Como acompanhar e reduzir os impactos das mudanças na economia no cenário atual?

Entender o comportamento do consumidor e o cenário em que a sua empresa se encontra são
mudanças na economia

Entender o comportamento do consumidor e o cenário em que a sua empresa se encontra são ações fundamentais para conseguir se destacar. Independentemente de qual seja a sua área de atuação, é preciso estar sempre atento às oportunidades que podem surgir. Mas como fazer isso dentro do cenário da COVID-19? A boa notícia é que existem algumas formas de se atualizar.

Sim, os impactos da pandemia do coronavírus são imensos nos mais variados segmentos, mas a economia vai ser retomada em algum momento e, por isso, é fundamental estar preparado. Para isso, é necessário entender o contexto em que a sua empresa está inserida e, assim, realizar as alterações e melhorias. Mas o que deve ser feito para reduzir os impactos no mercado?

Infelizmente, não existem respostas prontas para essa pergunta. Por outro lado, algumas tendências no comportamento de consumo são evidentes. A partir dessas estratégias, é possível continuar competitivo em um mercado tão concorrido. Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e descobrir como mitigar os impactos das mudanças na economia? Confira!

Qual é o panorama atual da economia brasileira?

Antes de entender o cenário pós-pandemia e recuperação econômica, é fundamental compreender a realidade atual. Segundo um estudo realizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a queda no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve alcançar o seu pior índice histórico. A redução deve chegar ao 5,3% em 2020, superando a recessão de 4,35% em 1990.

Os fatores que influenciam a economia são os mais variados, porém, um dos mais relevantes é o desemprego. Isso reforça, portanto, como os números no Brasil não devem ser positivos. Afinal, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o total de desempregados no país por conta da pandemia deve chegar aos 8 milhões de profissionais.

Acompanhando os impactos no mercado, as mudanças na economia também trazem algumas novas tendências para se observar. Além disso, o período de retomada econômica pode ser relevante, absorvendo uma forte demanda oprimida dos consumidores. Por isso, também é importante ficar de olho em quais são os comportamentos que devem ser atualizados.

Quais são as principais mudanças no mercado promovidas pela pandemia?

Na prática, quais são as tendências promovidas pelas mudanças na economia? Como esse ainda é um assunto muito recente, listamos os fatores mais relevantes para continuar de olho e garantir que a sua empresa esteja sempre atualizada. Confira!

Investimento na presença online

A transformação digital foi ainda mais acelerada durante o período de isolamento social. Por isso, é fundamental investir na presença online da sua marca. Garantir que os seus produtos sejam oferecidos nas mesmas plataformas em que os consumidores estão é um diferencial. Caso contrário, as suas chances de sucesso tendem a reduzir consideravelmente.

Aposta nos canais digitais para a aquisição de clientes

As plataformas online não devem ser utilizadas apenas para se fazer presente, podem ser o caminho mais fácil para garantir a aquisição de mais clientes. Anunciar os seus produtos em canais apropriados, por exemplo, pode garantir que os impactos da pandemia sejam reduzidos. Uma experiência de compra nos canais digitais pode potencializar as suas vendas.

Adoção da jornada de compra phygital

Segundo um estudo do Google, 24% dos brasileiros vai priorizar a compra de produtos e a contratação de serviços por meio dos canais online. Dados da GfK já indicavam o comportamento phygital dos consumidores, com a jornada de compra se dividindo entre o online e o físico. Agora, porém, esse comportamento vai ser reforçado, exigindo uma atuação omnichannel.

Oferecer experiências que mesclem os dois canais é essencial. O contato entre vendedor e cliente, por exemplo, pode ser feito de forma remota no início, mas se desenvolver até uma física presencial ao imóvel ou para fazer um test-drive no veículo. O importante é garantir que o consumidor se sinta confortável em toda a sua jornada e se concentre apenas em realizar a compra.

Nova abordagem para a equipe de vendas

Um estudo da PwC mostra que quase 70% dos brasileiros preferem a interação com uma pessoa real, mas os vendedores também precisam se adaptar. Desempenhando um papel de especialistas, é importante dominar o assunto por completo e oferecer o suporte aos clientes. Ou seja, auxiliar o consumidor a encontrar a melhor solução para o que ele tanto procura.

A comunicação nos PDVs também deve mudar. O discurso mais agressivo para conseguir vendas precisa ser adaptado ao contexto de consumo mais lento. O foco dos vendedores deve ser a fidelização dos clientes e a criação de relacionamentos mais duradouros. Por isso, desempenhar esse papel de auxílio pode se tornar um diferencial.

Análise do comportamento dos consumidores

Entender qual é o perfil do seu consumidor também é essencial para melhorar. Afinal, só assim é possível oferecer uma experiência de compra mais próxima do que ele deseja. O objetivo é entender com maior precisão quais são as suas preferências, desejos e dificuldades. A partir dessa análise, é preciso realizar algumas mudanças e garantir a abordagem correta.

Monitoramento e busca constante por melhorias

Além de todas as tendências acima, é ainda mais importante assegurar que melhorias e adaptações sejam feitas regularmente. Realizar as alterações vai permitir que uma estratégia não se torne obsoleta ou pouco eficaz. Ficar atento ao nível de satisfação do consumidor, receber feedbacks, todos esses fatores passam a ganhar um papel ainda mais relevante nesse cenário.

O mercado corporativo exige atenção de quem deseja um lugar de destaque. Em um período de pandemia e crise econômica, esse trabalho de monitoramento se torna ainda mais importante para alcançar resultados positivos. Por isso, ficar atento às mudanças na economia é tão essencial: permite um tempo de resposta mais rápido para adaptar o seu negócio ao novo contexto.

Sabemos, porém, que as mudanças são muito dinâmicas. Em um cenário de incertezas, é ainda mais importante se manter atualizado. Que tal, então, receber conteúdos como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail? Assine a nossa newsletter e fique sempre bem informado!

olx ensina

Receba nossos conteúdos em seu e-mail

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.