Quanto mais competitivo é um setor, maior a criatividade exigida de seus protagonistas. Foi com essa ideia em mente que decidimos elaborar este post, em que esclarecemos a importância do marketing digital para revendedores de carros. Afinal de contas, por muito tempo, esse foi um segmento conservador, com métodos de exposição e publicidade bastante tradicionais.
Mas com a chegada das novas gerações, esse ambiente de negócios passou a se beneficiar das ferramentas da nova era, em que se alcança um mar de potenciais clientes com apenas alguns cliques e conteúdos bem planejados. Sendo assim, desenvolvemos este artigo com algumas técnicas de marketing fundamentais à melhoria dos seus resultados. Veja só!
O impacto do marketing digital para revendedores de carros
Uma das virtudes mais relevantes aos empreendedores é a capacidade de se adaptar aos novos tempos. Na realidade, a única máxima que se mantém é a de que o seu produto precisa estar onde o seu cliente está, ou seja, nas telas dos dispositivos móveis.
Como curiosidade, vale perceber a conectividade massiva dos brasileiros, com mais de 41 milhões de residências conectadas à web, com 97,2% destes acessos sendo realizados por dispositivos como os smartphones (IBGE 2018).
Mas o que isso tem a ver com marketing digital? Absolutamente tudo! Afinal de contas, é fundamental perceber como o processo de tomada de decisão do consumidor passou a utilizar as ferramentas disponíveis na rede, trazendo mais conveniência ao comparar opções e considerar compras.
O exemplo mais comum e, portanto, notável, é o de conferir reviews e unboxings de dispositivos eletrônicos — isso também vale para os carros, mas em um formato um tanto diferente. Para sustentar esse argumento, reunimos alguns relatórios levantados por think tanks de gigantes da tecnologia, como Google e Facebook. Na observação da Think with Google, os consumidores interagem com as marcas e suas opções de compras em 5 etapas bem definidas abaixo.
- Comparação: qual o melhor veículo?
- Adequação: esse é o modelo certo para mim?
- Orçamento: eu consigo comprar?
- Situação: onde comprar?
- Oportunidade: estou conseguindo um bom negócio?
A grosso modo, todas essas etapas podem ser experienciadas em algum serviço provido pela sua concessionária, por meio de um portal próprio no qual você permite que o cliente compare, considere, planeje e se decida. Mas a história não fica por aqui. Confira outras estatísticas alarmantes das principais protagonistas desse setor:
- 88% dos consumidores de automóveis utilizam a internet durante o processo de consideração da compra de um veículo (Autotrader);
- 71% das interações digitais ocorreram em uma plataforma mobile (Think with Google).
O Facebook IQ, por sua vez, aprofundou as pesquisas na questão mobile, apontando algumas informações importantes, tais como:
- sites mobile funcionam melhor para comparar especificações (39%) e customizar veículos (36%);
- aplicativos funcionam melhor para coletar informações de garantia (23%) e pesquisar a concessionária mais próxima (22%);
- ambos apresentam a mesma eficiência durante a leitura de reviews das lojas e dos veículos, 43% e 40%, respectivamente;
- de todos os consumidores na busca pelo modelo ideal, 41% destes dizem que estão propensos a baixar o app da loja ou montadora para refinar sua pesquisa durante a tomada de decisão.
Para além disso, o Google identificou que esse tipo de negócio conta com cerca 24 pontos de contato com seus consumidores, dentre os quais destacamos o site das lojas, as mídias sociais, plataformas de vídeo, portais de revisão dos consumidores, site das montadoras e afins. Mas esse não é o ponto principal — um levantamento ainda mais específico (página 8) nos introduz ao peso das soluções digitais no processo de decisão. Veja e compare:
- 83% site da concessionária (digital);
- 81% site da montadora (digital);
- 53% anúncio na TV (offline);
- 19% rádio (offline).
As 5 melhores práticas para aprimorar a sua estratégia de marketing
Por conta de tudo isso, a sua loja precisa revigorar a presença digital, garantindo que ela seja uma solução amigável para acompanhar o usuário durante o processo de compra, em que se converte um potencial consumidor online, em uma venda offline. Para tanto, confira as nossas recomendações!
1. Site
Essa é uma estratégia que já ganhou um ar de tradicionalismo, sendo o seu cartão de visita no universo eletrônico. Mas o seu site deve se destacar da maioria, não sendo apenas uma carta de apresentação com animações, em um navegador. O site de uma concessionária deve contar com uma ferramenta de pesquisa e filtragem, por meio das quais se possa explorar os modelos à venda.
Para além disso, reforçamos a importância de contar com descrições ricas, acompanhadas por uma ficha técnica atualizada de cada um dos modelos, bem como vídeos anexados à galeria de imagens, dando ao consumidor a oportunidade de conhecer o modelo mais de perto. Oferecer toda essa experiência em uma versão mobile é uma exigência mínima, como você pôde constatar no tópico das estatísticas de uso.
2. Conteúdo
Os consumidores mudaram sua forma de interagir com as marcas. Hoje em dia, as empresas entendem que precisam descer da torre de marfim, abandonando aquela ideia de império distante, para se aproximar dos seus clientes em uma linguagem compatível e amigável. Por isso que a estratégia do conteúdo é tão importante, pois promove interação e engajamento com os seus consumidores.
Uma vez conquistados pela consistência do material que você publica, eles passam a confiar na sua marca para realizar a aquisição. A produção de conteúdo pode ser em formato de vídeos, artigos ou fotografias, desde que captem o interesse do consumidor com algum material rico naquilo que se propõe a apresentar.
3. Anúncio
A boa e velha publicidade! Atualmente, tanto o Google Meu Negócio permite que você gerencie a presença da sua loja nessa plataforma, configurando anúncios cirúrgicos para alcançar apenas o público ideal, cortando desperdícios, respeitando o seu orçamento e alavancando os resultados.
4. Vídeo
Embora se encaixe na produção de conteúdo, os vídeos têm um peso muito importante para esse tipo de usuário, sobretudo pela maneira fácil de se consumir mídia nesse formato. Novamente, a Think with Google levantou dados instigantes no tema, apontando que 65% dos consumidores afunilam suas opções depois de assistir a um vídeo, com temas como reviews, especificações e afins.
5. Reputação
Não somente ser vista, mas sobretudo respeitada! Esse é o status que a sua marca deve ter junto ao consumidor, que precisa encontrar sua página em uma mídia social e, imediatamente, entender que pode confiar na sua equipe. Para tanto, reforçamos que você trabalhe a sua presença no Facebook e no card da Google, pois ambas as plataformas disponibilizam um sistema de avaliação de 0 a 5 estrelas, pontuadas pelos usuários.
E assim concluímos mais este conteúdo, após listar 5 ações pontuais para a alavancagem das suas vendas. Quando combinadas, você perceberá o poder dessa grande máquina estratégica, atraindo e engajando pessoas, até a conversão desses consumidores em clientes finais.
Gostou deste artigo descrevendo a importância do marketing digital para revendedores de carros? Então, aproveite para disseminar essa ideia entre os seus colegas e parceiros de concessionária, compartilhando este post nas suas redes sociais!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.