Compra e venda de carros: como entrar neste mercado?

A compra e venda de carros é — e sempre foi — um bom negócio a se investir no Brasil No
compra e venda de carros

A compra e venda de carros é — e sempre foi — um bom negócio a se investir no Brasil. No entanto, assim como em qualquer outra área, é preciso saber se destacar, acompanhar as mudanças do mercado, trazer soluções e diferenciais para o público, se formalizar adequadamente e, principalmente, amar aquilo que faz.

Até mesmo em tempos de crise, como atualmente, a compra e venda de carros teve o seu destaque e, quem se atentou às recentes tendências e às mudanças no perfil de compras do consumidor, certamente tem feito bons negócios.

Justamente para mostrar algumas dessas oportunidades e ajudar você que quer se tornar um revendedor de carros de sucesso, a gente preparou um conteúdo bem detalhado sobre tudo o que é preciso saber e fazer para entrar nesse mercado com o pé direito.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto às dicas! Confira! 

Qual é o atual cenário do mercado de compra e venda de carros? 

Como bem destacamos, a compra e venda de carros é sim um ótimo negócio a se investir no Brasil. Porém, cabe ao profissional ou à empresa estarem sempre atentos às variações e mudanças no mercado

Por exemplo, em tempos de pandemia, houve registros significativos na queda de venda de carros 0 Km, o que não se via — e nem se esperava — até poucos anos atrás. A saída de montadoras do país, fechamento de fábricas, paralisação de linhas de produção e até mesmo a falta de peças essenciais podem ser destacadas como notícias recentes nos noticiários nacionais e que, de fato, têm influência direta para uma parcela do setor automotivo.

Porém, por outro lado, a revenda de carros usados teve um crescimento histórico durante a pandemia, e boa parte desse número positivo foi impulsionada por uma nova tendência no mercado: o aumento das concessionárias digitais, que se ampliou ainda mais as opotunidades e canais de vendas nesse mercado.

Em números mais exatos, a comercialização de seminovos representou uma parcela de 83% de todas as vendas de carros no Brasil no último ano. Ou seja, a atividade flutua, evolui e se transforma.  

Como se capacitar para ser revendedor de carros? 

A compra e venda de veículos é uma atividade comercial, e desenvolver um perfil de vendas é um passo fundamental para o sucesso no setor. 

Pensando justamente nisso, a OLX desenvolveu um curso de profissionalização específico para aqueles que querem se reinventar dentro do ramo automobilístico. O OLX Ensina tem o objetivo de contribuir para a criação uma identidade de classe no público de Autos e capacita-los para se tornarem consultores de carros de sucesso.

Além disso, conhecimentos complementares, como mecânica automotiva, motores, sistemas veiculares, entre outros, sempre serão bem-vindos e agregarão mais ainda à profissão.

Por fim, acompanhar as novidades do que se passa no mercado automotivo é também uma forma de se atualizar e agregar mais conhecimento.

Portanto, mesmo que você não encontre formações específicas para revendedor de automóveis em sua região, siga estas dicas, que já serão muito valiosas: 

  • busque cursos e capacitações sobre técnicas de vendas, atendimento ao público, administração de negócios, entre outros;
  • se for possível, participe de eventos online relacionados ao setor em sua região;
  • procure cursos e conteúdos complementares relacionados ao setor automotivo para agregar conhecimento e capacitação;
  • acompanhe revistas, jornais, blogs e sites especializados para ficar por dentro das mudanças e tendências do mercado.

O que é preciso saber para entrar nessa atividade?

Agora, vamos listar alguns fatores de conhecimento que são fundamentais para quem quer embarcar na atividade de compra e venda de veículos no Brasil.

E isso não se limita a questões de capacitação profissional: alguns aspectos legais, estratégicos e comerciais também devem ser levados em consideração ao iniciar um novo negócio desse tipo. Veja!

Do ponto de vista comercial 

Aqui, é sempre importante investir na capacitação profissional! Ou seja, desenvolver técnicas de vendas e prezar por um atendimento de qualidade vai fazer diferença e agregar mais qualidade à sua profissão. 

Portanto, busque o máximo de conhecimento e desenvolva-se profissionalmente em todas as esferas que achar necessárias. 

Do ponto de vista legal

É preciso se formalizar e se adequar às questões legais para a compra e venda de carros no Brasil. Isso falaremos com mais detalhes em um tópico à frente, mas podemos adiantar que você precisará, minimamente, ter um CNPJ.

Caso decida abrir uma loja ou concessionária, deverá cumprir as obrigações para a abertura de um estabelecimento comercial definidas pela prefeitura de sua região (alvará, bombeiros, vigilância sanitária etc.).

Do ponto de vista estratégico

Por fim, outro fator imprescindível na compra e venda de carros é saber definir suas estratégias e estar de olho no que o mercado demanda

Ou seja, é saber ao certo questões do tipo: quem será seu público, que tipos de veículos quer vender, onde e como anunciar, montar loja física ou apostar somente no ambiente virtual, o que o consumidor está buscando etc.

Como se formalizar para revender carros? 

Como prometido, vamos falar um pouco sobre a questão da formalização adequada para quem pretende começar nesse mercado.

Os pontos essenciais são: 

  • é preciso solicitar um CNPJ na Junta Comercial de sua região (atenção: não é possível ser MEI para revenda de carros. É preciso abrir uma ME ou EPP);
  • você precisará ter um contador para tratar das questões fiscais e tributárias do negócio;
  • caso opte por abrir uma loja física, será necessário se orientar diretamente na prefeitura de sua região sobre os procedimentos e documentos para a obtenção do alvará.

O que fazer para se destacar no mercado? 

Com todas as dicas anotadas e os passos essenciais concluídos, é hora de descobrir como ganhar destaque no mercado. Para isso, é preciso ficar atento ao que realmente tem trazido resultados satisfatórios aos revendedores: a montagem de uma concessionária digital.

Na OLX, por exemplo, você vai ter todas as funcionalidades à disposição para anunciar seus carros, com suporte de especialistas e, o melhor, alcance ao nível nacional. 

Para obter bons resultados, separe as melhores fotos e vídeos de seus carros, capriche na descrição do anúncio, complete o máximo de informações possível e se mantenha à disposição para contato dos compradores.

No mais, uma dica interessante é investir nos Novos Planos que a plataforma oferece. Com o Plano Econômico, por exemplo, você tem maior poder de decisão acerca dos anúncios que quer dar evidência e ainda têm a visibilidade renovada automaticamente pelo menos uma vez após a publicação.

Essas são algumas dicas imprescindíveis para quem pretende investir na compra e venda de carros e faturar nesse mercado. Apesar das mudanças e adequações constantes, o setor sempre gera oportunidades àqueles que sabem empreender.

E se você não perde tempo e já quer garantir suas primeiras negociações, não deixe de conferir os planos especiais da OLX. Boas vendas!

olx ensina

Receba nossos conteúdos em seu e-mail

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.