As marcas de carros japonesas são conhecidas por fazerem veículos robustos e confiáveis. Essa fama é justificada pela própria qualidade de seus produtos, já que os modelos são mais resistentes e apresentam menos problemas do que muitas marcas famosas.
Por isso, o Dicas OLX fez um levantamento para descobrir quais são as marcas de carros japoneses mais procuradas na plataforma. Importante ressaltar que realizamos uma curadoria das marcas mais buscadas entre janeiro e julho de 2022, sendo que a lista foi organizada em ordem decrescente, ou seja, da mais até a menos procurada
Honda
A Honda foi a fabricante japonesa com maior volume de vendas na base de dados da OLX nos primeiros sete meses de 2022.
A empresa chegou ao Brasil em meados dos anos 70 para fabricar motos e só começou a vender automóveis em 1992, quando iniciou suas atividades como importadora de veículos. O sedã de luxo Accord foi o primeiro modelo a desembarcar no Brasil, seguido por outros carros importantes, como a minivan Odyssey e o cupê esportivo Prelude.
Nenhum deles, porém, alcançou o sucesso do Civic, até hoje um dos carros mais procurados e vendidos na OLX – e não só entre as marcas japonesas. Foi ele, inclusive, o escolhido para abrir a primeira fábrica da Honda no Brasil, inaugurada em 1997 na cidade de Sumaré (SP).
Nos anos seguintes, outros modelos importantes começaram a ser feitos no Brasil. Enquanto o City atraiu quem procura um sedã com porta-malas grande, o Fit também está entre os carros mais procurados na OLX e conquistou muita gente pelo generoso espaço interno. O modelo, aliás, saiu de linha apenas no começo de 2022, quando foi substituído pelo novato City Hatch.
Toyota
A Toyota foi a segunda marca japonesa mais vendida no levantamento. A empresa desembarcou no país em 1958 com a missão de produzir o Land Cruiser e se estabeleceu de vez quatro anos depois, quando transferiu sua linha de montagem para São Bernardo do Campo (SP). Lá, a produção do lendário Bandeirante foi realizada por quase 40 anos, de 1962 a 2003.
Assim como a conterrânea Honda, a Toyota começou a trazer carros do Japão com a reabertura das importações na década de 90. Nessa época vieram modelos como o luxuoso Camry, a robusta picape Hilux e o Corolla, o maior ícone da história da fabricante no mundo e um dos carros mais vendidos no mercado de seminovos no Brasil.
Sua produção nacional começou em 1998 com a inauguração da fábrica de Indaiatuba (SP), que segue fabricando o Corolla até hoje.
Nissan
Embora não tenha o mesmo prestígio de Honda e Toyota, a Nissan também já conquistou uma legião de clientes e fãs. Prova disso é a empresa ser a terceira marca japonesa mais vendida de acordo com nosso levantamento.
A Nissan chegou a montar veículos no Brasil nos anos 50, mas só veio para cá de forma oficial quatro décadas depois, inicialmente importando veículos. A marca japonesa, porém, cresceria de vez apenas nos anos 2000 com a inauguração da fábrica em São José dos Pinhais (PR), resultado da aliança estratégica global firmada com a Renault. Alguns modelos famosos, como a picape Frontier e a minivan Livina, foram produzidos no complexo paranaense.
A segunda fábrica da empresa no país foi inaugurada em 2014, na cidade de Resende (RJ). De lá saíram modelos como March, Versa e o SUV Kicks. Este último começou a ser fabricado em Resende em 2017, e é o único do trio que ainda é produzido no local. Além disso, o Kicks é hoje um dos modelos mais vendidos da Nissan.
Mitsubishi
A Mitsubishi aparece na quarta posição entre as marcas japonesas mais vendidas na OLX. Como várias marcas que hoje possuem fábricas no Brasil, a montadora começou suas operações como importadora na década de 90.
Fez fama com seus veículos 4×4 bastante robustos, como o Pajero. O SUV chegou a ser sinônimo de status nos anos 90 e perdeu um pouco do prestígio nas décadas seguintes, mas continua sendo um dos carros mais procurados (e queridos) por quem gosta de fazer trilhas. Outro modelo muito cobiçado é o Pajero TR4, um dos maiores sucessos da história da Mitsubishi no Brasil. Sua fama se deve ao estilo sedutor aliado à capacidade de encarar os piores obstáculos na lama.
Por fim, não há como ignorar a picape L200, que repete a trajetória do Pajero. Venerada nos anos 90, ela acabou perdendo espaço para rivais de marcas como Chevrolet, Ford e Toyota. Mesmo assim, a L200 mantém um fã clube bastante fiel, que não troca a picape da Mitsubishi por nada, especialmente pela valentia no fora-de-estrada.
Suzuki
A Suzuki aparece na quinta colocação entre as marcas de carros japoneses mais vendidos na OLX. Famosa por conta dos veículos 4×4, a empresa iniciou suas atividades como importadora e trouxe alguns modelos que construíram a imagem da Suzuki por aqui. Entre os carros lembrados estão o Vitara (e sua versão alongada Grand Vitara) e o pequeno Swift.
A produção nacional começou em 2012 pelas mãos da HPE, que também representa a Mitsubishi no país. O modelo escolhido para abrir as atividades em solo brasileiro foi o valente Jimny.
O jipinho, inclusive, é um dos modelos mais vendidos da Suzuki – e, claro, um dos mais procurados pelos usuários da OLX. Muito querido pelos jipeiros, o Jimny foi produzido até 2022, quando saiu de linha e encerrou a produção de carros da Suzuki no Brasil. Alguns anos antes, o Jimny Sierra estreou no país com um projeto inteiramente novo e tecnologias de ponta sem perder a capacidade de vencer as trilhas mais difíceis.
Subaru
A Subaru desembarcou no Brasil em meados dos anos 90 e fez bastante sucesso naquela década. No entanto, hoje possui uma atuação bastante discreta, justificando a sexta posição no ranking de marcas japonesas mais vendidas.
Se no passado o Impreza conquistou milhares de clientes com sua proposta de sedã com temperamento bastante esportivo, hoje é o Forester que atrai consumidores para a Subaru. Com um design bem tradicional e discreto, o SUV é o modelo mais vendido da marca, representada pelo grupo Caoa.
Lexus
A marca de luxo controlada pela Toyota ocupa o sétimo lugar na lista, mas não é por falta de qualidade de seus produtos. Pelo contrário: os preços mais altos justificam as vendas mais baixas em relação à Toyota, sendo uma empresa com produtos mais acessíveis.
Entre todos os modelos vendidos pela Lexus, o CT200h é um dos mais vendidos. Além do valor mais acessível, o hatch conquista clientes por ser híbrido como o Toyota Prius, com o qual ele compartilha o projeto.
No caso dos SUVs, a dupla UX e NX também é bastante procurada por quem busca um carro mais sofisticado e confia na imagem de robustez construída pela Lexus ao longo das décadas.
Mazda
A presença da Mazda na última posição não surpreende quem acompanha os acontecimentos da indústria automotiva. Isso porque a fabricante está fora do mercado brasileiro desde o final dos anos 90.
A trajetória da Mazda foi muito breve no Brasil. Durante os 10 anos em que esteve de forma oficial no país, ela trouxe os modelos MX-3, MX-5 e 626 pelas mãos do grupo varejista Mesbla, que fechou as portas em 1999.
A falência da empresa também acabou com as operações da Mazda no país, uma vez que a Ford (então dona da marca) decidiu não dar continuidade às importações. Desde então, algumas tentativas fracassadas de retorno aconteceram. Em 2017, o então presidente da Mazda descartou uma possível volta ao país, especialmente após a inauguração de uma fábrica no México.
Veja também:
- Novo HB20 2023: confira preços e versões do carro Hyundai
- Carro híbrido: conheça as vantagens e desvantagens
- Carros da Kia Motors: confira os 10 modelos mais buscados
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.