Observação, contexto e estratégia: eis o DNA do OLX Talks de 2020! Este foi um evento inédito que promovemos em 22 de setembro, com o objetivo de reunir mentes importantes do mercado para discutir as principais movimentações.
Assim, reafirmamos nosso compromisso com a sua sustentabilidade no mercado, oferecendo informação gratuita e de alta qualidade. Para isso, elaboramos este artigo especial, em que apresentamos os principais tópicos e como você pode assistir à gravação do evento. Acompanhe!
O OLX Talks
Quase no fim de 2020, é seguro dizer que a maioria do mercado já está parcialmente adaptado aos impactos da pandemia. Como todos sabemos, a crise do coronavírus desencadeou efeitos globais, transformando rápida e severamente os comportamentos de consumo.
Foi com isso em mente que promovemos o OLX Talks. O objetivo desse evento foi jogar uma luz sobre o mercado, reunindo profissionais de destaque para analisar e discutir os efeitos e reações de todos os setores, com uma atenção especial aos segmentos imobiliário e automotivo.
O OLX Talks foi um absoluto sucesso, pois condensou todo um ano de superação e parceria em duas horas bem-aproveitadas de conversa, aprendizado e estratégia — replicando o mesmo efeito positivo de todos os webinars, vídeos e conteúdos temáticos sobre 2020.
Entre outras coisas, a missão do OLX Talks foi destacar os pontos de adaptação mais fundamentais para a sua continuidade no mercado, oferecendo as ferramentas e dicas necessárias para que a sua operação siga competitiva e em evidência, contornando os desafios e consequências da pandemia.
Mas não fica por isso, pois o OLX Talks foi mais longe. Além de levantar questões e sugestões sobre o futuro do consumo, o encontro também foi palco para discussões sobre as mudanças no comportamento do consumidor, a identificação de novas tendências e a adequação ao tão falado novo futuro.
Um panorama sobre o evento
Parceria — essa é a palavra que melhor define a atuação da OLX durante a travessia pela crise de 2020. Sendo um leitor assíduo do nosso blog, você já deve estar familiarizado com todas as ações que lançamos para amenizar os impactos desse período sobre os nossos clientes.
Essa foi uma noção apresentada pelo CEO da OLX Brasil, Andries Oudshoorn. Introduzindo o evento, Andries destacou a evolução, transparência e responsabilidade da OLX no cenário nacional, que, além de crescer durante o período, demonstrou-se fundamental à mobilização econômica do país.
Com um crescimento consistente e sustentável, a OLX foi prova viva da “imortalidade” dos negócios digitais na pandemia. Afinal de contas, essas soluções foram o “bote salva-vidas” na recuperação econômica de muitos empreendimentos nesse período.
Surfando na digitalização, o encontro também serviu para lançar a OLX Pay, apresentada como o jeito mais seguro, prático e fácil de vender e comprar na OLX. Uma nova solução de pagamento digital que traz mais simplicidade na interação dos consumidores e anunciantes, além da segurança na hora de comprar ou vender.
Em seguida, Marcos Leite, COO da OLX Brasil, assume o comando para destacar como “Parceria” foi uma expressão valiosa, simbólica e referencial para a nossa atuação em 2020. Durante este ano, conduzimos uma série de ações voltadas à qualificação e preparo dos nossos leitores, profissionais de autos, imóveis e outras categorias.
Aqui, destacamos a produção de conteúdos voltados para vendas na quarentena e webinars. Além disso, foram 20 milhões doados em espaços publicitários dentro da OLX, para ajudar e incentivar pequenas e médios empreendedores a expandir sua visibilidade no período. Por fim, habilitamos a inclusão de vídeos na plataforma, ampliando a atratividade dos anúncios.
O novo presente do consumo: uma montanha-russa
Mas, afinal de contas, o que é possível extrair do novo normal? Da maneira como vemos, esse ainda é um sentimento comum em boa parte dos empreendedores que se sentem paralisados e confusos com os efeitos da crise sobre seus respectivos mercados.
Foi com o objetivo de esclarecer tal tema que reunimos três personalidades estratégicas para explicar essa situação. O bloco “Novo presente do consumo: uma montanha-russa” foi conduzida por:
- Juliana Tubino — CRO da Resultados Digitais;
- Marcos Calliari — CEO da Ipsos Brasil;
- Marcos Pacheco — CEO da Phone Track.
Durante essa sessão, o trio discutiu as principais mudanças comportamentais impostas pelo cenário de crise. Por atuarem em mercados diferentes, foram capazes de levantar insights diferenciados, resultando em uma argumentação panorâmica sobre todos os setores.
Mas, além de dedicar atenção especial ao consumidor e seus gatilhos comportamentais, essa conversa debateu as principais estratégias de reação do mercado. Por isso, é uma apresentação fundamental para ajudá-lo a navegar sobre a concorrência, enxergando como o setor vem se adaptando e o que você pode fazer para acompanhar ou superar tais movimentos.
O novo futuro da economia: uma represa de oportunidades
No entanto, nenhum negócio é capaz de sobreviver se apenas se prepara para o presente. Inclusive, essa é uma razão pela qual muitas empresas cederam aos impactos da crise — a falta de preparo preventivo, seja pela ausência de reservas, seja por uma operação analógica e pouco moderna.
Foi por isso que OLX Talks contou com um encontro dedicado ao futuro. Para isso, Sandra Montes, Diretora de Marketing da OLX e Rafael Nader, Diretor comercial de Classificados da OLX, conduziram uma roda viva com o Tiago Mattos, futurista e co-fundador da Aerolito.
Essa foi uma parte especial, pois se dedicou a apontar uma série de dicas fundamentais para que você identifique e aproveite as oportunidades criadas pela crise. Em nossa visão, essa conversa oferece um mergulho profundo na transformação digital e em sua importância para o sucesso e competitividade no mercado.
Além de discutir pontos comportamentais, como o perfil do comprador de imóveis, o bloco “Novos futuros da economia” aproveita o espaço para expandir a cabeça do empreendedor, demonstrando a importância de adotar uma postura reativa e estratégica contra os impactos da crise, investindo pesado em digitalização, visibilidade e tecnologia.
É com isso em mente que convidamos você a dar o play e mergulhar em todas essas ideias. Além das seções acima, vale destacar a presença ilustre de Lukas Draginas, Diretor de Autos da OLX Europa, que trouxe uma visão global sobre a pandemia e seus impactos no setor automotivo.
De igual maneira, contamos com a participação importantíssima de Mike DelPrete, Estrategista Tecnológico para o Setor Imobiliário em sua primeira vez no Brasil. Nesse bate-papo, você descobre as vantagens das pequenas e médias empresas na corrida da modernização e adaptação tecnológica.
É disso que se trata o OLX Talks, mais de duas horas repletas de conteúdo especializado, com ideias, observações e estratégias de profissionais de destaque tanto no Brasil como no mundo. Agora, não perca essa oportunidade e acesse as gravações, onde você pode assistir o evento na íntegra ou apenas as entrevistas exclusivas com Lukas Draginas e Mike DelPrete.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.