O crescimento por compras e vendas de artigos pela internet já não é mais novidade. De acordo com reportagem publicada pelo portal Quatro Rodas, 85% das compras de automóveis começam com pesquisas na internet. Por esse motivo, o seu negócio precisa estar bem posicionado no ambiente online e contar com excelentes aliados e parceiros, como a OLX.
Para que você consiga desenvolver uma estratégia de marketing digital para aumentar suas vendas pela OLX, conversamos com o Diretor de Contas da OLX, Luciano D’Ávilla. Durante a entrevista, ele compartilhou conosco dicas e facilidades de como a OLX pode ser uma aliada na sua estratégia digital.
Continue lendo para conhecer boas práticas de marketing digital na OLX e aumentar a sua venda de automóveis!
A OLX como protagonista da sua estratégia de marketing digital
Na OLX, a cada 5 minutos um carro é vendido. Isso faz com que a plataforma seja a maior em número de vendedores, itens anunciados e volume de busca. Ter o seu item à venda na internet significa fazer parte do processo de descoberta dos consumidores, por isso, é algo tão importante nos dias atuais.
Uma das primeiras orientações que o diretor dá para quem está começando na OLX, é publicar 100% do seu estoque na plataforma. Afinal, a OLX é o primeiro resultado que aparece nos sites de busca, consequentemente, você e seu negócio ganharão mais visibilidade, podendo aumentar suas vendas, uma vez que a plataforma possui uma audiência de 50 milhões de usuários únicos por mês.
Simples e fácil
É possível atrelar a grande audiência da OLX, tanto em vendedores quanto compradores, à simplicidade da plataforma. Dessa forma, a postagem dos anúncios é facilitada para que eles cadastrem diversos anúncios de maneira completa.
O vendedor também consegue acessar dados fundamentais para uma tomada de decisão mais acertada, rápida e fácil. É possível acompanhar o progresso de visitas e pedidos de contato de cada um dos seus anúncios, assim como a geração de relatórios de status dos anúncios, verificando suas respectivas métricas de acordo com data ou período. Quem já trabalhou com marketing digital sabe a importância de acompanhar sempre as métricas para agir o mais rápido possível e obter os melhores resultados.
Destaques e feirões
Em meio a uma imensidão de anúncios, você precisa fazer com que o seu fique em evidência. Por isso, a OLX disponibiliza diferentes maneiras de destacar seus anúncios por meio das vitrines. As possibilidades de destaques variam de acordo com os pacotes de anúncio da própria plataforma.
Para concessionárias, a OLX promove feirões em parceria com o vendedor para comercializar automóveis a preços especiais. Luciano explica que, normalmente, esses feirões ocorrem quando a concessionária consegue uma condição especial com o banco. Nesse caso, a OLX viabiliza uma Landing Page exclusiva para esse evento, em que os usuários podem manifestar interesse em conhecer as condições da promoção.
Atendimento descomplicado ao cliente
De nada adianta você investir em anúncios, se você ou sua empresa não presta um bom atendimento ao seu cliente ou ao futuro consumidor. Uma das dicas é usar o meio de comunicação que o cliente utilizou para respondê-lo. Ou seja, caso ele tenha enviado um e-mail, responda por e-mail com o maior número de informações possível.
Além disso, a rapidez com que você responde a um interessado está diretamente relacionado à sua chance de compra. “A gente fala que um lead quente é aquele que é respondido em até duas horas. Uma pessoa que espera um dia para responder, provavelmente perdeu a venda, pois o lead já esfriou e, possivelmente, o concorrente já respondeu”, exemplifica Luciano.
Acompanhamento da OLX
Os vendedores cadastrados na OLX possuem acompanhamento da equipe da empresa. Dessa forma, Luciano explica que o grande diferencial é que a OLX consegue dar direcionamentos que podem otimizar os investimentos feitos em mídia pela concessionária. Além disso, grandes grupos de revenda de automóveis podem solicitar treinamentos presenciais para a sua equipe de vendedores. Nesses eventos há, ainda, o compartilhamento de dados importantes e boas práticas com o intuito de alavancar o negócio do cliente.
Veja essas dicas para fazer marketing dos produtos dentro da OLX
Para ter um bom resultado de vendas dos seus produtos dentro da OLX é preciso que o anúncio seja feito de modo detalhado e de acordo com a sua estratégia de marketing. Contudo, há algumas boas práticas que devem ser sempre seguidas para fazer marketing dos seus produtos na OLX. Confira as dicas que selecionamos para você!
Invista em boas fotos
As fotos são um importante recurso pelas quais os compradores virtuais conheçam seu produto. Por isso, não economize na qualidade e o no número de imagens. Tire fotos com boa resolução e de detalhes que farão a diferença na decisão de compra da sua lead.
A dica do Luciano é usar fotos reais do carro na concessionária. “Orientamos um cuidado com a sombra, luminosidade, além de ter a imagem do carro na diagonal, a fim de mostrá-lo inteiro”, complementa.
Insira nome e descrição completos
Quanto mais informações, maior a chance do seu anúncio ser encontrado com uma simples pesquisa realizada dentro da plataforma ou até mesmo em sites de busca, como o Google. O seu anúncio é a sua chance de impactar o interessado logo no primeiro momento.
Por esse motivo, é fundamental que desde o título do anúncio até a descrição, tudo tenha o maior número possível de informações. Fique atento ao texto explicativo sobre o carro, há alguns itens que não bastam apenas serem mencionados e sim detalhados. É preciso que o vendedor dedique um tempo para fazer um excelente anúncio a fim de conquistar o interessado e possível cliente.
Faça um planejamento
Toda estratégia de marketing precisa de planejamento. É nessa fase que você entenderá e definirá para quem você quer vender e como alcançará esses clientes. Por meio de pesquisas você conhecerá os hábitos do seu público, assim como a maneira como ele se comunica e quais redes sociais que ele usa mais. Dessa forma, alcançá-lo e se relacionar com ele ficará mais fácil.
Tenha um bom relacionamento com cliente
A visão que o cliente tem de você ou da sua empresa tem muita relação com o atendimento que eles recebem. Por isso, desde o primeiro contato com o consumidor até o relacionamento que você tem após a compra é extremamente importante para a boa imagem dos seus produtos e negócio.
Como você viu, não é à toa que se diz por aí que marketing é a alma de um negócio. Por isso, é preciso ter bons parceiros como aliados para o sucesso das suas vendas. A OLX é uma plataforma que vai além das suas funcionalidades. Por isso, que tal conversar com um de nossos consultores e saber mais sobre como a marketing digital OLX pode ser uma aliada na sua estratégia?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.