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Posted by Equipe OLX - 15 de abril de 2020

Equipe de vendas: como gerenciar e motivar o time de forma remota?

Motivação, tecnologia e criatividade: saiba agora como engajar, organizar e delegar a rotina de trabalho da sua equipe virtualmente!

  • #Autos
  • #ParaOSeuNegócio
equipe de vendas

Isolados, sim. Desmotivados, nunca! Afinal de contas, o distanciamento entre você, o seu cliente e os seus colaboradores não devem ser suficientes para congelar a sua produtividade.

Por isso, elaboramos este post especial sobre a gerência e motivação da equipe de vendas, utilizando as melhores ferramentas virtuais ao seu alcance. Acompanhe!

A importância da gestão virtual durante a quarentena

Se temos certeza de algo é que vivemos em um momento que exige criatividade e adaptação. Com o isolamento imposto pela quarentena, as rotinas de trabalho mudaram drasticamente. Então, com a migração em massa para o home office, as coisas podem parecer um pouco fora do controle.

No entanto, essa é só uma impressão inicial. Pois como perceberá nesta leitura, a dose certa de planejamento e tecnologia será capaz de agilizar os processos da sua equipe, possivelmente, melhorando o desempenho do time em comparação com o passado.

É lógico, novos tempos exigem novas expectativas. Afinal de contas, atravessar uma crise de saúde pública com impacto econômico não é uma tarefa fácil, ainda mais se pensarmos na barreira física que existirá entre você e os seus clientes durante os próximos meses.

Por isso, entendemos que a resposta para esse momento está nos canais digitais, utilizando tecnologia aplicada para gerenciar as tarefas do seu time, plataformas especializadas em anúncios como a OLX e uma estratégia sólida de atualização nas suas redes sociais.

Com essa combinação, o seu negócio trabalhará exatamente sobre a linha do que é possível fazer neste momento, que é o engajamento no ambiente virtual:

  • “Meu cliente não pode me visitar!”, mas ainda pode fazer videoconferências;
  • “Não posso estar com minha equipe”, mas consegue gerenciar tarefas virtualmente;
  • “Sem visitas, não tenho novos clientes”, mas pode captar novos leads pelas suas páginas online.

Enfim, para cada dilema criado pelo isolamento, haverá uma solução digital. E o nosso objetivo aqui é justamente mostrar que a gestão da equipe é um desses problemas que podem ser resolvidos, por meio da combinação de estímulos e ferramentas gerenciadoras de projetos.

O estímulo é por uma questão puramente emocional. Distantes do ambiente de trabalho, os colaboradores precisam ser abastecidos com entusiasmo e motivação. Em um período tão peculiar e incerto como o atual, qualquer objetivo é uma forma saudável de entreter a própria mente.

Já as ferramentas se prestam a um trabalho técnico. Pois independentemente do tamanho da sua equipe de vendas, existirão inúmeras tarefas e responsabilidades a serem acompanhadas e atribuídas a cada integrante. As plataformas de gestão organizam essa gerência em uma interface intuitiva e que facilita o seu monitoramento a distância.

As melhores iniciativas para motivar a sua equipe de vendas

A começar pelas boas práticas de engajamento, estímulo e familiarização da equipe. Usamos este último termo porque esse é um detalhe importante ao novo momento. Pois veja, como a extensão da quarentena ainda é incerta, você precisa desde já habituar a sua equipe a esse novo modelo operacional, como se fosse uma transição definitiva. Agora, vejas as nossas dicas!

Elabore um novo cronograma e conscientize o time

O primeiro passo a ser dado é a manifestação da sua liderança, explicando a situação para todos e realizando a transição para o home office. Um detalhe importante aqui é frisar o que falamos anteriormente, sobre não haver prazo de retorno às rotinas normais.

O objetivo dessa mensagem é fazer com que todos absorvam a realidade do momento e se dediquem ao novo formato. Com isso, você maximiza o comprometimento da equipe, que entende o trabalho remoto é trabalho, e não uma forma híbrida de férias.

Já o novo cronograma deve ser elaborado conforme a sua operação, seja ela automotiva ou imobiliária. A intenção é definir uma rotina clara do que fazer e quando fazer. Por exemplo, você pode delegar ao seu time de vendas entrar em contato com leads qualificados para agendar videochamadas.

Disponibilize ferramentas de qualidade

Quando todos estão no escritório com as máquinas da empresa, é comum depender de softwares propriamente instalados nesses dispositivos. Mas a distância, você precisa garantir que todos trabalhem com um mesmo padrão operacional. Para isso, você pode investir em ferramentas digitais como os aplicativos:

  • Google G Suite: Docs para textos, Sheets para planilhas, Hangouts para mensagens e calls, Gmail para e-mails, Drive para compartilhamento e armazenamento de arquivos e Agenda para a sincronização do cronograma entre a equipe;
  • Microsoft Office 365: Words, Excel, Teams, Outlook e OneDrive, que desempenham as mesmas respectivas funções dos aplicativos acima.

Faça reuniões de status periodicamente ao longo do dia

Trabalho remoto não deve ser sinônimo de gestão ausente. Por isso, é importante integrar no cronograma, pelo menos, 2 reuniões breves (10 min) por dia. Essas videoconferências em grupo podem ser realizadas com todos os integrantes da equipe, servindo para alinhar alguns processos, motivar o pessoal, celebrar o alcance das metas e por aí adiante.

Dedique um tempo exclusivo para feedback e contato com cada membro

Ainda que todos estejamos atravessando o mesmo desafio da quarentena, cada pessoa leva essa experiência de um jeito de acordo com suas circunstâncias. Por isso, é muito importante separar um tempo para falar individualmente com cada integrante da equipe, perguntando sobre seu ânimo, dificuldades e sugestões.

Descubra e compartilhe dicas de produtividade

O objetivo não é importunar a caixa de entrada de todos a cada 30 minutos com uma nova dica. No entanto, você pode elaborar um e-mail a cada início de jornada de trabalho, compilando dicas que descobriu no dia anterior que podem contribuir, direta ou indiretamente na experiência dos seus vendedores.

Considere e compreenda as questões coletivas e individuais do time

A compreensão é uma virtude fundamental para esse novo momento. Por isso, é importante incorporar essa qualidade em todos os aspectos da sua gestão, olhando de maneira branda para as limitações de cada membro. A primeira forma de manifestar isso é usando o bom senso para calcular metas para a equipe.

Os tempos são outros e o desafio de vender será proporcionalmente maior. Sendo assim, é interessante ajustar as suas expectativas para metas mais exigentes conforme o time for se adaptando à nova rotina. Como você já deve saber, metas boas são aquelas que combinam dificuldade e viabilidade. Já as metas impossíveis só servem para desestimular a produtividade.

Em um segundo momento, você também deve considerar a peculiaridade do ambiente de trabalho dos seus colaboradores. Afinal de contas, são grandes as chances de que você tenha pais e mães na equipe. Com escolas e creches fechadas, esses profissionais precisam conciliar trabalho e família.

As melhores ferramentas para o gerenciamento remoto

Agora, vamos para as plataformas de gerenciamento de projetos. Abaixo, listamos as melhores soluções para o atual momento. Em comum, todas permitem a inclusão de vários membros e a delegação simultânea de tarefas. Veja!

Trello

O Trello é uma ferramenta que aposta no método de organização Kanban, que distribui processos, tarefas e responsáveis de maneira visual ao longo de um quadro. A plataforma é um clássico entre empresas de tecnologia, oferecendo uma interface prática.

Inclusive, esse é um detalhe importante, pois sua simplicidade é determinante para que o time se acostume rápido com a ferramenta, que está disponível em várias plataformas: navegador web, Android, iOS, MacOS e Windows.

Slack

Já aqui, temos uma plataforma um pouco mais robusta. O grande diferencial do Slack é contar com um painel de comunicação interna bem mais eficiente e completo do que o Trello. O sistema é uma boa pedida para operações mais complexas, com um maior número de etapas e membros, pois a visualização dos quadros é bem mais detalhada.

Asana

Por último e não menos importante, o Asana. Visualmente, é uma solução mais equilibrada do que as anteriores, pois conta com uma estética limpa e um sistema de etiquetas de prioridade que facilitam o acompanhamento aos olhos do gestor.

No fim das contas, a realidade é que todas as plataformas entregam as ferramentas necessárias para gerenciar um time de vendas automotivas ou imobiliárias, por exemplo. O grande ponto aqui é identificar a solução com a qual você se sinta mais confortável, e por isso, recomendamos que você faça um tour rápido nas três opções.

E aí, você gostou deste post especial sobre o seu negócio? Então, não perca a chance de aprender mais no tema, conhecendo os 7 hábitos que mais atrapalham a sua equipe de vendas! Além disso, aproveite para seguir antenado, assinando a nossa newsletter e recebendo nossas estratégias para lidar com os desafios da quarentena!

Equipe OLX

A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.

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