A indústria automobilística está em constante evolução. Buscando sempre mais conforto, segurança e rendimento, o mercado de automóveis mudou muito ao longo dos anos. Entretanto, clássicos sempre ocupam um lugar na garagem e no imaginário do consumidor.
Neste artigo, vamos apresentar o ranking de carros mais vendidos na OLX e fizeram e ainda fazem muita história no país. Confere aí:
Volkswagen Gol
É claro que o Gol, o clássico da Volkswagen, estaria na nossa lista. Lançado em 1980, o hatchback foi líder de venda por quase 20 anos e, embora não encabece mais a lista dos carros mais vendidos, o compacto segue com extremo prestígio, se tornando, após o fim do Fox, o carro mais acessível da montadora alemã.
Conhecido pela qualidade e eficiência de seus motores, o modelo de 2022 pode ser encontrado em até três versões, apresentando em sua opção de entrada o motor 1.0 flex de até 84 cv de potência e transmissão manual. O carro, que é equipado ainda com airbags, freios ABS e alerta de frenagem de emergência, se mostra extremamente seguro e confortável, embora deixe a desejar na quantidade de itens de série.
Fiat Palio
O Palio foi um projeto extremamente ousado e disruptivo da Fiat. Lançado como primeiro nacional da categoria a contar com airbags ainda em 1996, o hatch foi a grande referência da montadora italiana por mais de 20 anos, quando deu lugar de vez aos seus sucessores Mobi e Argo.
O último lançamento, em 2018, trouxe como versão de entrada o Palio Attractive, que contava com o motor Fire EVO 1.0 e transmissão manual, além de ar condicionado, airbags, freios e abs. Confiável e barato, a pequena gama de itens de série poderia ser suprida com kits opcionais, que traziam Rádio Connect, volante em couro e retrovisores elétricos tilt down.
Fiat Uno
38 anos, mais de 4 milhões de vendas, diversas inovações e troféus. Essa breve descrição resume bem a importância do Uno para o mercado nacional e, principalmente, para a Fiat. O modelo, produzido na fábrica de Betim, conseguiu a façanha de ser importado para Itália, país sede da montadora e foi um dos carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil
Sendo hoje a opção intermediária da Fiat, o Uno se apresenta como uma opção de veículo urbano, econômico e muito moderno. Além do banco traseiro bipartido, garantindo conforto, praticidade e mais espaço, ele conta com volante multifuncional, central multimídia totalmente conectada e o motor Firefly 1.0 Flex, que entrega desempenho e eficiência.
Chevrolet Corsa
O Corsa chegou ao mercado brasileiro em 1994, nove anos depois de seu lançamento na Europa. O emblemático carro da GM chegou com a dura missão de substituir o Chevette e, ao longo de suas quase duas décadas, teve além do famoso hatch, uma versão sedan, pick-up e até station wagon.
No ano de 2012, o Brasil viu ser lançado o último modelo do Corsa contando com o possante motor 1.4 8V Econoflex de até 105 cv de potência. Extremamente básico em seu interior, o modelo contava apenas com vidros elétricos dianteiros e travas elétricas, com o opcional de sistema de áudio. No mesmo ano, vimos o Corsa, Zafira, Meriva, Vectra, Astra, Omega, conhecidos como “Linha Opel”, sumir das concessionárias da Chevrolet.
Chevrolet Celta
O Celta foi lançado no início do século XX como carro de entrada na montadora. Herdando a mesma plataforma do Corsa, se tornou o carro mais potente da categoria e atraiu muitos olhares. Tendo sua produção encerrada em 2015, foi substituído pelo Onix, mas deixou um sedan como herdeiro: o Prisma, lançado em 2006.
O último modelo, de 2015, fazia parte já da segunda geração e contava com duas versões: LS e LT. A versão de entrada, bem simples, oferecia as opções de duas ou quartas portas, trazendo o motor 1.0 VHCE Econoflex de até 78 cv de potência, com um novo grafismo apresentado pela Chev e iluminação “Ice Blue”. O compacto contava como grande novidade a cor prata no catálogo.
Ford Fiesta
O hatchback da Ford é produzido desde 1976 e chegou ao Brasil em 1995. Nos seus 24 anos de vida, o Fiesta conquistou o consumidor acostumado a comprar carros de outras categorias. As 2 milhões de unidades vendidas no Brasil e 20 milhões no mundo colocam o Fiesta como terceiro carro mais vendido pela Ford na história.
O New Fiesta hatch em 2017 ganhou sutis retoques no visual se aproximando da geração européia. Com faróis em LED e nova grade, o veículo ganhou uma central multimídia SYNC touch-screen conectada aos principais apps, além dos motores 1.6 16V e 1.0 EcoBoost. Em 2019, o modelo deu adeus do mercado nacional e, posteriormente, vimos uma série de mudanças mais drásticas promovidas pela montadora.
Honda Civic
Com incríveis 10 gerações na bagagem, o Civic chegou ao Brasil em seu quinto facelift no ano de 1992, com a abertura do mercado para importações. Infelizmente, devido a mudanças de estratégia, a montadora japonesa descontinuou a produção do modelo no Brasil, apostando no New City como substituto. O Civic, agora importado, tem previsão de chegada ao mercado nacional apenas no segundo semestre de 2022.
Para o modelo de 2022, a Honda apostou em uma gama de itens de série tecnológicos. Sua moderna estação multimídia conta com carregamento de smartphone por indução, integrada ao Android Auto e Apple Carplay, além do Pacote Sensing, entregando bastante conectividade, modernidade e segurança ao veículo comandado pelo motor 2.0 que esbanja até 176 cv de potência.
Toyota Corolla
Sedan médio mais comercializado do Brasil, o Corolla é também o carro mais vendido de todos os tempos. Vendeu o dobro do Civic, seu principal concorrente. No país desde o começo da década de 1990, antes mesmo da virada do milênio já era produzido em solo brasileiro. Hoje, corresponde a mais de 50% do mercado nacional, contando inclusive com uma versão híbrida.
Extremamente seguro e confortável, o modelo 2022 apresenta um design agressivo e imponente, trazendo lanternas e faróis em LED, além de uma grade cromada na frente. Em seu interior, encontramos um painel elegante que conta com uma tela LED flutuante para a central multimídia. Seu motor 2.0 VVTiE Flex de até 177 cv de potência, somado a transmissão Direct Shift, garantem uma direção suave e confortável ao condutor.
Ford Ka
Seguindo a lista, temos o compacto da Ford. O Ka teve sua produção iniciada no Brasil em 1997, seguindo o modelo europeu e, de lá pra cá, passou por algumas estilizações, a última em 2014. Devido ao fechamento da fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, o modelo saiu de linha em 2021, ainda com bons números de venda.
Econômico e popular, o Ka 2022 é um ótimo carro, com uma bela gama de itens de série e com um preço acessível. Equipado com motor 1.0 na versão de entrada, o compacto da Ford entrega até 85 cv de potência e garante uma economia de até 13,4 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada.
Volkswagen Fox
“Compacto para quem vê, gigante para quem anda”. Um dos slogans mais populares do Brasil acompanhou o Fox por quase toda sua vida. O compacto, que teve sua produção encerrada em 2021, apresenta um visual bem robusto e garante bastante conforto e versatilidade ao condutor.
O último modelo do Fox venceu o prêmio na categoria ‘Custo-Benefício’, da revista ‘Motor Show’ e podia ser encontrado em duas versões: Connect e Xtreme. Ambas apresentavam um motor 1.6 de 104 cv de potência, volante funcional com comando I-System, tecnologia para apoio em manobras, direção elétrica e central multimídia de 6,5 polegadas com Bluetooth e entrada USB.
Veja também:
- Saiba tudo sobre as melhores estratégias para vender carros
- Carros compactos: quais são os modelos mais procurados pelo público?
- Vale a pena vender carro batido? Entenda
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.