Se você tem uma concessionária e não possui nenhum ponto de contato com o cliente na web, já deve ter sentido uma queda significativa nas vendas. Uma pesquisa realizada pela Netpop Research em parceria com o Google mostrou que 95% dos compradores de carros utilizam a internet como principal fonte de pesquisa para orientar suas decisões.
Como essa realidade se reflete no seu negócio? Imagine que na sua cidade exista um endereço conhecido como “rua das concessionárias”. Todas as lojas da cidade estão lá, menos a sua.
Com certeza os interessados preferem visitar o espaço com mais opções disponíveis e sua empresa perde um incrível fluxo de clientes potenciais, todos os dias.
Hoje, quem faz o papel de “rua das concessionárias” é a internet. É lá que os compradores visitam primeiro. Logo, sem um site confiável, que reúna informações sobre sua empresa e descrições completas dos veículos disponíveis, fica muito difícil atrair novos clientes e se tornar uma opção possível para eles.
Para que você não fique de fora desse mercado, reunimos 5 passos que vão ajudar a construir uma espécie de concessionária digital e marcar presença na internet definitivamente!
1. Analise o seu mercado
Coloque-se no lugar de um comprador potencial e faça uma busca minuciosa na web para descobrir como seus principais concorrentes estão aparecendo. Tente responder as seguintes perguntas sobre eles:
- o site parece confiável?
- as fotos dos veículos têm boa qualidade?
- as descrições estão completas?
- qual é o preço médio dos modelos que você também vende?
- quantas são as opções disponíveis?
- há informações sobre métodos e condições de pagamento?
- que recursos o concorrente usa para divulgar os produtos no site? Anúncios no Google, postagens nas redes sociais, classificados especializados (como a OLX)?
- há reclamações sobre eles no Reclame Aqui? Como estão as avaliações nas redes sociais, quais os elogios e reclamações mais frequentes?
- os canais de comunicação estão visíveis e acessíveis?
- quanto tempo demoram para tirar dúvidas online? Que recursos usam: WhatsApp, Messenger, telefone, chat online? Com que qualidade fazem esse trabalho?
É possível obter essas informações se fazendo passar por cliente, com cuidado para não ser identificado. Não tenha medo de parecer antiético, pois você não está utilizando nenhuma informação confidencial de forma ilegal. A análise de concorrência é um movimento normal e faz parte da dinâmica do mercado.
Após essa pesquisa, identifique todos os pontos fortes e fracos dos concorrentes que representam oportunidades e ameaças para o seu negócio. A partir dessas conclusões, comece a planejar uma presença digital que destaque diferenciais competitivos na percepção de possíveis compradores.
2. Planeje a implementação de um site
Após a análise de mercado, você terá uma lista de requisitos indispensáveis para se destacar na web. Então, procure um profissional especializado para desenvolver um site de qualidade.
Não delegue essa tarefa a qualquer pessoa: a primeira impressão é a que fica e o seu canal precisa inspirar confiança. Não se pode correr o risco de parecer uma concessionária fake!
Isso não significa que você deverá pagar caro por isso. É possível encontrar boas opções por um preço justo. De maneira geral, leve alguns pontos em consideração para fazer essa escolha.
Design
Não é só uma questão de estética: o design de um site precisa ser bonito e, sobretudo, funcional. Deve permitir ao usuário uma experiência positiva, de modo que ele encontre com facilidade as informações que precisa.
No caso de uma concessionária, assim como a vitrine da loja física, os carros devem estar em destaque, no centro de tudo.
Conteúdo
Não basta ter um site bonito e funcional se ele estiver sempre desatualizado e com conteúdo ruim. Por isso, ao finalizar o projeto, trate de atribuir imediatamente os responsáveis pela atualização e os processos necessários, como: tirar fotos do veículo, levantar uma descrição completa, fazer a postagem, etc.
Na contratação do site, não deixe de combinar com o desenvolvedor um treinamento de gestão do conteúdo.
Aposte também em um espaço para incorporar vídeos do Youtube nas páginas dos produtos e habitue-se a produzir conteúdo nesse formato. A pesquisa do Google também mostrou que 61% dos compradores usam o Youtube para decidir sobre o modelo ideal.
Você pode apostar em tutoriais, filmar um test drive ou apresentações do veículo, entre outros roteiros.
Otimização para mecanismos de busca
Outra revelação do Google é que 88% dos compradores potenciais de carros fazem pesquisa diretamente no buscador.
Um conteúdo otimizado aumenta as chances de ser encontrado! Para isso, o primeiro passo é identificar as palavras-chave mais usadas pelos usuários quando pesquisam por carros e garantir que elas estejam na descrição dos produtos no seu site.
Existem muitas outras técnicas de SEO (Search Engine Optmization) que podem ser aplicadas para potencializar esses resultados. Se possível, contrate um profissional especializado nessa tarefa. Os números comprovam que vale a pena!
Responsividade
O comprador não tem hora nem lugar para fazer sua pesquisa: por isso, seu site precisa funcionar muito bem em um smartphone.
Solicite ao desenvolvedor uma plataforma responsiva, que se adapta a qualquer tipo de tela sem prejudicar a experiência do usuário.
3. Faça um plano de divulgação
O site está no ar e agora é só esperar os clientes chegarem? Não é bem por aí que as coisas funcionam! É hora de fazer um esforço de divulgação para atrair clientes, de modo que todos sejam conduzidos à plataforma de vendas principal.
Por isso, divulgue os carros disponíveis em redes sociais (fanpage e grupos de vendas), anúncios no Google e em sites especializados. Lembre-se que o foco de divulgação deve ser sempre o próprio produto, pois são as boas ofertas que atraem a atenção do comprador.
Para organizar esse trabalho, a mesma pessoa responsável por atualizar o conteúdo no site pode se encarregar de distribuí-lo nos canais ideais.
4. Organize o fluxo de vendas
Com uma concessionária digital, seu fluxo de clientes provavelmente aumentará e é preciso estar preparado para recebê-los bem, desde o primeiro contato online até o atendimento presencial e o pós-venda.
Assim, utilize os canais de contato mais procurados, como WhatsApp, chat online, Facebook Messenger e telefone, por exemplo, e determine um padrão de qualidade de atendimento. A demora em responder pode levar à perda definitiva do cliente.
Lembre-se também que estar na web torna a sua marca mais vulnerável. Qualquer experiência negativa poderá ser relatada pelos clientes publicamente.
Ainda que a reclamação represente uma falha pontual, poderá ser determinante na percepção negativa da sua marca. Portanto, cuidado redobrado!
5. Gerencie resultados
Uma vez que sua empresa estiver adaptada aos negócios online, a consequência natural será o crescimento. Por isso, todo processo pode e deve ser aperfeiçoado com o tempo.
Gerencie os resultados obtidos pela sua concessionária nos canais digitais para otimizar investimentos e fazer contratações estratégicas — de pessoas e ferramentas!
A pesquisa do Google concluiu que as concessionárias não oferecem uma boa experiência online para os usuários, mesmo conhecendo esses dados sobre jornada de compra e comportamento de consumo do comprador de carros. Vendedores visionários têm uma excelente oportunidade de se destacar no mercado.
Esse conteúdo ampliou suas percepções sobre a importância de ter uma concessionária digital? Então não deixe de conferir nossas dicas para melhorar as vendas de veículos com fotos de qualidade!
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