O que um especialista em carros precisa saber?

Gosta de automobilismo e acha que tem um bom perfil comercial Então, por que não se...

Gosta de automobilismo e acha que tem um bom perfil comercial? Então, por que não se tornar um especialista em carros e conquistar a independência financeira em um mercado que só cresce e que, a cada dia, oferece novas ferramentas de vendas?

Bom, se você realmente se vê com esse perfil, pode ter certeza de que chegou no lugar certo. Afinal, este post é dedicado exclusivamente para quem está começando ou pretende investir na revenda de carros como atividade profissional.

Para isso, separamos uma série de dicas e conselhos úteis sobre tudo o que um especialista de carro precisa saber e fazer na prática para se destacar no mercado.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!

O que torna um profissional especialista em carros? 

Antes de tudo, é muito importante ressaltar aqui que estamos considerando “profissional especialista em carros” aquele que atua ou pretende atuar no setor de revenda de automóveis, ok? Ou seja, conhecimentos em mecânica automotiva, por exemplo, são apenas diferenciais que podem agregar na sua atividade.

Mas pode ficar tranquilo, pois dá sim para se tornar um especialista em carros, sem necessariamente saber tudo sobre a parte técnica dos veículos. Em outras palavras, o profissional especialista em carros a que nos referimos, na verdade, precisa saber muito mais sobre como trabalhar seu perfil de vendedor.

É preciso estudar como o mercado está atualmente, quais tendências e canais de vendas funcionam melhor, quais modelos de veículos estão em alta, qual o perfil do consumidor atual etc. E tudo isso dá para desenvolver ao longo do tempo, seja com experiência e prática, seja com capacitação profissional.

Quais conhecimentos mais técnicos são importantes saber?

Como bem apontado, o especialista em carros não precisa, necessariamente, ser um fera em mecânica automotiva para se destaca no mercado. Porém, todo conhecimento é válido e pode agregar na sua atividade.

Entre os quesitos técnicos, veja o que podemos ressaltar como mais importante em saber no mercado de revenda.

Downsizing do motor 

Esse termo está em alta na indústria automotiva e, sem dúvidas, pode servir como diferencial de conhecimento mais técnico para quem revende carros. Na prática, o downsizing se refere à estratégia das montadoras em produzir motores cada vez mais compactos, porém, com alto desempenho e potência de torque.

Ou seja, isso caracteriza veículos cada vez mais modernos e dinâmicos, e que atendem às necessidades do consumidor atual. Logo, estar de olho nessa tendência e, principalmente, informar-se sobre dados mais técnicos de cada motor em seu negócio pode agregar mais credibilidade e confiança na hora de vender seus carros como um especialista.

Tipos de câmbio 

Outra dica interessante que um especialista em carros pode usar como diferencial em suas vendas é conhecer os diferentes tipos de câmbio dos veículos, suas características e vantagens práticas. Logo, agregue isso à experiência que o possível comprador pode ter, como mais conforto na condução, economia de consumo, segurança etc. 

Tipos de combustíveis 

Outro conhecimento “técnico” que é importante para um especialista em carros saber se refere aos diferentes tipos de combustíveis. Na prática, esse conhecimento pode agregar em diversos aspectos no momento da venda, como informações sobre o consumo médio de cada motor, qual modelo mais econômico, o menos poluente, que desempenho eles apresentam com os combustíveis etc.

Quais conhecimentos mais comerciais são importantes?

Como destacamos lá no início, um bom especialista em carros também depende de um perfil mais comercial, e isso, sem dúvidas, faz toda a diferença para o sucesso do negócio. Sendo assim, como dica, nós listamos também alguns aspectos que consideramos fundamentais desenvolver. Confira! 

Perfil de vendedor

Se você tem experiência com vendas ou acredita ter um perfil de vendedor nato, já é meio passo para se tonar um especialista em carros de sucesso. Isso porque a revenda de automóveis, inevitavelmente, engloba negociações, poder de convencimento, destreza e, claro, uma boa comunicação

Porém, vale destacar também que tudo isso é praticável e pode ser desenvolvido com o tempo e com capacitação profissional.

Conhecimento do mercado

Além do que destacamos nos “quesitos técnicos” que o especialista em carros deve saber, é muito importante também se orientar e se atualizar sobre o que se passa no mercado automotivo como um todo

Estar por dentro dos lançamentos das montadoras, dos modelos que saíram de linha, o que o público tem procurado para compra de carro, quais são as apostas futuras, entre outros, são pontos importantíssimos na rotina desse mercado. Tudo isso ajuda não apenas a se manter informado, como também, permite direcionar melhor suas estratégias e aproveitar as oportunidades que surgem a cada dia.

Ampliação dos canais de vendas

Hoje, a revenda de carros se tornou ainda mais rentável, graças a novas tecnologias e tendências de consumo. Exemplo disso é o aumento crescente da busca de anúncios de carros pela internet, especialmente, por meio de marketplaces.

Logo, o profissional especialista em carros deve não apenas conhecer, como usufruir e tirar o máximo proveito dessas novas ferramentas, aumentando assim suas oportunidades e meios de vendas no mercado.

Como se capacitar para se tornar um especialista em carros? 

Como prometido, finalizamos nossas dicas como uma sugestão de ouro para quem quer se tornar um especialista em carros. A OLX está promovendo um novo curso, o OLX Ensina, voltado para profissionais que querem se especializar no mercado de revenda automotiva, com uma programação completa de dicas e informações úteis para se destacar nesse mercado.

Com a participação de profissionais e feras do setor, o OLX Ensina tem o objetivo de orientar e formar profissionais para atuar como especialistas no mercado automotivo atual, levando em consideração conhecimentos conceituais, técnicos, práticos e estratégicos. 

Essas são algumas dicas e conselhos para quem está começando ou pretende embarcar no mercado de revenda de automóveis e como é possível se destacar no setor.

E aí? Quer se tornar um especialista em carros e investir em um mercado altamente rentável e que proporcione total independência financeira? Então, garanta já a sua vaga no próximo curso OLX Ensina, e se capacite como um profissional de sucesso!

olx ensina

Receba nossos conteúdos em seu e-mail

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.