Se você ganha R$ 1000 a cada R$ 100 investidos em anúncios, o que fazer em um período de crise? Cortar ou manter a verba? A resposta nos parece óbvia, pois o retorno de R$ 900, nove vezes maior que o valor aplicado, é realmente muito mais vantajoso.
O que explica, então, que tantas empresas façam cortes de verba em seus departamentos de marketing? Em geral, elas não sabem o que é ROI — o indicador de Retorno Sobre o Investimento. Por isso, não têm uma base sólida para direcionar o dinheiro e acabam aprofundando as dificuldades em que se encontram.
Neste artigo, vamos aprender a fazer o cálculo para medir o desempenho de anúncios e outros meios de divulgação. Esse trabalho vai permitir a otimização das suas verbas de marketing para vender mais e melhor. Confira!
Afinal, o que é ROI?
ROI é a sigla do termo “Return On Investment”, ou “Retorno sobre o Investimento” em português. Trata-se de um indicador muito importante para compreender o impacto de cada ação de marketing sobre os lucros da empresa para saber qual estratégia foi mais vantajosa.
Como calcular o ROI de um anúncio?
Para fazer o cálculo percentual do ROI de uma ação de marketing, você pode usar a seguinte fórmula:
% ROI = [(Lucro obtido – Investimento) ÷ Investimento] × 100
Veja um exemplo: vamos supor que sua concessionária comprou um seminovo por R$ 15 mil e teve um custo administrativo de R$ 2 mil relativo à regularização dos documentos, recuperação do carro e despesas de gestão da própria empresa, como pagamento de salários, contas diversas etc.
Depois, você investiu R$ 500 em um anúncio de destaque desse carro no jornal da sua cidade, com um preço de revenda de R$ 20 mil. Ou seja, o lucro pretendido será igual ao preço final menos os custos do produto: apenas R$ 3 mil.
Considerando que o carro foi vendido logo após o anúncio, temos a seguinte aplicação na fórmula:
% ROI = [(Lucro obtido – Investimento) ÷ Investimento] × 100
% ROI = [(3.000,00 – 500,00) ÷ 500] × 100
% ROI = [5] × 100
% ROI = 500%
O que a fórmula do ROI representa?
Um ROI de 500% significa que retorno obtido na venda do veículo foi 5 vezes superior ao capital investido no esforço de divulgação. Parece um bom resultado! No entanto, como não costumamos fazer esse cálculo, acabamos sem a certeza de que o dinheiro vai, de fato, retornar em forma de lucro.
A insegurança cresce quando o cenário não é tão favorável quanto a situação descrita, ou seja, quando não conseguimos vender o carro na primeira tentativa. E se fosse necessário comprar mais de 5 anúncios para fazer a mercadoria sair? Você teria prejuízo e todo o esforço teria sido em vão.
Por isso, precisamos buscar meios de divulgação com o maior percentual de ROI possível. Assim, é possível investir menos com resultados iguais ou superiores, ou mesmo ampliar essa verba para conquistar ainda mais vendas.
Por que anúncios online são mais vantajosos?
Há várias formas de divulgar os automóveis da sua concessionária, mas você pode apostar que anúncios online sempre vão ter o melhor ROI do mercado. Entenda o porquê!
Descrição mais completa e confiável
Os anúncios de carros em meios de divulgação impressos geralmente não trazem muitos detalhes, porque o custo dessa ação aumenta de acordo com o espaço usado. Além disso, essa é uma realidade cada vez mais distante do comprador, que procura ter o máximo possível de informações antes mesmo de pensar em fazer contato com o vendedor.
Já na internet esse espaço é ilimitado e organizado de maneira prática, com descrição completa, fotos e link direto de contato para facilitar a interação. Um bom atalho para atrair seus clientes!
Alcance direcionado a nichos específicos
O comportamento de pesquisa dos compradores de carro sempre tem a internet como ponto de partida. Depois de se informar sobre modelos, vantagens, desvantagens e preços nos buscadores e portais, os clientes vão diretamente aos marketplaces especializados, como a OLX, que atrai mais de 100 milhões de buscas por mês.
Afinal, é mais cômodo e seguro refinar a pesquisa a partir das opções online, e só depois partir para o encontro pessoal com o vendedor. Nessa lógica, só no primeiro semestre de 2017 mais de 1 milhão de automóveis foram vendidos por meio da plataforma.
Venda em menor tempo
Ainda que o tempo de venda não esteja diretamente mensurado na fórmula do ROI, ele acaba sendo responsável pelo aumento dos percentuais de retorno. Isso porque um carro vendido em menos tempo produz novas fontes de capital com rapidez, permitindo variação de investimentos em grande escala.
Na OLX, por exemplo, cerca de ⅓ dos carros anunciados são vendidos em até 4 dias, em uma média de 5 veículos por minuto. Essa agilidade evita estoque parado e permite novas aquisições de mercadoria que estimulam o crescimento da concessionária.
Como a OLX pode ajudar você?
Ao aderir a uma Conta Premium com vantagens exclusivas, você vai ter direito a uma página que reunirá todos os seus anúncios com a marca d’água do seu logotipo nas imagens.
A ideia é simular uma vitrine online da concessionária. Caso sua empresa ainda não tenha um site, é uma boa opção de endereço virtual para incluir no seu cartão de visitas e prospectar novos negócios com uma apresentação muito mais profissional.
Essa página também tem um chat para contato com os clientes, e você ainda tem a opção de direcionar as conversas para um endereço de e-mail profissional para facilitar a gestão de leads.
Depois, é só escolher o plano de anúncios que mais atende às suas necessidades. Existem 4 categorias (bronze, prata, ouro e diamante) com diferentes períodos de anúncio, frequências de destaque e espaços de divulgação.
Na dúvida, o usuário Premium também conta com um suporte operacional VIP para conhecer cada uma dessas modalidades e garantir as melhores opções para cada caso.
Mas lembre-se de sempre de confirmar se o investimento valeu a pena ou não. Agora que já você sabe o que é ROI, fica muito mais fácil, não é? Converse com nossos consultores, anuncie na OLX e impulsione suas vendas!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.