Prestar atenção aos perfis dos mais variados tipos de compradores de carro é um desafio constante na rotina de quem atua no setor automotivo. Nesse sentido, as estratégias de venda de carro para jovem precisam levar em conta as necessidades e as prioridades desse público, as quais nem sempre são as mesmas que as observadas em outras faixas etárias.
Afinal de contas, diversos fatores influenciam a relação que cada grupo tem com o veículo. Assim, conhecer as demandas da geração que ainda está começando a ter contato com esse mercado — mais conhecida como geração Z — é fundamental para se preparar da forma adequada para atendê-la.
Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para ajudar a compreender melhor quem é a geração Z, como se comunicar com esse público e vender carro para jovens, além de outras informações importantes. Acompanhe!
Esse é um dos assuntos que serão tratados no Conecta Autos 2022, evento presencial que vai acontecer no dia 1º de novembro, em São Paulo, com o tema “O futuro é aqui”. Clique aqui, garanta seu ingresso e não perca palestras e conteúdos do setor automotivo com grandes nomes do mercado que vão te ajudar a acelerar ainda mais o seu negócio!
Quem é a geração Z?
De modo bastante simplificado, geração Z é um termo usado para se referir às pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. Estamos falando de um grupo formado por jovens que cresceram em contato com a internet e as novas tecnologias. Por isso, têm uma percepção de mundo diferente das gerações que os antecederam.
Assim, é interessante não confundir geração Z com geração Y — os chamados millennials. Por ter nascido entre 1980 e 1995, boa parte da geração Y também cresceu bastante conectada. Porém, uma parcela desse grupo chegou a vivenciar um mundo anterior ao surgimento da internet e, não necessariamente, tem uma forte conexão com as tecnologias dos dias atuais.
Conhecer as diferenças entre as gerações é essencial para entender os comportamentos de cada uma delas, especialmente no que se refere aos seus hábitos de consumo. É isso que define as estratégias de marketing voltadas a cada tipo de público e ajuda o mercado a se preparar para as tendências que estão chegando.
Quais são as principais características e comportamentos da geração Z?
A forte relação da geração Z com a tecnologia é responsável por moldar boa parte de suas características mais marcantes. Essas pessoas são consideradas “nativas digitais”, cresceram em um mundo conectado, no qual não parece haver uma grande distinção entre as vidas online e offline. Por esse motivo, a ideia de não estarem conectados chega a ser impensável.
A agilidade do ambiente da internet, com informações constantes chegando em tempo real, faz com que a geração Z seja bastante ansiosa. São jovens que querem respostas rápidas, quase que instantâneas. Por outro lado, a vivência em um cenário de crise econômica os tornou mais pragmáticos e realistas na hora de tomar decisões financeiras.
Outra característica marcante da geração Z é o seu engajamento em questões sociais e ambientais. A internet possibilita que compartilhem seus pensamentos e críticas com grande facilidade, o que permite a formação de uma rede de ativismo que não se limita ao ambiente online, mas que se estende para atitudes concretas.
O que a geração Z está buscando?
As características e os comportamentos que citamos influenciam diretamente os hábitos de consumo da geração Z. O pragmatismo de que falamos leva esses jovens a pensarem bastante antes de tomar a decisão de comprar um carro. Questões como o custo de manutenção do veículo e o estresse do trânsito são preocupações comuns.
Além disso, a geração Z tem uma relação diferente de suas antecessoras com a mobilidade urbana. A rede de transporte público está cada vez mais ampla, e o surgimento dos aplicativos de transporte facilitou exponencialmente o deslocamento de quem não tem veículo próprio. Tudo isso passa a impressão de que investir em um carro já não é uma necessidade urgente.
Desse modo, não é difícil notar que a geração Z busca um consumo mais consciente. Carros ainda são um interesse, mas o processo de compra passa por uma reflexão profunda, que envolve aspectos financeiros e ambientais. Para muitos, o automóvel deixou de ser considerado um símbolo de status para ser um bem com finalidade prática.
Como se comunicar e vender carro para jovens da geração Z?
Quem trabalha com vendas em geral sabe muito bem que as técnicas tradicionalmente utilizadas para atrair compradores mais velhos nem sempre funcionam com os mais novos. No segmento automotivo não é diferente. Vender para geração Y — pelo menos no que se refere à parcela mais jovem dos millennials — e para geração Z exige estratégias alinhadas à forma como esses públicos se comunicam.
Por isso, quem quer vender carro para jovem precisa saber se expressar de uma maneira capaz de estabelecer uma conexão com as pessoas dessa faixa etária. Isso significa adotar uma linguagem leve e descontraída, com um bom toque de humor. Ele pode incluir memes e emojis, bem como a produção de conteúdos de fácil e rápida absorção, como vídeos informativos.
Logo, é muito importante investir em uma plataforma de venda online, aproveitando o fato de que a geração Z gosta de estar sempre conectada e tem o hábito de comprar pela internet. Muito acostumados a pesquisar sobre produtos que despertam seus interesses, os jovens querem informações claras sobre os veículos, agilidade no processo e um atendimento personalizado e eficiente por meio de chat e de mensagens.
Quais são os modelos de carros mais buscados pela geração Z?
Além de saber utilizar a linguagem e os meios adequados para se comunicar com a geração Z, também é fundamental oferecer os modelos de automóveis que mais atraem esse público. A seguir, listamos alguns deles:
- Hyundai HB20: com um design arrojado e itens tecnológicos, o modelo consta entre os mais buscados de 2021;
- Chevrolet Onix: é um modelo elegante e moderno, com a conectividade a bordo que os jovens procuram;
- Fiat Argo: hatch compacto e, ainda assim, espaçoso;
- Fiat Mobi: modelo subcompacto, com design moderno e central multimídia;
- Volkswagen Gol: modelo tradicional que chama a atenção pelo baixo consumo de combustível.
Como o custo é uma preocupação dos jovens, veículos seminovos são uma alternativa bem-vinda. Outra característica bastante procurada é a conectividade a bordo. Nesses modelos, é possível ter acesso à internet e utilizar aplicativos que, por exemplo, abrem e fecham o carro a distância, ligam o ar-condicionado, rastreiam o veículo, agendam revisões e fazem chamadas de emergência, entre outras funcionalidades.
Diante de todos os fatores que abordamos até aqui, fica claro que ter uma forte presença digital é imprescindível para conseguir dialogar com a geração Z e atrair esse público. Assim, vale a pena apostar nesse tipo de estratégia de captação de clientes se quiser vender carro para jovem e melhorar cada vez mais os rendimentos do seu negócio.
Então, quer ampliar suas chances de vender carros para os jovens da geração Z? Confira a pesquisa de mobilidade do Data Autos OLX e entenda melhor sobre os comportamentos de mercado!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.