Entenda por que empreender na crise vale a pena

Saiba como o setor automotivo tem gerado boas oportunidades nesses tempos de crise.
empreender na crise

É certo que a atual pandemia da Covid-19 gerou inúmeros impactos na economia do país, porém é muito importante ressaltar que em toda crise há também novas oportunidades. E não foi diferente dessa vez! Afinal, diversos setores cresceram ou mesmo se reinventaram nos últimos meses, gerando resultados que nem eram previstos antes da pandemia.

Um exemplo prático disso é o setor automobilístico, sendo que muitos revendedores podem garantir — e comprovar — que empreender na crise vale realmente a pena. É justamente sobre esse tema que vamos abordar hoje no nosso post. Ainda está valendo a pena montar um negócio próprio de compra e venda de carros nesses dias? Confira a leitura até o final e descubra!

O que cresceu como negócio na atual crise?

Quando se fala em crise, é preciso colocar uma série de fatores na balança e entender — como já destacamos — que também há muitas oportunidades surgindo em paralelo. E os números estão aí para provar: só de março a dezembro de 2020, um dos principais aplicativos de delivery de comida registrou aumento de 90% nos pedidos para pequenos e médios restaurantes.

O setor de construção também é outro exemplo, registrando um aumento considerável nas entregas de pequenos materiais para reforma e decoração, o que eles chamaram de tendência “home centric”, em que mais pessoas estão, literalmente, botando a mão na massa para arrumar suas casas.

Por fim, o próprio setor automotivo, com destaque para a revenda de usados, teve um crescimento de quase 55% no último ano nas plataformas digitais e muito disso está diretamente ligado ao crescimento de outros setores, como os que mencionamos.

Por que apostar no setor automotivo durante esse cenário?

Como vimos, diversos segmentos se “aqueceram” nos tempos de crise e muitos deles têm uma ligação direta com o aumento na procura e na venda de automóveis. Por exemplo, se há mais deliveries, entregas e outros serviços no mercado, mais carros e motos certamente serão demandados por esses profissionais e negócios.

É questão de lógica, mas o revendedor precisa estar antenado a certas tendências e estratégias caso queira se destacar nesse setor. Afinal, a produção de carros apresentou queda na pandemia no país, mas, em contrapartida, a busca por usados quase que dobrou. Só para ter uma ideia de como anda esse mercado, nós trouxemos alguns números relevantes de acordo com um levantamento do Fenauto. Confira!

  • 34,8% foi o aumento das buscas por carros com mais de 13 anos de uso;
  • 27% para aqueles com 9 a 12 anos;
  • 95% dos entrevistados afirmam querer trocar de veículo até o final do ano;
  • 35% deles alegaram que seria por vontade própria;
  • 18% por mais conforto e pela família;
  • 8% para utilizar o carro como meio de trabalho.

Quais as vantagens de empreender na crise?

Visto todos os números do atual cenário, não restam dúvidas de que empreender na crise é uma alternativa para conquistar a independência financeira, driblar as dificuldades e ser dono do próprio negócio.

O setor automotivo, em especial, é um daqueles que mais se mostrou vantajoso para investir, sendo extremamente flexível e diversificado, pois é possível trabalhar de diferentes formas e com direcionamentos distintos. Por esse motivo, não é tão difícil enumerar diversas vantagens ao ingressar nesse mercado mesmo em tempos de instabilidade. Confira algumas delas:

  • não houve quedas nas demandas por veículos;
  • há uma diversidade enorme de modelos e públicos;
  • existe a possibilidade de trabalhar de forma autônoma;
  • estão disponíveis ferramentas e plataformas para impulsionar o seu negócio;
  • trata-se de uma atividade com excelentes margens de lucro;
  • é um mercado extremamente dinâmico e com uma rotatividade grande.

Por onde começar?

Se você já se convenceu de que o setor automotivo é uma das melhores alternativas para empreender na crise, vamos dar uma forcinha a mais e ajudar a dar os passos iniciais nesse mercado. Para isso, separamos algumas dicas que consideramos essenciais para todo profissional iniciante, seja para trabalhar como autônomo, seja para montar sua loja de carros ou concessionária. Então, anota aí!

Invista na capacitação profissional

Vender carros requer um perfil comercial e estar antenado ao que o mercado demanda atualmente. Por isso, mesmo para aqueles que já têm certa experiência ou conhecimentos específicos, a dica é se atualizar sempre.

Em tempos de internet, isso pode ser feito diretamente de sua casa e com toda a base necessária para se tornar um bom revendedor profissional. A OLX, por exemplo, lançou o OLX Ensina, um curso gratuito e on-line voltado exclusivamente para quem quer se capacitar e começar a ter sucesso como vendedor automotivo.

Além de dicas e informações sobre o mercado atual, a programação engloba conselhos, sugestões e análises de especialistas no setor, o que contribui para o desenvolvimento de técnicas comerciais, atendimento e vendas de carros pela internet. Fica a dica!

Aposte nos meios digitais

Outra dica fundamental para quem quer empreender na crise com a venda de carros é entender que, hoje, os canais digitais permitem agregar uma série de benefícios e vantagens para a atividade. Na prática, a revenda inevitavelmente se manterá física. Porém, toda a parte estratégica e de divulgação dos veículos pode ser feita pela internet com resultados infinitamente superiores a qualquer outra alternativa.

A própria OLX apresenta diferenciais e números surpreendentes nesse setor. Sem dúvidas, é uma verdadeira mão na roda para quem quer fazer dinheiro na crise. Se liga só para ter uma ideia melhor:

  • planos profissionais com muito mais alcance e funcionalidades para quem realmente quer trabalhar nessa área;
  • mais de 2 bilhões de buscas mensais em todo o site;
  • quase 9 milhões de usuários;
  • mais de R$ 144 bilhões transacionados na plataforma;
  • top of mind entre os consumidores que querem comprar um carro;
  • 31% dos carros anunciados na OLX vendem em até 4 dias.

Essas são algumas dicas essenciais para quem pretende empreender na crise e enxerga o setor automotivo como uma das melhores alternativas. Como vimos, motivos e ferramentas não faltam para você começar com o pé direito, né?

Curtiu as dicas? Então, compartilhe o post nas suas redes e aproveite para marcar quem está buscando novas oportunidades de empreender na atual crise.

olx ensina

Receba nossos conteúdos em seu e-mail

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.