Vivemos em um tempo altamente digital e, por isso, a sua marca deve estar onde o seu cliente também está: na rede! Então, reunimos nossa equipe e selecionamos as melhores dicas no tema. Com essas práticas, você conseguirá reforçar a sua reputação e presença nos ambientes virtuais, se tornando uma referência confiável para o seu público-alvo.
Por isso, elaboramos um artigo especial sobre as técnicas da pré-venda, em que listamos tudo o que você precisa para saber como conquistar a confiança do consumidor na internet. Acompanhe!
As melhores dicas de como conquistar a confiança do consumidor na internet
Um fato: a popularização de smartphones e mídias digitais aposentou os materiais impressos. Não que eles sejam completamente inutilizáveis, mas com toda certeza perderam a importância publicitária que tiveram no passado. Tem sido assim com os jornais e, também, com os classificados que existiam dentro deles.
Portanto, é fundamental que os empreendedores da atualidade saibam se moldar às ferramentas do hoje e às tendências do futuro. Por isso, leia nosso post pensando em como implementá-las no cotidiano do seu negócio. Veja!
Expor a marca
O primeiro passo deve ser o de definir a sua estratégia. O universo digital é bastante amplo, permitindo que você tenha um espaço em qualquer canto da internet, seja em redes sociais, site próprio, plataforma de anúncios ou afins. Logicamente, quanto maior a exposição, maior a chance de conversão.
Por isso, é interessante adotar as 3 possibilidades:
- desenvolver um site para o seu empreendimento, seja ele uma imobiliária ou revendedora automotiva;
- elaborar e gerenciar páginas da empresa nas principais redes sociais;
- investir em uma boa plataforma de anúncios, contando com todo o tráfego e atenção que essa ferramenta pode oferecer às suas unidades.
Estudar o público-alvo
Essa é uma regra universal em todos os mercados, por mais diversificado que seja o perfil dos seus consumidores, você sempre conseguirá identificar uma persona — um personagem fictício criado a partir das características de todos os seus clientes, sendo basicamente, o seu consumidor padrão.
Conhecer essa figura dá um poder enorme para as suas estratégias de publicidade e marketing, pois, ao saber informações como profissão, classe econômica, escolaridade e renda média você consegue estabelecer um diálogo mais compatível com o cliente, atraindo essa faixa de público com maior facilidade — justamente por conhecer seus interesses.
Demonstrar confiabilidade
Durante a jornada do consumidor, um dos parâmetros mais fortes na decisão de compra costuma estar relacionada às experiências e relatos de terceiros. Inclusive, isso explica a eficiência do marketing boca em boca — quando se recebe uma recomendação direta de um conhecido em quem você confia.
Por isso, é muito importante que você utilize esse padrão comportamental em favor da sua marca, dedicando uma seção do seu site para reunir depoimentos de clientes antigos e satisfeitos com as suas soluções, seja na compra do primeiro carro, casa ou apartamento. O importante é que você gere essa experiência para o internauta, que deve ler a mensagem positiva e subconscientemente concluir que a sua marca é confiável.
Informar políticas de maneira transparente
Já aqui, você deve refletir sobre todo tipo de política, termo ou garantia que você oferece para os seus clientes. Algumas delas são realmente positivas na experiência dele, algo, inclusive, diferenciado em relação ao restante do mercado?
Então, não perca tempo e faça questão de apresentar isso nas suas páginas. O objetivo é divulgar essas condições tanto como um selo de validação dos seus serviços — em que você garante a satisfação do cliente — quanto uma forma de estimular o consumidor à conversão.
Apresentar as informações de contato de modo claro e acessível
Além de facilitar que o cliente manifeste o interesse em fazer negócio, essa é uma tática simples, mas que também agrega confiabilidade para a sua marca. A lógica é a seguinte: quanto mais suspeito o negócio, menos a pessoa por trás dele quer trazer atenção e meios de contato com a marca.
Por outro lado, quem está no mercado para atrair, conquistar e vender quer mais é que o mundo saiba, ligue, mande e-mail e faça a roda girar. Portanto, lembre-se de sempre anexar as informações de contato em regiões claras ao consumidor — seja na plataforma de anúncio, no perfil das redes sociais ou no cabeçalho do seu site.
Inclusive, isso também vale para as informações de localização. O seu objetivo é eliminar todos os obstáculos possíveis entre você e o seu cliente. Às vezes, a indisposição de o cliente pesquisar um endereço pode fazer com que uma venda seja perdida para um concorrente.
Investir em marketing e publicidade digital
Por fim, temos duas estratégias complementares. A primeira gira em torno da produção de conteúdos interessantes aos seus clientes, gerando postagens frequentes em seu blog ou rede social. Com isso, você cria autoridade em torno da marca, já que o lead passa a identificar o seu negócio como uma referência no tema, seja ele qual for — imóveis, carros ou afins.
Mas não adianta apenas ser confiável, a sua marca também precisa ser conhecida! É aqui que entram as soluções de publicidade digital, em que você patrocina vídeos no YouTube, campanhas no Facebook Ads e resultados em pesquisas pelo Google AdSense, sempre vinculando seu empreendimento com temas ou palavras-chave específicas podendo, inclusive, regionalizar o alcance dessa publicidade e trazer maior retorno para o valor investido.
Como pôde ver, o relacionamento com cliente no ambiente digital é um dos pontos mais importantes para a sobrevivência de um negócio na atualidade. Portanto, não perca a chance de implementar essas dicas e colher seus resultados positivos.
Agora que você está antenado em como conquistar a confiança do consumidor na internet, aproveite para espalhar essas dicas entre os seus colegas e amigos que gostam de empreender. Para tanto, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!
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