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Posted by Equipe OLX - 11 de novembro de 2020

Saiba como melhorar seus anúncios na OLX e vender ainda mais

Quer dicas para melhorar os anúncios e aumentar suas vendas? Veja o que fazer para ter mais pessoas interessadas no seu negócio!

  • #Autos
  • #ParaOSeuNegócio
melhorar seus anúncios na olx

Com a expansão das vendas online em todos os setores da economia, mais do que nunca é importante que empresas e profissionais repensem a jornada de compra da sua audiência e analisem as possibilidades de otimização.

Melhorar anúncios na OLX, por exemplo, é uma prática altamente recomendada, de modo a buscar pessoas realmente interessadas no seu produto e, com isso, aumentar o número de vendas.

A ideia é que sempre há como evoluir. Esse é o caminho para ganhar visibilidade e se destacar da concorrência. Quer continuar obtendo resultados positivos nas suas transações?

Para ajudar seu negócio a ter grande crescimento em nossa plataforma, entrevistamos Fabiana Marques, Head de Product Marketing na OLX. As dicas que pegamos são essenciais a qualquer vendedor. Sendo, assim, continue a leitura!

Publique fotos perfeitas

Segundo Fabiana, as fotos são uns dos principais focos de atenção para quem realiza buscas. Dessa forma, o vendedor precisa ter em mente que este é um elemento decisivo para levar possíveis compradores ao seu anúncio.

Assim, é essencial caprichar em cada detalhe dessa etapa — escolher uma boa câmera para ressaltar os atributos do produto, capturar imagens que mostrem o produto em questão de maneira atrativa, além de escolher bem quais dessas fotos serão utilizadas.

Vale lembrar que a OLX disponibiliza um espaço para até 20 imagens para cada anúncio. E a recomendação é aproveitar todo esse espaço, sobretudo pelo fato de o comprador não estar presente fisicamente para tocar na mercadoria, ou andar por um apartamento, por exemplo, de modo a analisar todas as particularidades. Isso vai ajudar a diminuir a sensação de insegurança.

Do mesmo modo que nenhum cliente quer investir tempo e energia em algo que não trará satisfação, não vale a pena para o anunciante passar o dia atendendo pessoas que, no fundo, não têm o perfil para comprar.

Assim, o que ajudará a atrair clientes interessados (ou seja, leads qualificados, com maior propensão a fechar o negócio) é fazê-los se sentir como se estivessem presentes fisicamente, examinando o produto. Portanto, não negligencie fotos de qualidade. “Elas podem ser no formato JPG e até ser tiradas do celular”, conta Fabiana.

Para que suas fotos fiquem perfeitas, é preciso dar atenção a alguns pontos como mostrar a iluminação real do ambiente e evitar imagens tortas. Uma imagem muito escura, por exemplo, dá a impressão de não entrar luz natural no ambiente, o que afastaria grande parte dos consumidores.

Outra dica é inserir, primeiro, as imagens que você considera mais importantes e chamativas. Se as deixar por último, é capaz que a maioria das pessoas nem as veja. Uma foto de fachada de um prédio novo e bonito tende a ser muito atrativa, por exemplo. Porém, não se esqueça de adicionar imagens de todos os cômodos, inclusive da garagem.

Por fim, não coloque telefone ou e-mail nessa parte, pois isso infringe os Termos e Condições da OLX. O logo da empresa, também, deve ser adicionado em outro espaço, para evitar que a foto seja desqualificada.

Melhore a descrição dos produtos

No universo online, a descrição de um produto ou serviço pode ser decisiva para concretizar a venda. Por isso, relate bem todas as informações e pormenores nesse campo. O objetivo aqui é mostrar para os usuários motivos convincentes para adquirir seus produtos ou serviços.

Fabiana Marques ressalta que é importante deixar tudo muito claro na descrição, pois são vários novos anunciantes todos os dias, o que significa aumento da concorrência. A transparência nas particularidades é um diferencial. Assim, acompanhe mais essas dicas para melhorar seus anúncios na OLX!

Outro ponto relevante é que a empresa não permite anúncios com palavras de busca sem ligação com o produto/serviço anunciado. Ademais, saiba que links e e-mails também não são permitidos.

Mencione todas as metragens

Para muitas pessoas, saber exatamente a metragem de cada ambiente, e não só do imóvel todo, é primordial. Isso faz com que elas comecem a se imaginar em cada cômodo e consigam visualizar se o imóvel atenderá. Nesse sentido, incluir até o tamanho da garagem pode ser aquele detalhe capaz de fazer um cliente especial se interessar.

Dê uma noção da perspectiva

Diante de um cenário extremamente competitivo, como acontece hoje, as empresas e os profissionais precisam ir além do senso comum e entregar um valor diferenciado aos clientes. E com os anúncios online não é diferente.

É preciso ir além das informações básicas e mostrar por que o seu produto deve ser escolhido. Nesse sentido, se você está vendendo um imóvel mobiliado, é essencial deixar isso claro no anúncio.

A dica é sempre tentar ir um pouco além — ao mencionar o tamanho do ambiente, procure adicionar informações como “o que cabe naquele ambiente”, “há espaço para quantos sofás”. Isso contribui para que a pessoa tenha uma melhor noção do espaço e veja se ele é compatível com as suas expectativas.

Especifique a quantidade de cômodos

Se o seu catálogo de produtos é de imóveis, também é legal mencionar a quantidade de cada tipo de cômodo. São quantas suítes? Ou, quantos banheiros? Esses são dados básicos, que não devem ser esquecidos. Já para os veículos, mencionar modelo, ano e outras características que os diferencie da concorrência é indispensável para o sucesso do seu anúncio.

Suprir esses tópicos, de prontidão, é um ponto a mais garantido para quem deseja melhorar anúncios na OLX. Entre um anúncio no qual o comprador teve dúvidas e outro bastante completo, ele tenderá a sentir mais vontade de agendar a visita neste último.

Fale sobre outros detalhes existentes

Citar o básico é essencial; contudo, não fique apenas nele. Pense em todas as dúvidas que alguém poderia ter, ao buscar por um apartamento ou casa, por exemplo. Em outras palavras, evite esperar que alguém pergunte sobre isso.

Diga, por exemplo, o valor do IPTU e se ele já se encontra quitado para o ano. Mencione itens adicionais das áreas externas, como existência de cobertura, playground, salão de festas, garagem coberta, portaria com segurança. Informar comércio e escolas próximas é mais uma prática bastante positiva.

Por fim, não se esqueça do valor do condomínio, de citar a existência de financiamento e até mesmo a posição do apartamento em relação ao sol.

Faça um título que vende

O título é mais um item impactante dos anúncios, e ele deve ser bem objetivo — descrever o produto ou serviço oferecido em poucas palavras.

Nesse contexto, Fabiana sugere inserir algo que chame a atenção, aliado a um breve resumo das características do item anunciado. Sendo assim, reflita sobre as primeiras informações que possam interessar ao comprador. “Quando alguém procura por um imóvel, por exemplo, quer saber o tipo de apartamento, o bairro, a região e a metragem”, ela ressalta.

Colocar, então, “vendo apartamento em São Paulo, Vila Olímpia, x metros quadrados” é uma boa ideia. Se houver algo a mais que o favoreça, como suítes, vagas na garagem, insira também. Além disso, adjetivos, como “oportunidade única”, “linda casa”, “apartamento charmoso”, “quarto aconchegante”, “garagem espaçosa” tendem a atrair mais a atenção.

Vale lembrar que o título não pode conter palavras ou símbolos que não tenham nenhuma relação com o conteúdo do seu anúncio. Se o seu objetivo é vender um carro, um imóvel ou qualquer outro bem, não poderá usar o termo “compro” ou @#$%*.

Também não utilize o espaço do título para inserir o telefone, por exemplo. “Serão caracteres desperdiçados em que você poderia optar por outra informação, para valorizá-lo”, Fabiana argumenta. Se o consumidor gostar, ele chamará pelo chat e, então, vocês acertam mais detalhes. Isso sem contar que esse tipo de comportamento passa uma impressão de pouco profissionalismo ou desespero para a venda, o que tira um pouco o valor do produto.

Preencha todos os atributos do anúncio

O primeiro ponto para melhorar anúncios na OLX é fazer um planejamento estratégico de todos os atributos que ele precisa preencher. A partir desse trabalho, você entenderá para quem deseja vender e como alcançará esses clientes. 

De um modo geral, quanto mais informações são apresentadas, maiores as chances de o seu anúncio ser encontrado — seja dentro da plataforma ou em sites de busca, como o Google.

Por esse motivo, é fundamental inserir nome, título e descrição completos. No caso de um texto explicativo sobre carros, por exemplo, há alguns itens que não podem ser apenas brevemente mencionados, pois exigem riqueza de detalhes. Logo, a dedicação do vendedor para produzir um excelente anúncio fará grande diferença na conquista de possíveis clientes.

Em algumas categorias, você pode utilizar campos de seleção — isto é, os famosos filtros — para detalhar o produto/serviço oferecido e assim facilitar na busca dos anúncios. Então, preencha corretamente: o ano e modelo do carro, a quantidade de quartos e banheiros que o imóvel tem etc.

Outro elemento muito importante ao preencher um anúncio é o preço. Existe um campo próprio para essa informação, e é interessante que o vendedor, além do valor total, cite as parcelas, se for o caso.

Qualquer divergência entre o preço anunciado e o verdadeiro valor do produto pode resultar na remoção do seu anúncio. Ademais, fornecer contatos verídicos, como e-mail próprio e telefone, ajuda a evitar dores de cabeça com denúncias de outros usuários.

Tire as dúvidas de possíveis compradores por meio do chat do app

Assim como empresas devem prezar pelo bom atendimento aos clientes, uma conversa direta entre anunciantes e compradores também é uma ação decisiva para garantir boas negociações. Isso demonstra proximidade e disponibilidade, além de representar um importante passo para gerar confiança.

Foi pensando justamente nisso que a OLX lançou o recurso de chat no seu aplicativo. Além de ser uma boa oportunidade para tirar dúvidas, o chat permite denunciar irregularidades à OLX. O intuito é que isso também ajude a empresa no controle de anúncios irregulares, podendo inclusive banir certos usuários.

Mas é preciso ter cuidado, pois especialmente para quem tem mais de um anúncio ativo, o bate-papo pode confundir. Isso porque é comum que vários interessados entrem em contato para colher informações sobre esses produtos, gerando diferentes conversas privadas. Logo, é necessário prestar atenção para evitar responder às mesmas perguntas mais de uma vez ou passar informações desencontradas.

Respeite as regras do site

Para garantir a melhor experiência aos vendedores e compradores, a OLX impõe várias regras de criação de anúncios que, se desrespeitadas, podem ocasionar o banimento do usuário da plataforma.

Portanto, é importante prestar atenção às normas que se aplicam às pessoas físicas e jurídicas. Incluir dados falsos, duplicar anúncios ou até mesmo colocá-los em uma categoria errada pode gerar denúncias e aplicação das medidas cabíveis. Na hipótese de prestação de serviços, é fundamental que eles estejam de acordo com a legislação brasileira.

Pague para destacar seu anúncio

Quem já utilizou a plataforma OLX sabe que é possível anunciar de graça. No entanto, as modalidades pagas, também conhecidas como destaques, podem facilitar, e muito, a venda do produto. Elas se dividem em 4 categorias: 

  • básico;
  • prata;
  • ouro;
  • diamante.

Cada categoria tem um funcionamento próprio e interage com diferentes setores da plataforma. Enquanto no pacote “básico” o anúncio aparece no topo das buscas no momento em que o destaque é contratado, na modalidade “prata” ele é fixado no topo das buscas 3 vezes durante uma semana.

No destaque “ouro”, além de o anúncio ficar posicionado no topo das buscas, ele também será inserido na Galeria por 7 dias. Por fim, a categoria “diamante” é aquela que leva o anúncio ao topo das buscas uma vez por dia, bem como o insere nas duas áreas especiais da plataforma: Galeria e Galeria Premium (áreas que são visualizadas acima dos anúncios, na versão web da plataforma).

Como você pôde ver, o segredo para melhorar anúncios na OLX é focar em suprir o máximo de informações. Dessa forma, quando potenciais clientes procurarem você, a tendência é que estejam mais interessados, sejam diretos e não sintam necessidade de tirar muitas dúvidas. Ao fazer esse aprimoramento constante, você chama a atenção de quem tem, realmente, vontade de fechar contrato.

Gostou das dicas? Quer conhecer mais de perto as soluções ideais para potencializar suas vendas? Então, entre em contato com nosso time de especialistas!

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A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.

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