Os carros GM sempre fizeram sucesso no Brasil e mesmo os modelos mais caros já lideraram as vendas ao longo das décadas. O Monza, por exemplo, é um sedã médio que passou anos na liderança durante os anos 80 (1984 a 1986), um feito inédito àquela época e que destoava da dinâmica do mercado nacional.
Mas a proposta de carro popular também foi assumida pela marca, sendo o Chevrolet Corsa é um dos grandes destaques nesse segmento. O modelo lançado em 1994 tinha mecânica confiável, já equipada com injeção eletrônica, acabamento superior ao dos rivais e ganharia versões que contemplavam todos os tipos de uso.
Quer saber mais sobre a montadora estadunidense que conquistou o mercado brasileiro? Veja por que os carros da Chevrolet continuam sendo uma preferência do consumidor nacional e a importância de saber comercializá-los de acordo com o perfil da loja e do público!
Um pouco mais sobre a presença dos carros da General Motors no Brasil
Mesmo tendo marcado época nos anos 60 e 70 com seus motores robustos, altas cilindradas e não raramente 6 cilindros em linha, que esteve no clássico Opala, foi nos anos 80 e 90 que a marca se destacou totalmente.
O Chevette foi o primeiro modelo da GM a liderar a classificação de mais vendidos, tendo desbancado o Volkswagen Fusca em 1983. Nos anos seguintes, como já foi comentado por aqui, o Monza liderou. Depois disso veio a revanche da montadora Alemã, que manteve o Gol no topo entre 1987 e 2013, feito praticamente impossível de ser batido.
Mas nos anos 90 os GM veículos se destacaram entre os verdadeiros amantes de carros, com o auge de modelos como o Omega, sucessor do Opala. Na primeira metade daquela década o Monza encerrava seu ciclo no mercado brasileiro com números bastante convincentes. O Kadett, que era um derivado do Monza, também merece menção honrosa nesse período.
Os outros reforços da linha Chevrolet nos anos 90
A virada de chave da marca veio em 1994, com o seu popular Corsa, que ganharia versões sedan, perua e picape. A base do projeto sobreviveu até recentemente, com o Classic, que mesmo cansado foi mantido na linha Chevrolet porque ainda era bastante procurado pelo público.
Na mesma época de seu lançamento houve a abertura do mercado nacional e a chegada das primeiras gerações do Vectra e Astra, uma colaboração feita com a Opel, braço da GM na Europa. Os modelos chegavam nas concessionárias brasileiras ainda com os emblemas da Opel colocados na Alemanha, mas eram substituídos logo que desciam da cegonha pela famosa “gravatinha da Chevrolet”.
Pouco depois, no final dos anos 90, foram lançadas as versões nacionais, que fizeram muito sucesso. Astra e Vectra tinham propostas semelhantes, embora o primeiro fosse um pouco mais barato. Ambos tiveram longa vida na linha, sendo que o Vectra passou por uma mudança profunda em 2005, igualando-se ao Astra Alemão.
Já o Astra nacional foi o mesmo entre 1998 e 2011, com reestilizações muito superficiais. Bem verdade, a marca foi bastante criticada pela longevidade e poucas novidades de alguns de seus modelos no ano de 2010, época que coincide com alguns outros erros da marca.
Recalculando a rota
Nos últimos 15 anos a Chevrolet acumula algumas derrotas e grandes acertos. O maior erro é o lançamento do Agile em 2009, um modelo de beleza questionável, sem proposta clara e que evidenciava a perda de rumo da marca à época.
Uma pena que o erro tenha se estendido para a Picape Montana, que era linda quando inspirada na última geração do Corsa. Ao ganhar a frente do Agile ela deixou de ser vista com frequência nas ruas do Brasil.
A segunda geração do Prisma, lançada em 2013, deixou para trás o excesso de simplicidade do Celta e pôde bater de frente com outros sedans compactos feitos pela concorrência. Mas o grande acerto viria com o Chevrolet Ônix, que colocou a Chevrolet de volta no topo dos mais vendidos, apesar da concorrência forte e inimaginável há algumas décadas: os carros da Hyundai, montadora coreana que se firmou no Brasil.
Os carros mais procurados da GM
Agora chegou a hora de conhecer os carros mais procurados da General Motors nos últimos anos. Confira!
Chevrolet Ônix
Lançado em 2012, o primeiro desafio do modelo foi se reforçar e driblar a má fama adquirida com os resultados pífios nos primeiros testes de segurança. Superado esse problema, o carro de entrada da Chevrolet liderou a classificação de mais vendidos entre 2015 e 2020, perdendo o posto para o Hyundai HB20 em 2021.
Mas é preciso fazer uma ressalva: o que prejudicou o desempenho do modelo foi a falta de unidades disponíveis para compra no mercado, pois a linha de produção do Ônix foi uma das mais prejudicadas pela baixa oferta de semicondutores no mercado global. Em outro cenário, o resultado poderia ter sido diferente.
Chevrolet Tracker
É outro modelo que no Brasil remete ao final dos anos 90, mas sua primeira versão não fez o sucesso esperado. Trazida da Argentina, o modelo não inspirava a mesma confiança que a maioria dos outros carros da marca, o que mudou com seu relançamento em 2013.
Hoje é a principal aposta da marca para morder uma fatia do mercado de SUVs, o que vem sendo a prioridade da maioria das montadoras. A Tracker não é o modelo mais badalado, mas entrega bom custo-benefício, um pacote generoso de itens de série, motorização moderna e design atraente.
Chevrolet Spin
A Spin foi lançada com a missão de aposentar a Zafira, que fez grande sucesso, mas já sentia o peso da idade. Seria injusto dizer que a Spin é tão querida quanto sua antecessora, porém continua sendo bastante vista nas mãos de frotistas e de muitas famílias grandes, que precisam da terceira fileira de bancos.
Os carros GM oferecem muitas vantagens ao público consumidor, por isso são boas apostas para os vendedores, que precisam conhecer bem as informações do mercado para construir uma oferta alinhada com a demanda do público.
A confiança conquistada pela empresa, a qualidade de seus produtos e estar na memória das pessoas faz com que a marca sempre esteja na preferência do mercado, inclusive com condições especiais da linha Chevrolet para PcD.
Gostou de saber mais sobre os carros da Chevrolet? Conheça a lista completa de carros mais buscados da marca!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.