Aumentar as vendas é um objetivo sempre presente em qualquer loja, especialmente no setor automobilístico. O desafio, nesse caso, é encontrar estratégias realmente eficazes, que tragam resultados positivos frequentes. Afinal, uma receita que sobe e desce dificulta o planejamento e gera um clima de incerteza.
Nesse contexto, uma boa notícia pra o vendedor de automóveis é que a internet tem um grande potencial pra potencializar as negociações de qualquer negócio, inclusive a revenda de veículos.
Ao utilizar as ferramentas digitais, a loja pode impactar um grande número de pessoas muito além do alcance de um ponto comercial físico, por sinal. Isso sem falar na agilidade de interação entre o vendedor e o potencial cliente!
Quer saber como usar a web a seu favor? Veja abaixo como você pode aproveitar a internet pra melhorar as vendas de uma loja de carros. Boa leitura!
Postando anúncios online
Já faz tempo que os classificados de jornal não são mais a principal fonte de consulta de quem quer adquirir um automóvel. Hoje em dia, com a facilidade de acesso à internet e a grande variedade de opções de produtos no ambiente digital, podemos dizer que os consumidores adquiriram o hábito de pesquisar na web antes de comprar.
Por esse motivo, anúncios online são uma excelente maneira de divulgar veículos e, consequentemente, aumentar as vendas. Com uma boa plataforma de publicidade no mundo digital, o vendedor pode inserir diversas fotos dos carros, descrever as características técnicas, colocar telefone direto de contato etc.
Mais um benefício dos anúncios online é o fato de eles poderem ser “filtrados” por quem pesquisa em uma plataforma de divulgação, como a OLX. Assim, o consumidor consegue visualizar ofertas de regiões geográficas específicas, o que favorece a aproximação entre potencial cliente e vendedor.
Divulgando produtos e promoções nas redes sociais
Se no passado a televisão era a grande fonte de entretenimento dos brasileiros e anunciar nessa mídia custava muito caro, a internet surgiu justamente pra revolucionar essa realidade. Hoje em dia, as pessoas já passam uma parte considerável do dia conectadas à web, especialmente às redes sociais.
Diante desse contexto, as empresas podem realizar uma comunicação mais pessoal, “um pra um”, em vez da estratégia de massa da TV. Com anúncios profissionais e bem-formatados, as revendedoras de veículos podem utilizar as redes sociais pra divulgar ofertas e impactar consumidores que estejam pensando em adquirir carros.
Uma das vantagens das redes sociais é que o vendedor consegue medir quantas pessoas viram e interagiram com a peça publicitária. Desse modo, é possível fazer testes e descobrir a forma mais eficaz de aumentar as vendas, seja por meio de feirões, de promoções, de brindes, de serviços complementares etc.
Mantendo contato com os clientes
O mundo atual é muito dinâmico. As pessoas navegam na internet por vários sites e redes sociais. Como as opções são inúmeras, entre um clique e outro o possível cliente pode abandonar uma página e pesquisar o anúncio de um concorrente. Por isso, é indispensável que a revendedora de veículos ofereça canais práticos de atendimento.
Ao fazer anúncios bem-preparados, com informações que deixem o mínimo de dúvidas, a empresa já elimina um pouco as objeções às vendas. Além disso, ao se colocar à disposição do consumidor pra qualquer tipo de esclarecimento, a loja facilita o fechamento do negócio.
Vale lembrar que um anúncio profissional pode, muitas vezes, ser responsável pela concretização de uma venda. Mesmo que a decisão de compra, no caso de um automóvel, seja tomada na loja física, geralmente precedida de um test-drive, a peça de divulgação cumpre o papel de atrair o consumidor.
Como no ambiente digital há várias possibilidades de escolha, o potencial cliente costuma ser atraído pelos anúncios que destaquem melhor as características dos automóveis — o que inclui fotos de diversos ângulos e dados de quilometragem, motorização, componentes etc.
Usando aplicativos e de chats
“Esse carro é de único dono?”, “Quais são as forma de pagamento?”, “Em quanto tempo tenho o veículo pronto pra uso?” são exemplos de perguntas de consumidores que podem rapidamente ser respondidas pelos vendedores por meio de aplicativos de conversas instantâneas ou de chats integrados às plataformas de anúncios.
A utilização dessas ferramentas ajuda a aumentar as vendas, uma vez que a loja não deixa que o cliente “fuja” pra a concorrência por falta de informação. Com alguns cliques que duram segundos, o vendedor faz o atendimento e pode sanar todas as dúvidas dos consumidores.
Vale destacar que, se a loja for prestativa no ambiente online, o público-alvo já vê seriedade na negociação. Isso favorece um olhar mais amigável dos interessados na compra, principalmente no segmento de veículos usados, em que os clientes costumam ser um tanto desconfiados.
Criando campanhas de e-mail marketing
Em vez de uma postura somente receptiva, a internet permite que as revendedoras de automóveis também tenham uma abordagem ativa, com foco em aumentar as vendas. Pelas campanhas de e-mail marketing, a empresa pode enviar ofertas diretamente para os consumidores.
É bem verdade que essa prática demanda um interesse prévio por parte dos clientes, por meio do cadastro voluntário dos seus dados de contato na base da loja.
Um jeito de aumentar a adesão é oferecer conteúdo de qualidade, seja em blogs, posts ou vídeos, com dicas de como dirigir, como cuidar bem do veículo, como colocar em dia a documentação do carro, entre outros assuntos.
Depois que o consumidor voluntariamente fornecer seu e-mail pra loja, é possível iniciar um relacionamento de longo prazo, que eleva a confiança do cliente no estabelecimento e, consequentemente, ajuda a aumentar as vendas.
Como vimos, a internet tem um potencial imenso pra ajudar o vendedor de automóveis a fechar negociações e a cumprir metas. Ao aproveitar as ferramentas disponíveis no ambiente digital, a loja de carros fica sempre de prontidão pra atender às necessidades do público e, pela excelência no atendimento, consegue vender mais.
Por falar no uso da internet pra aumentar as vendas, como você utiliza a web no seu negócio? Deixe seu comentário aqui no blog e conte pra gente. Participe!
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