? Líderes de associações automotivas nacionais se reuniram com Flávio Passos, Vice-Presidente de Autos e Comercial da OLX, no primeiro dia do Conecta Autos para um painel sobre o assunto. Confira!
Saiba mais: O que esperar do Conecta Autos? Flávio Passos responde
Pré x Pós Pandemia: o que mudou no mercado automotivo?
Em 2020 a indústria automobilística no Brasil sofreu uma queda de mais de 30% na fabricação de carros novos – um dos piores cenários do setor nos últimos quinze anos. Porém, a pandemia trouxe para os consumidores uma maior necessidade em se ter veículos próprios, já que o compartilhamento de carros ou transportes públicos passou a apresentar um risco para a saúde – e esse cenário logo se mostrou um desafio para o setor.
“A pandemia surpreendeu todos os setores, mas alguns souberam se adaptar melhor que outros à situação, e o setor de usados é um exemplo disso”, aponta Enilson Sales, Vice-Presidente da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), entidade que representa o setor de revendas de automóveis seminovos e usados no país – segmento que cresceu exponencialmente durante a pandemia.
As locadoras de automóveis também viram um aumento na sua demanda, de acordo com Paulo Miguel Jr., Presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Esse crescimento também levou a mudanças de comportamento, como mais investimento em manutenção e reestruturação na procura de veículos para renovação de frotas, por exemplo.
O que esperar do mercado automotivo para 2022?
Apesar dos seminovos e usados representarem hoje uma fatia generosa do mercado de vendas de carros – cerca de 85% do setor, de acordo com Sales -, as previsões dos especialistas não são otimistas para os próximos meses. A baixa produção de carros 0km aliada à alta busca por seminovos gerou um desequilíbrio no mercado que não deve ser compensado tão cedo.
Marcelo Cyrino, Vice-Presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), ressalta que esses problemas que a indústria nacional vêm enfrentando existem em escala global. Houve um aumento generalizado do custo de insumos somados aos outros desafios impostos pela pandemia, e a fase L7 do Proncove (Programa de Controle de Emissões Veiculares) vai entrar em vigor a partir de dezembro de 2021 com medidas mais rígidas às quais as montadoras terão que se adaptar ao longo dos próximos meses. Para Marcelo, a previsão mais otimista para uma normalização de produção no setor é o segundo semestre de 2022 – e só após isso podemos esperar um reequilíbrio no mercado.
Como se preparar para essas previsões
Tendo em vista as previsões pouco otimistas para um futuro a curto prazo, Flávio Passos ressaltou a importância de um bom planejamento para quem atua na linha de frente do mercado de compra e venda de carros. “Aqui na OLX vimos um crescimento de 60% na demanda por carros seminovos e usados”, revela Flávio, que aponta que esse é o tipo de dado que os profissionais do setor devem estar atentos na hora de se planejarem.
Todos os especialistas presentes no painel foram unânimes quanto ao passo mais importante que deve ser dado por quem quer sobreviver no mercado: a digitalização.
“Muito do que o mercado tem hoje se deve aos portais digitais como a OLX e outros parceiros”, aponta Enilson, que também conta que a Fenauto esteve ao lado de seus associados estimulando essa reestruturação digital durante os meses de pandemia. “Tiramos pessoas do analfabetismo digital e levamos para um novo patamar de negócios”, explica ele.
“A sugestão da Fenabrave é olhar isso com carinho, estudar e implementar a digitalização do atendimento”, completa Marcelo Cyrino, ressaltando a importância das plataformas digitais e a mudança de comportamento dos consumidores no cenário pós-pandemia.
Quer ficar por dentro de todas as projeções para 2022 e sair na frente com o seu negócio? O Conecta Autos ainda tem 2 dias de evento gratuito e você não pode deixar de aproveitar essa última oportunidade de se inscrever no maior evento proprietário da América Latina.
Veja também:
- Compradores de carros usados: entenda as características deste público
- SUVs no Brasil: o crescimento da procura e as vantagens da venda
- Venda de carros: como fechar a negociação e converter mais nos anúncios
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.