O fim do ano está chegando e com ele boas oportunidades para aumentar a venda de automóveis na sua loja. Aproveitar essa época para concretizar mais negócios e conquistar novos clientes pode ser uma ótima estratégia para alavancar o seu empreendimento, visto que a venda de carros no fim de ano é considerada um momento bastante favorável para o mercado de carros novos e seminovos.
Para você ter uma ideia, a venda de carros usados nessa época do ano manteve-se aquecida no Brasil mesmo durante a pandemia. De acordo com a Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), houve um crescimento de 23,6% no mês de dezembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, o que demonstra o fôlego das vendas nesse período.
Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este artigo. Continue a leitura e entenda alguns pontos aos quais você deve dar uma atenção especial para aumentar as vendas neste finalzinho de 2021, como: entender o comportamento do consumidor, estar presente nas redes sociais e criar uma promoção de venda de carros no fim do ano.
Além disso, vamos apresentar 7 dicas para que você possa alcançar os resultados mais satisfatórios no seu empreendimento. Desejamos a você boa leitura e boas vendas!
Como melhorar as vendas de carros no fim de ano?
Segundo o vice-presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), José Maurício Andreta Júnior, o mercado de automóveis usados deve encerrar o ano com um total acima de 11 milhões de veículos vendidos, sendo esse o melhor resultado da história do segmento.
Esse aumento na venda de seminovos se deve ao fato de que a produção de modelos novos foi afetada pela falta de chips, o que ocorreu devido às paralisações das fábricas no decorrer da pandemia. Com isso, houve a elevação nos preços dos carros 0 km. Porém, mesmo com o aumento nos preços dos veículos novos, o segmento segue aquecido, trazendo boas oportunidades para fisgar o cliente no final do ano.
Sendo assim, para dar uma alavancada na venda de carros, saiba que há várias alternativas. Além de criar uma oferta de automóveis interessante, também é preciso fazer o uso de algumas práticas para atrair a atenção dos consumidores. A seguir, confira a nossa lista com 7 dicas indispensáveis e comece a se organizar o quanto antes!
1. Analise o comportamento do consumidor nessa época do ano
Em primeiro lugar, é importante entender o comportamento do consumidor em relação à compra de carros no final do ano. A falta de entendimento dos motivos que o levam à busca por esse produto nessa época do ano pode trazer o efeito contrário, afugentando o possível comprador ao invés de aproximá-lo.
Isso quer dizer que você deve ter atenção às suas necessidades e expectativas. Afinal, estar a par dessas informações é fundamental para que seja possível criar as melhores estratégias para atrair a clientela. A seguir, veja alguns pontos onde focar.
Contas de início de ano
Em relação às compras em geral, o comportamento tradicional do consumidor quando a virada de ano se aproxima é sentir-se impulsionado, seja pelo recebimento das parcelas do 13º, seja por influência das ofertas no comércio. Assim, é natural que ele esteja disposto a trocar de carro ou comprar o seu primeiro veículo nessa época.
Por outro lado, por se tratar de uma compra de alto valor agregado, também há a preocupação em relação a despesas no início do ano, como o pagamento de impostos, gastos com viagens nas férias em família e escolas para os filhos, por exemplo.
Isso faz com que seja interessante pensar em alternativas para convencer o cliente de que a compra nesse momento será positiva para ele. Uma dica nesse sentido seria a loja de veículos se oferecer para pagar a primeira parcela do próximo ano, o que dá uma sensação de maior segurança ao cliente em relação à compra.
Pesquisa prévia
Mesmo que a análise presencial do carro seja indispensável na decisão de compra, cresce a cada dia a busca por modelos e melhores ofertas no ambiente virtual. Desse modo, dificilmente o cliente chegará à sua loja sem antes ter feito uma pesquisa online e ter uma base de conhecimentos sobre o carro que deseja comprar.
Seja na hora de comprar um carro novo, seja para comprar um usado, o cliente precisa encontrar a opção que se encaixa ao que ele precisa. Em relação aos usados, por exemplo, ainda há o fato de o cliente buscar pela melhor oportunidade e, ao mesmo tempo, o receio de ser de alguma forma ludibriado e acabar não fazendo um bom negócio.
Sendo assim, não basta simplesmente tentar “empurrar” um carro para o cliente no fim do ano e esperar que ele aceite comprá-lo. É importante que você entenda os processos que levam o cliente a se decidir pela compra do veículo e quais são as propostas de vendas mais atrativas nessa época, para passar da fase de consideração de compra para a decisão de fechar negócio.
Ferramentas de monitoramento online
Para alcançar o sucesso nas estratégias de final de ano, é fundamental conhecer quais são as tendências de consumo durante esse período. Existem várias formas de adquirir conhecimento sobre o comportamento do cliente, sendo as ferramentas online as mais modernas e eficazes.
Nesse sentido, uma dica é usar o Google Trends, ferramenta gratuita que permite identificar e fazer o acompanhamento das principais tendências com base nas palavras-chaves mais pesquisadas pelo público.
2. Faça promoções
Investir em promoção de fim de ano e apostar nas campanhas publicitárias voltadas para a venda de novos e seminovos é uma estratégia que deve ser planejada o quanto antes. O motivo? Em geral, quem deseja adquirir o automóvel no final do ano já começa a pesquisar alguns meses antes.
Por esse motivo, o ideal é iniciar as promoções de final de ano por volta do mês de setembro. Você já pode começar a pensar em como precificar para o fim do ano já na Black Friday. Essa promoção, realizada no final de novembro, não apenas ajuda a aquecer as vendas até o mês de dezembro, mas também prepara os consumidores para uma tomada de decisão na proximidade do Natal.
Além de as montadoras começarem a lançar novos modelos para a venda no ano que está para começar, quem deseja trocar de carro também costuma colocar o usado à venda ao final do ano. Sendo assim, há um aumento na oferta de modelos nas concessionárias, o que favorece na hora de oferecer descontos atrativos para os consumidores.
Além de precificar veículos de forma especial nessa época, aproveite também o momento para fazer ofertas instantâneas na sua loja, o que pode render boas oportunidades para ambos os lados.
3. Ofereça benefícios
Além de descontos e promoção em carros seminovos, outra ótima maneira de atrair compradores e estimular a compra é oferecer benefícios especiais. Alguns exemplos para capturar o cliente nesse sentido são:
- oferecer o tanque de combustível cheio;
- diversificar as formas e condições de pagamento;
- realizar o pagamento do IPVA do próximo ano;
- pagar a primeira parcela do próximo ano;
- oferecer o pagamento da primeira parcela após o Carnaval;
- entregar o veículo a domicílio;
- dar a garantia no caso de o automóvel apresentar algum tipo de problema.
Em relação à garantia, por exemplo, você pode acertar com o comprador para que ele volte à concessionária para que o conserto seja realizado e, dependendo da gravidade do problema, pode até mesmo ser oferecida a troca do veículo. É ou não um benefício que vale a pena?
4. Entre em contato com clientes antigos
Como você bem deve saber, transformar consumidores em clientes fiéis não é uma tarefa considerada muito simples, não é mesmo? Por esse motivo, é importante fidelizar aqueles que já compraram com você e estabeleceram uma relação de confiança com a sua loja.
Isso leva à seguinte pergunta: você tem o contato dos clientes que já compraram na sua revendedora? Lembre-se que é bem provável que vários desses clientes estejam pensando em comprar um carro novamente ou até mesmo conheçam alguém que deseja trocar de carro. Sendo assim, contatar esses clientes antigos e conhecer suas necessidades pode ser uma boa oportunidade para você aumentar as vendas de fim de ano.
Caso você não tenha o contato de clientes antigos, tenha em mente a partir de agora a importância de manter atualizados os dados no cadastro da sua loja. Assim, será possível contatá-los na época de final de ano e oferecer novos veículos.
Para facilitar essa tarefa, nada melhor do que contar com um software de gestão, que vai cuidar com mais agilidade da tarefa de buscar os dados dos clientes. Também vale lembrar que um sistema de gerenciamento permite conhecer o histórico do cliente, o que torna possível ter acesso a informações importantes na hora de abordá-lo. Algumas das informações que você deve manter são:
- quando ele realizou a compra na sua loja;
- qual foi o modelo adquirido;
- quais modelos de carro o cliente acessou no decorrer do ano;
- como foi a interação com eles.
Esse follow up de clientes pode ser feito por diversos canais de comunicação, incluindo a plataforma da OLX. Ao entrar em contato, aproveite para convidá-lo a realizar um test drive na sua loja de veículos.
5. Tenha um showroom virtual
Coloque-se no lugar do comprador e pense: ao buscar um carro pela internet, você gostaria de ter uma experiência o mais próximo possível de uma visita à concessionária, tudo isso no conforto do acesso pelo smartphone, tablet ou notebook?
É óbvio que a resposta para isso é um sonoro sim, não é mesmo? Afinal, anos atrás, o cliente se dirigia até a loja no início de sua jornada de compra. Esse comportamento mudou com a tecnologia, levando as pessoas a visitarem os sites de vendas quando decidem comprar um carro.
Por esse motivo, você deve buscar entender como melhorar os anúncios. Nesse sentido, a dica que passamos neste tópico é investir em um showroom virtual par a sua loja, o que pode ser feito dentro das plataformas de vendas online.
Facilidade e conforto para o cliente
Além de poupar o tempo do consumidor, especialmente na época mais corrida do final de ano, a visita ao showroom virtual também pode gerar leads e boas oportunidades para o sucesso de vendas da sua concessionária.
Por meio do showroom, o cliente pode conferir com calma a descrição de cada carro e todas as informações, bem como fazer as comparações que desejar antes de tomar a decisão final.
Visualização detalhada dos veículos
Usando esse recurso, os usuários podem ter uma experiência mais rica através da visualização mais facilitada das principais características de cada modelo disponível para venda. Assim, demonstre o automóvel em diferentes ângulos, bem como os detalhes da parte interna (como bancos e espaço no porta-malas), além do motor e estado de conservação dos pneus.
O recurso de vídeo também é uma boa forma de divulgação, pois torna possível avaliar melhor os detalhes que não ficam tão bem definidos nas fotos. Entre as possibilidades encontram-se os vídeos em 360 graus, que exibem o veículo em todos os seus ângulos. Que tal investir nesse tipo de formato?
Cuidado com a qualidade do anúncio
Não basta apenas criar um anúncio se ele não for bem feito. Erros como fotos com má iluminação, desfocadas ou que não mostrem bons ângulos e detalhes dos automóveis acabam por diminuir as oportunidades de vendas.
É importante cuidar para que detalhes essenciais, como imagens e vídeos, sejam disponibilizados em boa qualidade. Lembrando que, para isso, não é necessário o uso de equipamentos profissionais. Para apresentar boas fotos, alguns cuidados necessários são:
- limpeza interna e externa do carro;
- boa iluminação no local;
- enquadramento do veículo, evitando cortes;
- nitidez na foto ao fotografar o mostrador no painel.
Outro erro é não adicionar uma descrição, falando sobre as qualidades do carro. Você também deve garantir de fornecer a descrição e a ficha técnica completa e atualizada sobre cada veículo. Todos esses detalhes são importantes para que o seu anúncio fique em evidência. Lembrando que a OLX oferece planos profissionais onde você pode destacar o seu anúncio dos demais.
Todos esses cuidados são essenciais não apenas para chamar a atenção e conquistar os interessados, mas também para evitar problemas na hora em que ele for conferir os modelos presencialmente.
6. Marque presença nas redes sociais
Como você pôde perceber até agora, estar presente no ambiente online é fundamental nos dias de hoje para garantir boas oportunidades de venda de carros no fim de ano. Estar fora do mundo virtual ou não aproveitar de maneira eficaz o que ele tem a oferecer pode levar a perdas significativas para o seu negócio.
Afinal, não se pode negar que a cada dia mais e mais pessoas fazem as suas compras pela internet. No caso das concessionárias, isso não é diferente, tornando fundamental cuidar para oferecer a melhor experiência online aos usuários.
Para se manterem relevantes, as principais lojas do mercado entenderam que é preciso estar presente no ambiente online e construir uma boa reputação nesse meio. Isso torna fundamental garantir a presença também nas redes sociais. Afinal, é lá que estão os consumidores, que usam seu tempo livre para navegar pelas redes sociais, visualizando imagens e conteúdos através de seus smartphones e notebooks. Sendo assim, confira a seguir como usar as redes sociais a seu favor.
Conheça as redes sociais mais usadas pelos clientes
Em primeiro lugar, para que os seus esforços nas redes sociais sejam eficazes, é importante conhecer quais são aquelas que os seus clientes mais usam. Afinal, de nada adianta estar presente em uma plataforma online se a persona do seu negócio não estiver lá, concorda?
Nesse sentido, conhecer o comportamento online da sua persona é fundamental para marcar uma presença mais sólida, permitindo direcionar o conteúdo certo para chamar a atenção desse cliente em potencial.
Mantenha as páginas atualizadas
Além de estar presente nas redes sociais certas, para atrair os clientes, também é preciso mantê-las sempre atualizadas. Para isso, tenha sempre atenção para adicionar nas postagens as últimas aquisições feitas pela sua revendedora, com fotos de qualidade e que mostrem detalhes dos veículos.
Faça descrições detalhadas
Lembre-se de que anúncios com descrições incompletas têm uma tendência maior de serem ignorados. Isso também deve ser considerado nas redes sociais, em que é preciso acrescentar a ficha com informações detalhadas dos modelos à venda (como marca, modelo, ano, quilometragem, cor, entre outros).
Também inclua informações mecânicas, como tipo de motor, câmbio e quantidade de válvulas. Dessa forma, os usuários podem ter acesso a todas as informações que precisam para a tomada de decisão.
Inclua postagens informativas
Outro detalhe é não falar apenas de vendas nas suas páginas sociais. Além de fotos e informações sobre os carros disponíveis na sua concessionária, uma boa maneira de manter os clientes interessados nas páginas do seu negócio é incluir também publicações informativas.
Uma dica é mesclar conteúdos com o objetivo de orientar os usuários em relação aos cuidados com o carro. Assim, faça postagens com dicas e vídeos sobre como realizar uma boa manutenção, como higienizar corretamente o veículo e outros temas interessantes. Para interagir com os usuários, acrescente conteúdos variados, como enquete, live, quiz, entre outros.
Crie páginas comerciais
Outro ponto importante na hora de postar nas redes sociais é criar uma conta exclusiva para o seu negócio. Sendo assim, nada de usar contas pessoais, pois isso só vai prejudicar o processo de criação de autoridade da sua página.
Para criar uma boa imagem da sua marca, você deve fazer com que os consumidores tenham uma boa percepção do seu negócio. Por esse motivo, o mais recomendado é sempre ter uma página dedicada apenas para a sua loja de veículos.
7. Crie parcerias
Criar parcerias é outra forma interessante de atrair clientes para a compra de automóveis na sua concessionária no fim de ano. Para se planejar, confira a seguir algumas dicas de parcerias que podem dar um up nas vendas.
Oficinas
Um exemplo é fazer parceria com um mecânico. Assim, o cliente pode realizar as revisões do carro adquirido com descontos especiais. Em troca, a oficina recebe publicidade e indicação, feitas pela sua loja de carros, seja por códigos promocionais, seja por meio de panfletos.
Avaliadores profissionais
Caso você não tenha muita experiência em avaliar motores ou latarias, por exemplo, que tal contar com a avaliação de um profissional no assunto? Isso vai impedir que a revenda de carros que tiveram motores alterados ou que já foram batidos sejam feitas sem o seu conhecimento e dos interessados. Esse diferencial será levado em consideração na hora do cliente decidir fechar o negócio.
Despachantes
Criar parceria com despachantes também é uma boa ideia para incentivar a compra de final de ano. Afinal, trata-se de um serviço essencial para a pessoa que adquire um carro usado, o que vai facilitar o processo de troca de propriedade entre o dono antigo e o cliente final.
Divulgação
Como diz o ditado: aquilo que não é visto não é lembrado. Para ter mais visibilidade e aumentar as revendas de fim de ano, busque divulgar a sua loja também nos ambientes físicos. Sendo assim, faça parcerias também com negócios locais, destacando os carros mais chamativos do seu estoque.
Como vimos ao longo deste artigo, são várias as formas para aproveitar as oportunidades para vender carros no fim do ano. Também ficou evidente que as vendas de hoje em dia começam, em sua maioria, no ambiente online. Por esse motivo, é importante que a sua loja de carros encare a transformação digital para se destacar da concorrência e alcançar o sucesso.
Para ajudar nesse sentido e aumentar sua venda de carros no fim de ano, você pode contar sempre com a OLX, o maior site e app de compra e venda do Brasil. Nossa plataforma oferece segurança em todo o processo de venda. Além disso, a OLX é parceira em toda a jornada do empreendedor, conectando milhares de compradores com profissionais que desejam vender com rapidez e sem complicações.
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A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.