Muitos vendedores têm dúvidas sobre a comissão de vendas de carros, incluindo aspectos como o cálculo desse montante, como ele deve ser aplicado e quando considerá-lo. O tema é relevante por se tratar da forma de incentivo mais eficiente para que os vendedores deem o máximo na profissão, além de trazer os melhores resultados à empresa.
Neste material, esclarecemos o que é comissão de vendas e trazemos as principais informações sobre o assunto. No final desta leitura, você saberá melhor como maximizar suas vendas e, consequentemente, seus ganhos com comissões. Acompanhe!
O que é comissão de vendas?
Comissão de vendas é um percentual do valor de uma venda destinado à remuneração do vendedor de carros comissionado, sendo que o montante pago é baseado em cada venda realizada. A finalidade é recompensar os vendedores de uma empresa pelo esforço, bem como incentivá-los a conquistar melhores resultados para a organização.
Como funciona a comissão no mercado de automóveis?
Na prática, a empresa define uma política de comissão para que seus vendedores não tenham dúvidas sobre como ela funciona. Ela deve conter tópicos como metas mensais a serem atingidas, valores mínimos ou máximos, entre outros detalhes.
No entanto, existem diferentes tipos de comissões que podem ser adotados. Entenda melhor alguns deles:
- sobre o lucro por carro: é oferecido um percentual sobre o lucro que o automóvel trouxe à empresa. Aqui são descontados custos com manutenção, limpeza, tributos e outras despesas;
- sobre o valor do veículo: a comissão consiste em um percentual sobre o valor total do veículo;
- sobre a entrada financeira: o valor não é calculado no comissionamento se um veículo é entregue na negociação;
- valor fixo por venda: é oferecido um valor fixo por cada veículo comercializado. Quanto mais carros vendidos, maior será o valor comissionado por carro.
Como é calculada?
Apesar de o cálculo de comissão de vendas ser geralmente simples, há vários fatores que devem ser considerados para que seu cálculo seja justo, seja para carros novos, usados ou seminovos. Entenda o que é considerado nesse momento:
- percentual de comissionamento: deve ser adequado de acordo com cada produto. Aqueles de alto valor podem ter comissões maiores, mas giram em torno de 2,5% e 8%. Além disso, vendas de longo ciclo podem ter comissões maiores para incentivar mais os vendedores;
- período de aquisição de vendas e pagamentos: estabelece a data em que o pagamento é feito. Por exemplo, deve-se definir se a data da venda será considerada o dia em que o vendedor fechou negócio, ou se será aquele em que foi emitida a ordem de venda;
- soma das vendas individuais: consiste no total do valor que será pago ao vendedor, somando as vendas que ele realizou;
- critérios para validação da venda: são definidos outros detalhes que influenciam no pagamento. Por exemplo, esclarece se a comissão é aplicada quando a venda é feita, mas o cliente ainda não fez o pagamento.
Como aumentar a comissão de vendas de carros?
Há estratégias específicas que devem ser aplicadas para que os vendedores consigam alcançar e superar suas metas. Entenda-as melhor a seguir.
Defina metas
A primeira etapa é definir boas metas para as comissões. De forma geral, os administradores do negócio devem ter em mente o que a empresa pretende alcançar com as colocadas, como aumento do volume de vendas ou do ticket médio, redução de churn (clientes que deixaram de fazer negócios), alcançar mais comissões, entre outras.
Já em relação aos vendedores, eles precisam ter clareza sobre as metas que precisam atingir e qual será a recompensa caso consigam alcançá-las. Você pode definir metas pessoais que superem as estipuladas pela empresa, mas elas não devem ser excepcionalmente fáceis ou muito difíceis.
Conheça bem o seu público
Quanto mais informações você conseguir sobre seu público, melhores serão suas estratégias de marketing e será possível tornar o produto mais apresentável. Com um plano de marketing mais eficiente, vende-se mais e, consequentemente, atingem-se metas mais ambiciosas.
Compreenda seus clientes
Conheça detalhadamente como seus clientes pensam, quais são suas dores, reais necessidades, costumes, vontades, entre outras questões. Com essas informações, você consegue manejar a negociação visando agradar melhor o consumidor e fazer com que ele fique mais propício para finalizar a venda.
Nesse tópico, também se aplica o que é chamado de venda consciente. Trata-se de uma tática em que se tenta conquistar os clientes pela honestidade e qualidade do atendimento, encontrando o veículo que realmente atenda às suas necessidades.
Aposte em boas estratégias de venda
Estratégias de vendas são planejamentos criados pelos gestores da companhia que, quando seguidos, aumentam a probabilidade de venda dos carros, melhoram a imagem da marca e aumentam a receita. Nele estão previstos objetivos e prazos de vendas, além de métodos que devem ser aplicados pelos vendedores para aumentar a eficiência.
Com o transcorrer do tempo, você e seus líderes devem aplicar métricas que mostram se a estratégia está sendo efetiva. Esses dados permitem perceber quais aspectos podem ser aprimorados.
Anuncie em sites confiáveis
A venda de carro online é uma tendência crescente que veio para ficar, já que possibilita que os clientes adquiram veículos de forma mais rápida, fácil e confortável.
No entanto, é fundamental que as vendas sejam feitas por portais confiáveis, como a OLX. Assim, os consumidores têm maior confiança ao adquirir seus veículos. Um site confiável também evita que você tome golpes ou tenha informações subtraídas por cibercriminosos.
Crie um showroom digital
Showroom digital ou virtual consiste em proporcionar experiências imersivas e empolgantes a seus clientes em um ambiente virtual. São várias as medidas que podem ser utilizadas, como:
- recriação da concessionária ou da loja em um ambiente digital;
- apresentação por vídeos;
- interação com os carros e seus aspectos;
- desenvolvimento de um atendente virtual, entre outras.
Capriche na divulgação
A primeira impressão que o cliente tem sobre o produto ou sua marca é a que fica, por isso é fundamental que a divulgação de ambos seja muito bem trabalhada e pensada.
Negligenciar esse aspecto pode fazer com que o consumidor desista da compra antes de conhecer o produto. Por outro lado, uma boa apresentação do veículo é capaz de fazer com que o público fique mais disposto a fazer a aquisição.
Por que vale a pena ser vendedor de automóveis?
Ser vendedor de automóveis é uma profissão altamente compensatória, já que, geralmente, os vendedores têm grandes chances de faturar altas bonificações e comissões. Caso a empresa que vende veículos siga as estratégias explicadas neste artigo, os vendedores poderão superar metas e conquistar ganhos vantajosos.
No entanto, é recomendável utilizar a tecnologia para monitorar as comissões de vendas, o que pode ser feito com software especializado ou um site confiável. É o caso da OLX, que registrará todas as informações da venda, facilitando o controle tanto pela organização como pelo vendedor.
A comissão de vendas de carros é bastante vantajosa, mas é fundamental que você tenha o máximo de conhecimento sobre comissões e aplique as dicas para maximizá-la. Além disso, tenha em mente que todo seu sucesso dependerá da plataforma que utilizará, pois esse fator é crucial para trazer mais segurança e uma boa primeira impressão ao cliente.
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