Como serão os carros do futuro? Na verdade, algumas respostas para essa questão já até existem, e muito do que era promessa até pouco tempo atrás já se mostra realidade em modelos nacionais e internacionais de diversas fabricantes.
Logo, prever como se parecerá o mercado automotivo dos próximos anos não é uma tarefa tão difícil quanto pode parecer. Inclusive, muitas novidades já podem servir de diferenciais e chamarizes para concessionárias e revendedores de veículos a partir de agora, sabia?
Sendo assim, vamos mostrar 6 exemplos e tendências dos carros do futuro e como os revendedores poderão agregar ainda mais valor em suas ofertas. Boa leitura!
O que esperar do mercado automotivo para o futuro?
Assim como outros setores da economia, o mercado automotivo passou por diversas transformações tecnológicas nos últimos anos. Isso possibilitou uma mudança contínua na forma de conduzir veículos de lá para cá.
Desde os primórdios de sua história com Henry Ford, e sua linha industrial — que os carros poderiam ser de qualquer cor, desde que fossem pretos —, até inovações mais modernas, como tração 4×4, combustão a álcool e câmbio automático moderno (que inclusive, é invenção brasileira, sabia?), tudo já foi tendência e novidade em suas épocas!
Hoje, não diferente disso tudo, as inovações se mostram cada vez mais rápidas e dinâmicas no mercado. Talvez, os carros do futuro que imaginávamos no passado já possam ser vistos nos salões de automóveis ou até em concessionárias.
Notícias recentes, como a proibição de carros a combustão até 2025, na Europa, ou o lançamento de um protótipo voador da Embraer, só reforçam que o futuro, na verdade, é agora! Certamente, em pouco tempo, tais novidades serão realidade em sua concessionária e na garagem de seus clientes.
Quais carros do futuro já existem e o que mais se pode esperar de tendência? Veja 6 exemplos!
A seguir, destacamos alguns modelos de carros do futuro ou tecnologias que já são realidade para uma boa parcela dos consumidores, além de outras tendências que o mercado automotivo nos promete daqui para frente. Confira!
1. Carros elétricos e híbridos
Ainda que os modelos elétricos e híbridos, hoje, estejam distantes da realidade financeira da grande maioria dos brasileiros, já é possível encontrá-los à venda em muitas concessionárias. Gradativamente, eles começam a ser incluídos na lista de desejos dos consumidores nacionais.
Modelos como o Renault Zoe, o Nissan Leaf, o Chevrolet Bolt e o JAC iEV40 são apenas alguns exemplos desses carros do futuro já comercializados no Brasil. Eles já atraem um nicho do mercado — e a tendência é que esse tal nicho só cresça nos próximos anos.
Se é só questão de tempo para os elétricos e híbridos se tornarem mais acessíveis, como vem ocorrendo em diversos países da Europa, após pacotes de incentivos do governo, pode apostar que essa onda chega aqui!
2. Carros autônomos
Se você sempre imaginou carros do futuro com pilotos automáticos e sem a presença de um condutor em todo o trajeto, então… Bem-vindo ao futuro. Afinal, isso já é uma realidade em prática e de extremo sucesso, pelo menos nos Estados Unidos.
O primeiro deles foi um caminhão sem motorista apresentado pelo Google, e que já está em uso em alguns estados americanos. Outras montadoras também mostraram seus protótipos e modelos, e alguns especialistas apostam que, em questão de poucos anos, boa parte da malha logística do país será comandada por esse tipo de veículo.
3. Monitores tipo HUD
Alguns dos carros do futuro apresentam esse diferencial, que podemos incluir no universo da realidade aumentada. Os chamados HUDs (Head-Up Display) ou, na tradução literal, Monitores de Cabeça Erguida, são painéis avançados que projetam informações importantes diretamente no para-brisas do carro, permitindo que o motorista não baixe os olhos para o painel convencional.
Algumas dessas ferramentas pretendem mostrar as faixas da pista exatamente onde o carro se localiza, possíveis obstáculos e até fazer a sinalização das vias em condições de neblina ou chuva forte. É como se o vidro do veículo transmitisse, de forma aumentada, a realidade lá de fora. Incrível!
4. Conectividade
As transformações digitais são tão dinâmicas nesses tempos que, se pararmos para observar com detalhes, veremos que certas tendências tecnológicas já passam batidas em nossas rotinas. É o caso, por exemplo, de conectar o bluetooth do carro no seu smartphone, realizar uma ligação por chamada de voz ou, até mesmo, estacionar sem encostar as mãos no volante.
Tudo já existe não faz muito tempo, mas muitas vezes, nem parecem mais novidades, tamanho o advento e a rapidez da tecnologia. No entanto, tais inovações estão longe de parar por aqui!
A cada dia, os modelos surgem com novas funcionalidades e diferenciais em seus painéis, como videogames para passageiros, realidade 3D, conexão wi-fi, aplicativos integrados, Inteligência Artificial, entre outras.
5. Biometria e chaves inteligentes
A biometria já está presente em diversos setores em nossa rotina, e isso não tardaria muito a chegar ao mercado automotivo. Hoje, alguns modelos já utilizam o sistema para abertura de portas e ignição dos veículos, o que agrega ainda mais diferenciais nesses carros do futuro e impactam fatores de vendas, como maior segurança, praticidade e modernidade ao consumidor.
6. Dispositivos avançados de segurança
Além de mais eficientes, os carros do futuro tendem a ser cada vez mais seguros. Ou melhor, muitos deles já são! Isso porque uma série de dispositivos, funcionalidades e sistemas inteligentes vem sendo estudada – e implementada – ao longo dos anos, garantindo assim frenagens mais eficazes, estabilidade completa na pista, e até mesmo, avisos e alertas de perigo para o condutor.
Quer exemplos mais práticos? Então, podemos destacar tecnologias que alertam o motorista em caso de sonolência, controladores de velocidade, freios automáticos com sensores de colisão ou atropelamentos, proteção contra incêndios em acidentes, entre outros.
Como os carros do futuro impactam as vendas e como se preparar para essas mudanças?
Como bem destacamos, não espere o futuro para adaptar a sua concessionária, loja ou revenda de veículos, pois você e o mercado já estão o vivenciando. Boa parte dessas mudanças contínuas já podem ser sentidas — e usufruídas — pelo seu negócio. Por exemplo, com:
- mais valor agregado;
- novas experiências ao cliente;
- novas oportunidades de negócio;
- maiores margens de lucro;
- ampliação da gama de escolhas e preferências do consumidor.
Enfim, essas são algumas dicas e informações úteis sobre tendências no mercado automotivo e como já é possível imaginar alguns carros do futuro. Como bem vimos, muitas dessas novidades, na verdade, já são realidade em muitos modelos e tecnologias, agregando mais oportunidades e opções de venda de carros em seu negócio. Então, não deixe de acompanhar a evolução do mercado e estar bem posicionado para abraçar as tendências que fazem sentido para o seu negócio.
Curtiu as dicas? Então, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e marque seus amigos e profissionais do ramo que também vislumbram um mercado automotivo ainda mais moderno e inovador.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.