O sistema de freios é um dos componentes mais importantes de um carro. Afinal de contas, seu bom funcionamento é fundamental para garantir a segurança de motorista e passageiros em uma situação de emergência.
Daí vem a importância de saber quando os freios podem estar perto de não funcionarem bem. Por isso, confira a seguir como identificar os sinais de que o freio do carro pode não estar tão bom assim e os sinais de problema no sistema.
Pedal duro
Se você acionar os freios e perceber que o pedal está duro, o funcionamento do sistema pode estar comprometido.
Neste caso o problema pode ser no servo freio, que é responsável por potencializar a força aplicada no pedal durante a frenagem. A falha pode ser problema de estanqueidade da mangueira que liga o servo freio ao motor ou mesmo alguma deficiência na vedação das câmaras.
Pedal baixo
Caso o pedal do freio esteja excessivamente baixo ou até encoste no assoalho, o culpado pode ser o cilindro mestre. Entre os motivos para isso podem estar vazamentos por tubulações rígidas ou flexíveis. É importante também verificar o nível do fluido de freio – caso ele esteja baixo demais, o pedal também pode ficar baixo.
Vibrações ao frear
O motorista também precisa ficar atento a eventuais vibrações no volante ao pisar no freio. Isso pode acontecer devido a um problema nos discos de freio ou por conta do empenamento dos discos ou dos cubos de rodas, algo que pode acontecer quando os componentes apresentam desgaste excessivo ou se foram instalados fora das especificações do fabricante.
Outra causa de vibração é uma possível deformação no tambor, caso o veículo tenha o item no freio traseiro. Independente do motivo, é importante frisar que veículos equipados com freios ABS (como todos produzidos desde 2014, já que trata-se de um item obrigatório por lei) também podem apresentar trepidação no pedal de freio em frenagens de emergência.
Freio ‘esponjoso’
Um sinal importante de que existe um problema no freio é quando o pedal fica “esponjoso”, ou seja, quando você sente que o pedal não está tão responsivo ao ser acionado. Isso pode ser indício de presença de ar no sistema de freio, algo resolvido apenas com uma sangria no sistema.
Outra causa é o envelhecimento do fluido, que pode ser sanado pela troca antes da realização da sangria.
Desvio de trajetória na frenagem
O indício mais óbvio de possíveis problemas no sistema de freios acontece quando o veículo desvia sua trajetória assim que o motorista realiza a frenagem. Neste caso, é importante verificar o estado de conservação das pinças de freio o quanto antes.
Chiados
Provavelmente você já ouviu um barulho bem estridente depois de um carro frear ao seu lado. É verdade que assobios passageiros são normais por conta da entrada de materiais como pequenas pedras ou até resto de água da chuva.
No entanto, quando o som é bem alto e prolongado, é preciso ficar atento porque algo não está certo. O chiado pode indicar que as pastilhas estão no fim da vida útil. Inclusive, durante o processo de frenagem, as pastilhas podem “mastigar” os discos e causar sérios danos. Assim, quando o barulho ficar forte, vale a pena verificar o estado do conjunto.
*As imagens utilizadas nesse artigo são meramente ilustrativas*
Veja também:
- Pneus de carros influenciam no consumo de combustível? Entenda!
- Melhores carros sedan 2022: os mais vendidos no 1º semestre na OLX
- Novo HB20 2023: confira preços e versões do carro Hyundai
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.