O Ford Ecosport chegou ao mercado brasileiro em 2003 e popularizou a categoria de SUVs compactos. A Ford, que até então apostava em veículos mais parrudos, como o Mitsubishi Pajero TR4 e o Daihatsu Terios, trouxe para o Brasil um carro esportivo de pequeno porte que começou a crescer com a produção nacional.
O Ecosport teve duas gerações, em que a primeira fez parte do projeto Amazon e chega com visual inspirado pelo crossover europeu Fusion. Com ótima dirigibilidade, esse carro Ford teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas e foi líder de seu segmento durante 12 anos.
Atualmente não é possível encontrar o Ford Ecosport 0km no mercado pois ele foi descontinuado em 2021 após a Ford anunciar o fechamento de suas fábricas de automóveis aqui no Brasil. Porém, isso não quer dizer que ainda não valha a pena adquirir um Ford Ecosport usado em 2022, principalmente ao levar em consideração que é um carro SUV compacto e com preço acessível.
Confira a nossa análise completa do Ford Ecosport e saiba se vale a pena adquirir esse carro usado em 2022.
Design
Derivado do Fiesta, a primeira geração podia ser encontrada em três versões: Ford EcoSport XL, Ford EcoSport XLS e Ford EcoSport XLT. Ele apresenta para-choques na cor preta, independente da cor do veículo, além de vincos laterais e faróis quase quadrados. A tampa traseira com abertura lateral e estepe traseiro, antes restrita aos importados, também é um destaque do modelo.
Em 2006 foi apresentado o Ford EcoSport Freestyle, que nasceu como uma versão especial trazendo para-choques de impulsão estilizado, além de itens na cor cinza. Em 2010, foi feita uma reestilização mais significativa, com novos para-choques, bancos, painel com revestimento macio, faróis, central multimídia com tela de 8”, ar-condicionado digital e lanternas com elementos circulares e o nome acima da grade frontal, que apresentava três filetes.
A segunda geração chegou apenas em 2012, mas apresentou um salto de qualidade em todos os sentidos. Mais robusto, o Ford Ecosport 2ª geração se baseava no New Fiesta, trazendo uma nova e imponente grade dianteira, que se alinha aos outros modelos da montadora, além de novos faróis de neblina, para-choques e capô.
Para 2018, a segunda geração tem uma nova reestilização e surgiu o Ford EcoSport Storm, que trouxe uma nova grade com acabamento escuro e barra horizontal chamativa, com nome Storm. Já em 2019 foi lançado o Ford EcoSport Titanium, em que perde seu estepe externo.
Dimensões e Capacidades
O primeiro EcoSport lançado em 2003 apresentava 1,6 metros de altura, mais de 1,7 metros de largura e 4,2 metros de comprimento. Contava ainda com tanque de 45 litros e um porta-malas de 296 litros, além de capacidade para cinco ocupantes. Na primeira reestilização, o SUV compacto recebeu um significativo aumento no tanque de combustível, comportando 54 litros em quase todas as versões, menos na 4WD, que chegou a 50 litros.
Para a segunda geração, as versões Freestyle e Titanium passaram a contar com tanques de 52 litros e, em 2014, ambas receberam um up na capacidade do porta-malas, chegando até 362 litros. Por fim, em sua última versão, encontramos um EcoSport um pouco maior, chegando a 4,3 metros de comprimento, mantendo a capacidade do tanque e porta-malas dos modelos anteriores, mas que contava com teto solar elétrico, sete airbags, bancos de couro, sensor de chuva, entre outros equipamentos.
Desempenho
No geral, o EcoSport sempre contou com motores potentes e modernos. O primeiro modelo apresentava na versão 1.0 uma capacidade de 95 cv e um consumo médio de 10,9 na cidade e 13,4 na estrada e, nas outras versões, o motor Zetec Rocam 1.6 que entregava até 98 cv de potência e o 2.0 com seus respeitáveis 143 cv e o consumo médio de 11,1 na cidade e 13,7 na estrada.
Para 2005, o EcoSport acaba perdendo a motorização 1.0, mas passa a oferecer o motor flex de até 110 cv quando abastecido com etanol e segue com a opção 2.0. Esse momento foi uma virada de chave para a montadora, já que o Ecosport foi o primeiro SUV a ter um tanque de combustível que aceitava etanol ou gasolina. Em 2008, após a primeira reestilização, o veículo esportivo ganha a opção automática de até 138 cv de potência.
Na segunda geração, o motor Zetec Rocam sai de cena e entra o Sigma, muito mais suave, mantendo o 1.6 de até 115 cv e 2.0 Duratec de 147 cv de potência. Em 2017, mais uma mudança, o Sigma é substituído pelo motor Dragon 1.5 de 137 cv e vimos o Duratec 2.0 evoluir, passando a render 176 cv de potência e integrando as versões Titanium e Storm.
Recursos extras e segurança
O SUV já apresentava ar-condicionado e direção hidráulica, por exemplo, em seus primeiros modelos. Era possível encontrar até bancos com ajuste de altura, além de ganchos para reboque. Na segunda reestilização, encontramos computador de bordo, CD/MP3, comando de áudio no volante, além de retrovisores e vidros elétricos.
No ano de 2011, o EcoSport já começava a mostrar o que estava por vir, ao apresentar uma central multimídia de oito polegadas seguindo o conceito “tela flutuante”. Com a modernização na segunda geração, airbags, freios abs, bancos de couro, monitor de ponto cego e tráfego cruzado, sistema de som Sony premium e até teto solar podem ser encontrados nas principais versões.
Conclusão
Mesmo fora de linha desde o início de 2021, um Ford EcoSport usado se mostra uma belíssima opção para quem busca um SUV compacto ou 4×4 urbano. Pioneiro na categoria, o modelo da Ford é um carro seguro e potente e, mesmo com um acabamento interno questionado nas primeiras versões, soube se modernizar e chegou ao fim deixando saudades aos fãs da categoria.
Por isso, se você deseja economizar na compra de um SUV, o Ford Ecosport vale a pena e é uma ótima opção!
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