Quem garantiu o passaporte Conectado do Conecta Autos conferiu hoje um painel exclusivo sobre as tendências dos marketplaces ao redor do mundo, em um encontro que reuniu líderes de plataformas internacionais para um bate-papo mediado por Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.
Desafios da pandemia, inovações e expectativas para o reaquecimento do setor automobilístico foram o tema da conversa que contou com a presença de Gautam Thakar, CEO Global da OLX Autos e Mercados Emergentes que falou diretamente de Dubai,; Scott Neil, Diretor de Operações de Mercados Internacionais da empresa canadense Adevinta; e do português Nuno Castel-Branco, Gerente Geral do Standvirtual e do grupo OLX.
Visão geral do mercado automobilístico
O desafio atual que o mercado brasileiro vem enfrentando com a baixa produção de carros novos e o aumento da demanda por seminovos e usados é um cenário que tem se repetido em escala global, e os especialistas vêem o futuro próximo com otimismo. “Na Europa a previsão de começarmos a ver um reequilíbrio no mercado é apenas para 2023 e até 2024”, revela Castel-Branco, que apontou as concessionárias de seminovos e usados como responsáveis por terem absorvido a maior parte do impacto causado pela crise no setor.
“A indústria de carros usados tem crescido em diversos mercados ao redor do mundo, mas especialmente nos países das Américas”, explica Gautam, que também indica que estratégias de gerenciamento de estoque e precificação também foram, e continuam sendo, essenciais nesse processo. Durante o painel, os especialistas apontaram, ainda, as principais tendências observadas no setor dos marketplaces a nível mundial. Confira!
Criatividade e digitalização
“A criatividade é o que vai sustentar o mercado enquanto os fornecedores buscam normalizar a produção”, conta Nuno. A capacidade de adaptação das concessionárias e revendedoras foi uma das principais características exaltadas pelos especialistas. “Eles precisaram adaptar em 18 meses tudo que não tiveram que adaptar nos últimos 3 anos”, explica o português ao comentar sobre a agilidade de transformação do setor como resposta às mudanças de consumo impostas pela pandemia.
Enquanto todas as vendas realizadas no mercado até 2019 eram feitas de formas presenciais e por um perfil de cliente padronizado ao redor do mundo, a pandemia trouxe mudanças bruscas nesse cenário: consumidores mais jovens passaram a buscar formas individuais de transportes e as vendas online passaram a ser o principal – e, muitas vezes, o único – meio de negociação possível. “Isso mostra o quão ágeis essa comunidade pode ser e como podemos perder o receio de inovar e investir na experiência online”, conclui Scott.
Segurança e mentoria
Um dos papéis fundamentais dos marketplaces nesse novo cenário de vendas e consumo de automóveis é ser uma fonte de orientação para guiar o processo de digitalização do setor, além de criar espaços que garantem segurança e confiança para essas negociações. “Os carros são o segundo maior investimento feito por uma família”, explica Nuno, ressaltando a importância de se criar um conceito de confiança no ambiente digital.
Para Neil, outro fator importante neste processo de digitalização é que os marketplaces tenham como foco a jornada dos revendedores e concessionárias, já que criar soluções que facilitem essa jornada garantem a satisfação do consumidor final. “O papel do marketplace é ajudar a guiar o vendedor”, pontua o canadense.
Agilidade e facilitação
Além de injetar o fator de confiança e segurança no processo digital, para Gautam os marketplaces também devem garantir uma maior agilidade à essa jornada de compra.
“Para o consumidor, a agilidade no processo de compra digital é mais importante que o preço”, afirma o CEO.
Para os especialistas, a transição da jornada para um processo virtual exige que os marketplaces e profissionais do setor estejam sempre criando soluções que facilitem e agilizem esse processo.
Facilitar financiamentos, acompanhar tendências de consumo (como o car-sharing ou os carros por assinatura, por exemplo) e garantir um atendimento humanizado mesmo remotamente são algumas das atitudes que devem ser foco de atenção. E a certeza unânime é que o mercado vai continuar evoluindo e apresentando novidades daqui para a frente. “Os próximos três anos serão bastante estimulantes”, garante Nuno.
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