O cheiro de carro novo é uma sensação de que praticamente todo motorista gosta. Mas se você acha que ela ocorre apenas no momento da compra de um veículo zero-quilômetro, saiba que é possível replicá-la na aquisição de automóveis seminovos e até usados!
Com alguns cuidados especiais, o vendedor pode preparar o carro para a negociação, de modo a utilizar a estética para atrair a atenção do consumidor. No dia a dia, você já deve ter percebido como um veículo “brilhando” consegue fisgar um potencial cliente, não é mesmo?
Pelo contrário, um automóvel sujo, com lama, poeira, manchas, mau cheiro etc., tende a passar despercebido pelos visitantes da loja ou, então, torna-se menos valorizado do que realmente poderia ser.
Para ajudá-lo na preparação da venda, listamos 10 cuidados que você precisa ter para conseguir o famoso cheiro de carro novo. Acompanhe!
1. Aspire o veículo
Como às vezes a revendedora pega um seminovo ou um usado na negociação de outro automóvel, pode ocorrer de o carro antigo vir bem sujo para o estoque. Logo, é importante utilizar um aspirador de pó para sugar os resíduos do seu interior.
Mas, antes de realizar essa tarefa, é preciso se certificar de que não há objetos pequenos que podem ser aspirados pelo equipamento, como chaveiros, moedas, pendrives de música etc.
2. Lave bem os tapetes
Se forem de borracha, os tapetes do carro podem ser lavados com escova de cerdas grossas, como aquelas utilizadas na lavagem de roupas.
Entretanto, se os tapetes forem do tipo carpete, é necessário aspirá-los antes, para só depois lavá-los com uma escova mais macia. Com isso, você evita que o material do suporte para os pés seja danificado.
Na lavação, é possível utilizar detergente neutro com água ou shampoo automotivo.
Lembre-se de que, no trabalho para conseguir o famoso cheiro de carro novo, a lavação dos tapetes deve ser feita no início das atividades, para que eles possam secar enquanto as outras tarefas são realizadas.
3. Limpe o painel
O painel é uma área do interior do veículo bastante exposta, por isso, deve estar bem limpa. Uma maneira de fazer isso é, em um primeiro momento, usar um pano úmido para retirar o excesso de poeira. Em seguida, você pode colocar silicone líquido ou aerossol para polir essa superfície.
Só não passe esse produto no volante, para não deixá-lo escorregadio. Além disso, não é recomendável utilizá-lo sobre o velocímetro, para que essa parte do painel não fique embaçada.
4. Cuide dos vidros
Conforme o modelo do automóvel, os vidros podem ser uma parte considerável da área do carro.
Por esse motivo, é indispensável que eles sejam limpos e, depois, polidos com uma solução própria para o serviço. Não se esqueça de utilizar panos diferentes para cada etapa dessa operação.
5. Preste atenção aos bancos
Com o tempo, os bancos do veículo podem ficar encardidos, o que traz um aspecto desagradável. Para lavá-los, é necessário retirá-los do automóvel. Como isso nem sempre é possível, uma boa alternativa é usar um pano úmido para limpá-los.
Também é possível utilizar uma conhecida solução caseira, composta por uma mistura de água, álcool, bicarbonato de sódio, vinagre e amaciante.
Essa receitinha não só retira o mau cheiro, como ainda ajuda a remover manchas. Seja qual for a sua escolha, seque os bancos à sombra.
6. Higienize o ar-condicionado
Um passo importante para conquistar o cheiro de carro novo é fazer uma higienização do ar-condicionado eficiente. Como nem sempre dá para realizar um serviço profissional, próprio para esse aparelho, uma opção é usar produtos de spray, comercializados justamente para limpar esse equipamento.
Se você quiser que o bom odor fique por bastante tempo no veículo, é recomendável checar o estado de conservação do filtro do ar-condicionado, para saber se ele está em boas condições de uso. Caso contrário, o odor agradável da limpeza pode sumir rapidinho!
7. Use odorizador para dar cheiro de carro novo
Após limpar todo o interior do veículo, para caprichar no arremate, utilize um odorizador para, aí sim, deixar o automóvel com um cheiro de carro novo bem agradável.
Existem vários produtos desse tipo no mercado, como líquidos, em gel, em pastilhas etc. Dependendo do modelo, o odorizador pode ser colocado na saída de ar existente no painel.
Só cuide para não escolher uma fragrância extravagante demais, que possa gerar desconforto no potencial cliente. Nessas horas, é melhor optar por produtos que satisfaçam o “cliente-padrão” da loja.
8. Lave a lataria
Depois de concluir a limpeza interna do carro, é hora de lavar a lataria. Comece das partes mais altas e, em seguida, vá para as mais baixas. Utilize água com detergente neutro ou shampoo automotivo para a lavação, além de esponja ou pano de microfibras.
De preferência, faça esse serviço por setores, para evitar que a espuma seque sobre o carro antes de ser enxaguada. Além disso, lembre-se de esfregar a lataria do carro em movimentos circulares, sem forçar demais, para não riscar.
9. Encere o carro
Após secar o veículo com um pano macio, passe a encerá-lo na sombra, para evitar a formação de manchas. No início, distribua a cera sobre a superfície com movimentos circulares. Depois é só fazer o polimento, que pode ser realizado manualmente ou com o auxílio de uma politriz automotiva.
Capriche nessa tarefa, pois ela será responsável por grande parte da boa estética do carro na hora da venda. Como diz o ditado, as pessoas compram “com os olhos”, não é mesmo?
10. Dê um trato nos pneus
Por fim, não se esqueça de cuidar dos pneus. Se eles estiverem bastante sujos, ainda na lavagem, é recomendável esfregá-los com uma escova para tirar a sujeira mais grossa. Depois, é só passar o famoso líquido “pretinho”, para dar um brilho especial na lateral dos compostos de borracha.
Gostou dessas dicas para alcançar o tão esperado cheiro de carro novo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para amigos e colegas como é possível repaginar um veículo por meio de uma limpeza profunda!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.