Em épocas de crise econômica e vendas de automóveis em baixa, os vendedores precisam se virar pra conseguir mais clientes e enfrentar a concorrência.
Mas você sabia que, mesmo com um baixo investimento, é possível divulgar anúncios pra um número maior de pessoas? Basta utilizar algumas ferramentas disponíveis no mercado.
Afinal, já passou o tempo em que o vendedor podia ficar na loja só esperando aparecerem interessados em conhecer os veículos.
Hoje em dia, os clientes têm acesso a diversas ofertas e ficam sabendo de eventos e promoções diretamente de suas casas, por meio da internet.
Por isso, é importante que a revendedora adote estratégias pra alcançar essas pessoas. Mas quais são as melhores maneiras de divulgar anúncios de carros?
É exatamente sobre esse assunto que vamos falar neste artigo. Separamos 6 dicas de como aumentar o alcance das ofertas e ajudar sua revendedora a superar os concorrentes — e a crise!
Confira a seguir:
1. Crie um anúncio na internet
O primeiro passo pra aumentar a divulgação de uma oferta de venda é publicá-la na internet. Mas é essencial fazer isso com inteligência, para não desperdiçar tempo e dinheiro.
A melhor maneira é ir onde o cliente está, ou seja, ir onde o comprador espera que seu anúncio esteja. O caminho mais adequado é criar anúncios em sites de compra e venda com categoria especializada em veículos.
Atualmente, esses portais concentram grande parte das negociações de carros no Brasil. Só na OLX, maior site do ramo no país, foram vendidos mais de 2,1 milhões de unidades no ano passado, além disso, sua seção de veículos apresenta uma média de 783 mil visitantes por dia!
2. Utilize pacotes de divulgação
Os portais de compra e venda oferecem planos pagos de divulgação de anúncios. Com tantas ofertas sendo publicadas por empresas e pessoas físicas, vale a pena investir para deixar as suas em evidência. Dessa forma, elas aparecem logo no início dos resultados das buscas.
A estratégia é interessante para todos os seus anúncios, alcançando diretamente os interessados. Mas pode servir também para facilitar um primeiro contato da empresa com o cliente, seja por e-mail ou telefone.
Assim, o vendedor tem mais chances de conhecer melhor o comprador e encontrar o veículo ideal às suas necessidades e desejos.
3. Use as redes sociais
Após a divulgação em um site, o vendedor deve dar destaque ao seu anúncio. Uma ótima maneira de fazer isso é usando as redes sociais.
Plataformas como o Facebook e o Instagram são muito populares entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 94% dos internautas brasileiros utilizam o Facebook e 57% estão no Instagram.
A revendedora também deve estar presente nesses espaços. É preciso criar um perfil e divulgar os anúncios aos seguidores, além de utilizar os planos pagos pra aumentar o alcance das ofertas.
A ideia é que os próprios usuários ajudem a divulgar depois de ver os anúncios, compartilhando os links entre amigos e conhecidos que possam se interessar pelo produto.
4. Divulgue os anúncios nos buscadores
De acordo com o levantamento feito pela Hitwise, ferramenta de inteligência digital da Serasa Experian, em dezembro de 2014, os sites de busca foram responsáveis por 38,84% do tráfego referenciado – ou seja, quando vêm de outros sites – nas plataformas de compras e classificados.
Isso significa que a chance de um anúncio ser acessado a partir de um buscador é muito grande.
Ter seus links de ofertas bem-colocados na ordem de resultados dos buscadores é uma forma eficaz de divulgação. O mais utilizado no Brasil é o Google.
Segundo o mesmo estudo, ele teve 94,31% de participação nas buscas feitas pelos brasileiros na internet e, sozinho, gerou 33,92% do tráfego referenciado nas plataformas de compra e venda!
5. Use a sua lista de contatos
Outra estratégia é divulgar seus anúncios para os contatos recebidos online (pelo site ou blog da empresa) e pessoalmente (ex-clientes e interessados que se cadastram). Os links com as ofertas podem ser enviados por e-mail e pelo celular.
No e-mail, é essencial ter uma lista de endereços fornecidos de maneira espontânea por quem acessou o site e deixou seus dados, por interessados que entraram em contato com um vendedor ou por clientes que preencheram um cadastro na loja física.
Jamais compre listas de e-mails, pois essa prática é considerada spam (envio indevido) e mais atrapalha do que ajuda a reputação da empresa.
A mesma regra vale na comunicação por celular. E, por ser um canal pessoal, é preciso ter cuidado com as mensagens, que podem ser de texto (SMS) ou por aplicativos como o WhatsApp. É possível enviar os links dos anúncios de veículos compatíveis com cada cliente de forma personalizada, por exemplo.
6. Promova feirões de carros
Por fim, a empresa não pode esquecer do “olho no olho”, realizando feirões de carros pra oferecer promoções e vantagens. Essa é uma forma bastante eficiente de turbinar as vendas, pois a grande circulação de interessados aumenta as chances de fechar negócio.
Mas é importante fazer tudo certo pra não perder o investimento no evento. Escolha bem o local, que deve ter grande visibilidade.
Lembre-se também de preparar bem a equipe de vendas para o dia do feirão, ensinando estratégias e fornecendo ferramentas pra agilizar os processos.
Mas de nada adianta expor os veículos e preparar promoções se ninguém ficar sabendo, certo? Use canais como jornais e panfletos nas redondezas do local e nos bairros próximos, além de integrar a divulgação do feirão com os anúncios dos carros na internet, informando a data e o local do próximo evento em cada oferta.
Hoje em dia, com a facilidade da internet e a crise econômica do país, chegar até os interessados na compra de veículos é fundamental pra qualquer revendedora. Então, se quiser superar a concorrência e conquistar mais clientes, é preciso adotar estratégias pra divulgar anúncios de forma inteligente, utilizando ferramentas e plataformas online eficientes.
Gostou das nossas dicas? Então que tal inserir seus anúncios no maior site de classificados de veículos do Brasil e começar a alcançar mais clientes hoje mesmo?
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