O Brasil terá lançamentos de carros importantes no segundo semestre de 2023. São veículos de todos os segmentos, de motorizações distintas e dos mais variados preços, que chegarão ao mercado com o objetivo de desbancar a concorrência.
No entanto, já vale destacar uma coisa: ao menos por ora, não espere lançamentos de carros populares no Brasil. Esta é uma discussão que deve se arrastar até o fim do ano, e que envolve montadoras, poder público e muitas outras questões que ainda reverberam.
Além disso, mesmo com o cenário de paralisações de produção em fábricas, o segundo semestre de 2023 tem calendário de lançamento de carros novos recheado. Abaixo separamos alguns dos modelos mais interessantes que chegarão em breve ao nosso mercado. Confira!
Confira os lançamentos de carros 2023
BMW i7
O i7, variante elétrica do BMW Série 7, é o típico carro que, embora seja uma delícia de guiar, é próprio para o passageiro. O modelo, além de absoluto conforto para os ocupantes do banco traseiro, tem uma gigantesca tela de 31 polegadas com definição 8K.
Equipada com Amazon Fire TV, a tela oferece diversos serviços de streaming para deixar a viagem muito mais tranquila para os passageiros. Além disso, o sistema de som Bowers & Wilkins contribui para melhorar ainda mais a experiência.
Com muito espaço interno, tecnologia, acabamento de primeira e luxo, o i7 será o modelo topo de linha da BMW no Brasil. Por isso, não espere que o sedã chegue por aqui por menos de R$ 1 milhão. Um carro, de fato, para poucos (sortudos).
BYD Seal
O BYD Seal é o grande rival do Tesla Model 3 na China. O sedã elétrico de luxo ainda não teve lançamento confirmado oficialmente pela montadora de origem chinesa no Brasil, mas deve aportar em nosso país no fim deste ano ou, mais tardar, em 2024.
O design traz visual com linhas mais arredondadas que as do BYD Han, por exemplo, já vendido em nosso país. O Seal também já conta com a nova identidade da marca, que pode muito bem ser vista na dianteira.
No entanto, não são itens de conveniência e segurança e tampouco design que servirão de chamariz para este que pode ser um dos lançamentos de carros em 2023. O grande trunfo do Seal está em sua autonomia.
Com alcance que pode variar entre 550 km e 700 km, o modelo chegaria para ser o veículo elétrico de maior autonomia vendido no país. Nada mal, hein?
Chevrolet Silverado
A Ram vem batendo recorde atrás de recorde no mercado brasileiro, com emplacamentos cada vez mais robustos. A Ford, por sua vez, lançou a F-150 e prepara outra novidade na seara de picapes. E é justamente por isso que a Chevrolet não quer ficar para trás.
Após o lançamento da nova Montana, a marca prepara terreno para começar a vender no país a Silverado. A maior picape de seu portfólio deve chegar em outubro, equipada com motor V8 a gasolina que rende 426 cv de potência e 63,6 kgfm de torque.
Estes números tornarão a Silverado a picape mais potente do Brasil. Isso porque os motores V8 de Ram 1500 Limited e Ford F-150 entregam menos em termos de cavalaria. E aí, gostaria de ter uma nova Silverado na garagem?
Citroën C3 Aircross
A Citroën aposta todas as suas fichas em 2023 no C3 Aircross. Após anos difíceis, tendo de focar apenas no C4 Cactus, a marca da Stellantis quer ampliar o portfólio e tornar seus automóveis mais acessíveis.
Não à toa, o C3 Aircross também é um dos lançamentos de carros mais importantes em 2023. O crossover de 7 lugares, derivado do C3, será produzido em Porto Real (RJ). Ele chega para rivalizar com a Chevrolet Spin e também para tentar abocanhar alguns clientes do segmento B-SUV — como Chevrolet Tracker, VW T-Cross e Hyundai Creta.
Embora já tenha sido apresentado em abril, o Citroën C3 Aircross tem lançamento previsto para este semestre. O modelo terá configurações com cinco ou, conforme já mencionamos, sete lugares.
Fiat Titano
A Fiat já é dona do segmento de picapes compactas, com a Strada, e médio-compactas, com a Toro. Mas será que a marca tem o que é preciso para destronar a Toyota Hilux da liderança na categoria das médias?
Embora seja um modelo inédito no país, a Titano é baseada em um veículo que já existe. Ela é basicamente a Peugeot Landtrek, produzida no Uruguai e vendida em outros mercados da América Latina.
Como Fiat e Peugeot são marcas que pertencem à Stellantis, a empresa optou por vender a Landtrek em nosso país com insígnia Fiat por apostar em uma melhor recepção dos consumidores. Boa estratégia, já que a francesa nunca teve muito sucesso com picapes no Brasil e a italiana tem ótimas referências.
A Titano chega para ser o lançamento de carro mais importante da Fiat no semestre — talvez no ano. Até mesmo porque, além da Hilux, terá de encarar outras rivais de peso como Chevrolet S10, Nissan Frontier e a próxima picape da nossa lista.
Ford Ranger
Apresentada ao público na última edição da Agrishow, a Ford Ranger é o grande lançamento da marca do oval azul no Brasil este ano. A picape virá importada da Argentina, já que a fabricante norte-americana encerrou toda a sua produção em nosso país em 2021.
A nova Ranger tem um visual robusto e dimensões muito interessantes. São 5,37 m de comprimento, 3.27 m de entre-eixos, 2,2 m de largura e 1,87 m de altura.
A Ford ainda não divulgou quais serão as versões e as opções de motorização da nova Ranger no Brasil. Espera-se que a picape venha equipada com propulsor V6 turbodiesel aliado a uma transmissão automática de 10 velocidades.
Honda ZR-V
A Honda atravessa um período de renovação de seu portfólio no Brasil. Por isso, prepara uma série de novidades para este ano; e o ZR-V é uma delas.
Feito no México, o utilitário esportivo médio vem sendo chamado de SUV do Civic pela imprensa especializada e entusiastas. Isso porque ele compartilha a mesma plataforma Honda Architecture do sedã.
O Honda ZR-V competirá com rivais de peso no Brasil. O SUV médio terá que encarar Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Espaçoso e dotado de muita tecnologia, se tiver preço competitivo pode incomodar os rivais.
Peugeot 208 Turbo
A Peugeot prometeu, prometeu, prometeu e parece que, dessa vez, irá cumprir. A marca de origem francesa finalmente irá lançar o 208 equipado com motor 1.0 Turbo.
O propulsor é o mesmo que equipa os Fiat Pulse e Fastback. O motor manterá os mesmo números de potência no hatchback da marca francesa: 130 cv quando abastecido com etanol e 125 cv com gasolina. O torque é de 20,4 kgfm. A transmissão é do tipo CVT com simulação de sete marchas.
Ram Rampage
A Ram, marca que pertence à Stellantis, quer seguir aproveitando os bons ventos. Para tal, lançará a Rampage com o objetivo de ter uma concorrente dentro do segmento de picapes médias.
A nova Ram Rampage tem a mesma base da Toro. No entanto, terá dimensões maiores do que o sucesso de público e crítica da Fiat, com entre-eixos mais alongado e comprimento que deve passar dos 5 metros.
A picape deve estrear com duas opções de motorização. É praticamente certo que um deles será o 2.0 Turbo Diesel. O outro poderá ser o inédito 2.0 Turbo da família GME, que beberá apenas gasolina.
Renault Megane E-Tech
Para fechar nossa lista temos o elétrico Megane E-Tech. O lançamento da Renault, previsto para o último trimestre, amplia o portfólio de veículos eletrificados da montadora francesa no Brasil.
Por aqui, o modelo será comercializado em sua versão mais potente, com motor elétrico de 160 kW (o equivalente a 220 cv) e 30,6 kgfm de torque. A autonomia do Megane E-Tech no ciclo WLTP é de 454 km.
O lançamento da Renault tem 4,21 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura. Seu entre-eixos é de 2,70 m. O porta-malas tem capacidade para 440 litros. Embora tenha sido anunciado em setembro do ano passado, o Megane E-Tech ainda não tem preço confirmado. A aguardar.
Veja também:
- Como os lançamentos automotivos impactam os preços de carros?
- Melhores carros hatch 2023: Gol, Palio e Uno presentes na lista
- Carros mais vendidos 2022 na OLX: Gol e Palio estão presentes na lista
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.