É bastante comum nos depararmos com essas duas forças quando estamos fazendo uma pesquisa sobre algum veículo. A diferença entre torque e potência é uma dúvida que embaralha a cabeça dos consumidores e apaixonados por carros, mas para que não haja mais dúvidas, desenvolvemos este artigo para explicar o significado dos termos e qual a relação entre eles.
Torque: o que é?
O torque do motor nada mais é que a força produzida pelo motor de um carro. Esta força é gerada no movimento produzido pelos pistões quando eles sobem e descem. Geralmente medido em quilograma-força-metro (kgfm), o torque também pode ser calculado em Newton-metro (Nm) e, embora o motor sempre gere torque quando trabalha, o número varia bastante, alcançando o seu valor máximo normalmente entre 2.800 e 4.000 rpm.
Um motor que gera bastante força em baixas rotações entrega agilidade, sendo muito útil no trânsito urbano, quando se precisa retomar velocidade de maneira mais rápida. Já veículos que exigem uma rotação maior para produzir muita força, tendem a ser mais lentos para reagir ao acelerador e sair do lugar.
Leia também: O que fazer com pneu furado? Dá pra consertar?
Potência do motor: o que é?
Observando o conceito físico, a potência é a energia produzida após algum tempo de trabalho. Basicamente, a potência de um motor é responsável por fazer o combustível se transformar em velocidade. No Brasil, a potência é medida em cavalos-vapor (cv), e em outros países pode ser observado em quilowatts (kW) ou horse power (hp).
De modo simples, a potência é a velocidade com a qual o pistão gira a árvore de manivelas, conhecida como virabrequim, que está ligada à rotação do motor. Ou seja, quanto maior a rotação, maior a potência. Quanto antes o torque surgir, em rotações baixas, mais rápido a potência se fará presente.
Geralmente, o condutor sente a potência quando mantém a marcha engatada por mais tempo que o normal. Se o veículo desenvolver facilmente, é porque o motor entrega uma boa quantidade de cavalos. Por sua vez, se o carro demorar a deslanchar e ganhar velocidade, é porque o veículo conta com pouca potência.
Diferença entre torque e potência: entenda
Para resumir e deixar a diferença bem clara, o torque é responsável pela força para sair da inércia, vencer obstáculos, como os off-roads ou transportar grande quantidade de cargas, como picapes.
A potência, por sua vez, é a responsável por entregar velocidade, sendo fundamental para os modelos esportivos.
Veja também:
- Carros PCD 2022: quais modelos atendem à nova legislação
- Consultar histórico do veículo grátis na OLX: como fazer?
- Consulta de IPVA 2022: veja as tabelas de cada estado
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.