Criar um canal no YouTube pode ser muito interessante para colocar sua empresa em evidência na internet e gerar autoridade. Mas algo muito importante, que deve ser considerado, é o fato de que estamos na era da relevância digital, em que os consumidores valorizam o que a marca ou empresa oferecem, que vai além do catálogo de produtos e serviços, ou seja, eles desejam conferir conteúdos atrativos.
O YouTube é a maior plataforma de vídeos da atualidade e tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo. Portanto, existem grandes oportunidades comerciais nesse canal de comunicação, pois se o material audiovisual for persuasivo e interessante o bastante, há grandes chances de conversão. E usando esse canal, você consegue publicar seus videos em outras plataformas por meio de links, como é o caso da OLX.
Despertamos sua curiosidade, não é mesmo? Por isso, criamos um tutorial de como criar canal no YouTube para sua empresa. Veja a seguir.
Como um canal no YouTube pode ajudar na sua estratégia
Ter um canal é uma forma inteligente de estreitar relações com sua audiência, gerar engajamento e aumentar a rentabilidade do negócio.
Abaixo, reunimos os maiores benefícios de criar canal no YouTube e obter sucesso ao subir vídeos da sua empresa. Confira a seguir.
Visibilidade
Ao marcar presença no YouTube, sua marca terá maior visibilidade, especialmente para usuários que têm interesse nos conteúdos e temas que você pretende abordar. Logo, a probabilidade de atrair um público selecionado em seus produtos ou serviços será maior.
Além disso, quando um vídeo obtém destaque na plataforma, ela indica o conteúdo para mais pessoas, garantindo um número maior de visualizações, curtidas e comentários. Com isso, você começa a formar uma base leal de inscritos que acompanham as publicações com frequência, o que contribui para geração de autoridade no assunto.
Feedback do público
Apesar de a internet ser um local em que comentários pejorativos e tóxicos marquem presença, as críticas construtivas ajudam identificar as demandas de quem compra ou deseja comprar um item. O canal no YouTube é um veículo de atendimento ao público que mostra em que aspectos a marca acertou ou errou.
Conhecimento da audiência
Você também pode saber quais são as maiores necessidades da sua audiência por meio das reações. Por exemplo, se uma pessoa está buscando por uma solução específica, você pode gravar conteúdos relacionados ao tema.
Além disso, você consegue acompanhar o grau de recepção dos vídeos. Se foram interessantes ou não.
Possibilidade de divulgar seus vídeos em ferramentas digitais
Com um canal no YouTube, você pode compartilhar (divulgar) seus vídeos de produtos para aumentar sua audiência. Utilize seu WhatsApp, redes sociais e plataformas de vendas (como a OLX) para publicar conteúdos audiovisuais do seu catálogo. Para isso, basta inserir o link do YouTube nessas ferramentas.
Pode aumentar as vendas a médio e longo prazo
Com a postagem de materiais ricos para o público, as vendas online podem aumentar no futuro, desde que você desenvolva autoridade e credibilidade no nicho em que atua. O YouTube é uma plataforma que tem poder para intermediar entre os potenciais interessados nos seus produtos, mas isso exige tempo e dedicação. Portanto, comece já!
Passo a Passo para criar o seu canal no YouTube
Após conhecer as vantagens acima, você provavelmente está a fim de criar um canal no YouTube, não é mesmo? Sem mais delongas, vamos às etapas de criação.
Etapa 1
O primeiro passo é ter uma conta no Gmail para sua marca. Caso você ainda não tenha criado uma, basta acessar o site do serviço e preencher o formulário de cadastro. Ela pode ser utilizada em todos os serviços do Google como Adwords, Blogger, Google Drive, YouTube, entre outros.
Etapa 2
Depois, acesse a página do YouTube ou do aplicativo e vá à opção “fazer login”, no canto superior direito da tela. Informe os dados de e-mail e senha e clique em avançar.
Etapa 3
Na tela inicial (home) do YouTube, note que a sua conta aparecerá como conectada. Assim, você já pode interagir com outros vídeos por meio de curtidas e comentários, bem como se inscrever em canais do seu interesse e divulgar os seus próprios vídeos na plataforma.
Etapa 4
Agora, chegamos à parte da configuração e customização do seu canal. Para isso, basta clicar, mais uma vez, no canto superior direito e ir em “meu canal”.
Etapa 5
Na tela “usar o YouTube como”, nomeie o seu canal e vá em “criar canal”. Pronto, está feito! Chegou o momento de personalizá-lo com as características visuais da sua marca (cor, logotipo e mensagem de efeito).
Etapa 6
Vá em “customizar canal”, para editar o seu perfil. Você pode elaborar a sua imagem de capa como quiser, de forma minimalista ou extravagante. Só tenha certeza de que a identidade da sua empresa marque presença para causar uma boa primeira impressão no público.
Importante! O YouTube recomenda subir fotos de capa com resolução 2560 x 1440 e um tamanho máximo de 4 MB.
Etapa 7
Quando o canal é criado, o endereço eletrônico é elaborado de forma automática, com letras e números aleatórios e extensos. Isso pode fazer com as pessoas não achem sua marca na plataforma. Logo, ter uma URL personalizada é indispensável.
Para criá-la, é preciso cumprir alguns requisitos:
- ter uma conta criada há mais de 30 dias;
- ter mais de 100 inscritos;
- ter enviado uma arte do canal;
- ter uma foto como ícone do canal.
Uma vez que o seu canal atenda a essas determinações, clique na foto do perfil e vá em configurações > configurações avançadas > configurações do canal > criar um URL personalizado. Nessa etapa, você verá os URLs aprovados, escolha um, mas pode ser que você queira adicionar alguns caracteres para torná-lo exclusivo. Por fim, leia os termos de uso e concorde com ele. Clique em “alterar URL” e confirme sua escolha.
Os internautas poderão acessar seu canal pelo URL atualizado. Por exemplo, youtube.com/nomedasuamarca os direcionará para a página inicial do canal.
A importância em manter o canal ativo
Além de postar vídeo no YouTube de forma periódica, você deve demonstrar envolvimento ativo. Quando uma pessoa comentar ou perguntar em seu vídeo, reserve um tempo para respondê-la. Assim, os espectadores se sentem mais à vontade para interagir com você. Essa participação na plataforma pode destacar o engajamento da sua empresa.
Tenha parcerias com outras marcas e influenciadores do YouTube para divulgar seus vídeos. Estabeleça uma relação ganha-ganha. Além disso, grave conteúdos juntos e depois suba-os em seus respectivos canais ao mesmo tempo.
Você e a outra parte ganham com essa colaboração, pois alcançam pessoas que podem não ter conferido o seu canal anteriormente. Ou seja, você tem a oportunidade de entrar em contato com os inscritos de outro canal, aumentando sua audiência.
Vale ressaltar que sair da mesmice é fundamental, visto que os consumidores de hoje absorvem muitas informações ao longo do dia e criam interesses. Por isso, avalie os acontecimentos para gravar vídeos e instigar seu público.
E então, aprendeu como criar canal no YouTube? Esperamos que sim. O segredo para obter sucesso nessa plataforma é focar exclusivamente nos interesses do seu nicho de mercado. Dê informações relevantes para convencer seus potenciais clientes a fechar negócio com você.
Se você gostou deste conteúdo, aproveite o gancho do tema para saber como fazer um vídeo de qualidade!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.