A Fiat Strada foi lançada em 1996 e contava com duas versões: Fiat Strada Working e Fiat Strada Trekking, que integravam a linha Palio e tinham como objetivo substituir a Fiorino Picape. Desde então, já chegou causando impacto devido a seu tamanho, modernidade, variedade de equipamentos e inovação como Fiat Strada Cabine Dupla.
Ao longo de 26 anos de sucesso, o modelo passou por quatro reestilizações e diversas inovações para o segmento. Com o lançamento de sua segunda geração, em 2020, a Nova Strada é inspirada na Fiat Toro e segue trilhando seu caminho de glória, liderando a categoria e figurando entre os carros mais vendidos do país.
Destaques do Fiat Strada
Inovação e pioneirismo são palavras que acompanham o modelo desde seu início. O mercado viu a primeira picape a sair de fábrica com cabine estendida, ainda em 1999 e, anos depois, foi a primeira a apresentar cabine dupla e, posteriormente, a contar com uma terceira porta.
A picape apresentou também, em sua terceira reestilização, o sistema de bloqueio eletrônico diferencial Locker, auxiliando o veículo a vencer pequenos obstáculos em estradas de terra, além de teto solar. Todas essas inovações garantiram o sucesso e topo do mercado para picape da Fiat.
Gama atual
A Nova Fiat Strada chega ao mercado apresentando seis versões:
- Nova Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 8V;
- Nova Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 8V;
- Nova Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 8V;
- Nova Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 AT;
- Nova Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 8V;
- Nova Fiat Strada Ranch Cabine Dupla 1.3 AT.
O novo visual inspirado na Toro dá um tom esportivo à picape produzida em Minas Gerais. Debaixo do capô da nova geração encontramos motores Fire 1.4 de 88 cv e Firefly 1.3 de 109 cv, alinhados ao novo câmbio tipo CVT encontrado nas versões Volcano e Ranch.
Aliás, a Ranch é a versão mais nova da linha, contando com acabamento diferenciado em preto brilhante, painel bicolor, volante, bancos e câmbio em couro.
Conclusão
Com a Fiat Strada 2022 fica clara a tradição do modelo em inovar. Assim como foi ao longo de sua história, a picape mostra vocação para atuar como veículo de lazer, trazendo mais conforto e espaço, além de também entregar capacidade de carga e robustez, garantindo características essenciais para o trabalho pesado.
As novidades como as quatro portas e o redimensionamento do ar-condicionado garantem ao ocupantes do veículo muito mais veículo, que graças ao carregador por indução e tela multimídia entregam bastante conectividade. É preciso se atentar apenas às versões automáticas que entregam 50 kg a menos de capacidade. O volume, porém, continua sendo o mesmo: 844 litros.
Veja também:
- Honda New City 2022: o sedan que é a nova referência do segmento
- Carros Elétricos no Brasil: Uma realidade acionável para o futuro?
- Como financiar seu carro?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.