Como conseguir clientes para a sua revenda de carros?

Quer aumentar as vendas da sua loja de veículos? Veja, então, dicas para atrair antigos e novos clientes!

Como conseguir clientes? Essa é uma pergunta que ronda a mente de todos os gerentes de lojas de automóveis, concorda? Em épocas de crise econômica, então, esse desafio é ainda maior.

Mesmo assim, com criatividade e disciplina, é possível realizar algumas ações para atrair o consumidor e aumentar as vendas.

Muitas iniciativas podem ser feitas em ambientes digitais, diminuindo custos e agilizando o atendimento. Outras medidas têm a ver com estratégias de produtos e com eventos promocionais. Nesse sentido, quanto mais possibilidades de atuação, melhor para a empresa, que reforça as táticas de venda e atinge mais compradores.

Confira abaixo várias dicas de como conseguir clientes para a sua loja de automóveis!

Utilize novos canais de aquisição

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica muito utilizada pelos departamentos de marketing das empresas. Tal indicador pode mostrar se o negócio é ou não é eficiente para atrair consumidores e levá-los a fechar uma venda.

Como os carros são bens duráveis, as pessoas costumam demorar para comprar outro. Por isso o CAC tende a ser alto no ramo de lojas de automóveis, principalmente se a loja prioriza divulgação em canais de televisão e em mídia impressa.

Mas com o crescimento do acesso à internet, os anúncios online têm sido uma maneira mais barata e eficaz de atingir o público-alvo. Em primeiro lugar, na web existe uma enorme quantidade de buscas feitas por potenciais consumidores, que procuram determinados modelos de veículos por conta própria.

Assim, quem posta anúncios online fica “visível” para esse tipo de público. Já imaginou os clientes virem até a sua loja espontaneamente? Hoje isso é possível, graças às facilidades da internet.

Se o consumidor busca um tipo de carro específico que a loja tem em estoque, as chances de a revenda ser encontrada na busca são ainda maiores se você anunciar na web!

Como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, a empresa não pode abrir mão da divulgação online se quiser aproveitar o imenso fluxo de pesquisas dos internautas.

Em segundo lugar, se você quer saber como conseguir clientes, é indispensável o uso das redes sociais e dos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para interagir com os potenciais interessados em veículos.

No mar de informações da vida moderna, vence quem conquista a atenção da clientela. Assim, a empresa deve produzir conteúdo inteligente nas redes sociais para atrair os consumidores, pois, a partir da construção de um relacionamento duradouro, é possível realizar ofertas e aumentar as vendas.

Reative a base de dados

Para quantas pessoas a sua loja já vendeu automóveis? Tem esse número de cabeça? É possível que dezenas ou centenas de compradores tenham feito negócio com você.

E se eles precisarem trocar de carro de novo ou comprar outro veículo para algum parente? A revendedora só terá essas respostas se entrar em contato com esses clientes antigos.

Por isso, é importante que você reative o cadastro da clientela para voltar a se relacionar com compradores anteriores e oferecer novos veículos. Mesmo que um outro negócio não seja feito na primeira tentativa, a loja ficará na mente do cliente, que poderá indicá-la para algum conhecido.

Use o atendimento como atração e saiba como conseguir clientes

Você sabia que um atendimento de excelência pode sim ajudá-lo a vender mais? Nesse sentido, vale mencionar a importância da experiência de compra nos dias de hoje, que envolve todo o processo de negociação e também o pós-venda.

Tudo conta para formar a percepção do consumir sobre a revendedora: desde o primeiro contato dele com a sua loja até o seu telefonema para saber o que ele está achando do carro.

Lembre-se: para o senso comum adquirir um carro usado pode significar ter que aceitar alguma “pegadinha” no veículo, como descobrir um defeito mais tarde. Uma maneira eficaz de quebrar esse preconceito é por meio de um atendimento nota 10, que passe confiança e segurança para o cliente.

Assim, ele se sentirá encorajado a manter-se fiel à loja e também a recomendá-la para amigos e familiares. No longo prazo, essa estratégia pode render bons frutos para a revendedora.

Crie parcerias com mecânicas

Mais uma forma de atrair consumidores para a sua loja de automóveis é por meio de parcerias com oficinas, afinal, quem leva o carro para o conserto pode estar interessado em ter um veículo em bom estado de conservação, para não correr o risco de ficar parado na estrada.

Nesse caso, nada melhor do que ter um mecânico parceiro, que possa indicar a loja, seja pelo boca a boca, por panfletos ou códigos promocionais.

Em troca, a revendedora pode fazer na oficina as revisões dos veículos antes da venda ou oferecer descontos para os clientes que precisarem de serviços mecânicos no futuro.

Promova feirões

Os feirões automotivos continuam a ser boas estratégias de como conseguir clientes. Ao reunir uma grande variedade de modelos de veículos, numa área geralmente de muita circulação de pessoas, esses eventos são excelentes oportunidades de realizar promoções e de diminuir bastante o estoque.

Ao se programar os feirões para épocas em que as pessoas estão mais propensas a comprar, como final de ano e datas comemorativas, além de ter atrações esportivas e culturais para os eventos, as chances de atrair clientes são maiores.

Considere a aposta em segmentos diferentes

Muitas vezes uma mudança na abordagem dos vendedores pode significar mais negócios para a empresa.

Por exemplo, hoje em dia com o crescimento dos aplicativos de táxi e de carros particulares, um público-alvo para as lojas de veículos pode ser o formado por pessoas que querem se tornar motoristas profissionais.

Nesse caso, o cliente vai adquirir o carro para trabalho e, com a remuneração por esse serviço, conseguirá quitar o automóvel mais rápido. Do ponto de vista do consumidor, tal negociação significará um ganho para ele, que passará a ter uma nova fonte de renda.

Além dessas dicas de como conseguir clientes, listadas aqui no post, quais outras você acredita que são eficientes para uma revendedora de automóveis? Deixe sua opinião aqui nos comentários. Participe!

Inscreva-se pra não perder nada!