Organizar um evento para a venda de veículos, conhecido popularmente como feirão de carros, exige um bom planejamento: do local onde será realizado até a escolha da forma de divulgação para potenciais compradores, passando pela obtenção de licenças e alvarás e pela seleção dos automóveis, são inúmeras decisões que devem ser tomadas visando o sucesso da empreitada.
Com tantas responsabilidades, é comum dar prioridade para os aspectos mais práticos e urgentes da organização, como providenciar a infraestrutura necessária, executar reparos e a limpeza dos veículos, divulgar o evento na mídia e sinalizar a área que irá abrigar os carros à venda.
O que muitos organizadores e vendedores não percebem é que a internet pode ser uma ferramenta valiosa em todas as etapas do planejamento de um feirão de carros. Além de agilizar diversos processos burocráticos, que normalmente demandariam muito tempo, os meios digitais podem contribuir de forma expressiva para a divulgação.
Dessa forma, é possível aumentar o potencial de vendas e os lucros sem necessidade de fazer um grande investimento, já que a internet oferece diversas opções gratuitas ou de baixo custo.
Quer descobrir como usar a internet a seu favor na hora de planejar um feirão de carros de sucesso? Acompanhe!
1. Use sites especializados para organizar o evento
As agendas deram lugar a sites e aplicativos que concentram diversas funções no mesmo lugar.
Com apenas alguns cliques é possível criar listas de tarefas, definir prioridades, delegar responsabilidades e armazenar com segurança documentos importantes.
Algumas opções bastante conhecidas e eficientes são:
- Todoist para criar projetos e definir tarefas;
- Evernote para organizar ideias e agrupar informações;
- Google Drive ou Dropbox para salvar arquivos e documentos;
- Max para criar grupos de interessados e se comunicar com mensagens instantâneas;
2. Convide clientes antigos por e-mail
Ter um cadastro atualizado de clientes é fundamental para fechar bons negócios, seja diretamente na loja ou durante um feirão de carros.
Afinal, muitos clientes desejam trocar de veículo de tempos em tempos, e manter o contato pode ser uma maneira simples de realizar novas vendas.
Ao organizar um evento, certifique-se de criar um convite personalizado para ser enviado a clientes antigos na forma de e-mail ou mensagem instantânea.
3. Alcance novos clientes com anúncios
O sucesso de um feirão de carros está diretamente relacionado ao investimento em sua divulgação — mas isso não significa, necessariamente, despender muito dinheiro.
A chave para atingir o maior público possível com os anúncios é diversificar as mídias utilizadas. O evento pode ser divulgado por meio de:
- chamadas de rádio;
- panfletos;
- parcerias com sites ou blogs especializados;
- mala direta;
- cartazes em lojas de artigos para carros;
- vídeos divulgados pela internet.
4. Cadastre os veículos em uma plataforma online
A melhor maneira de atrair pessoas decididas a comprar um veículo durante o feirão é divulgar com antecedência os automóveis disponíveis.
Criar anúncios personalizados para cada um dos carros, com fotos e todas as informações relevantes (como ano, quilometragem e valor) permite divulgar links para pessoas interessadas antes mesmo do dia do evento.
5. Se adiante às objeções dos compradores
Para facilitar a negociação com os interessados em adquirir um veículo, procure se adiantar à possíveis argumentos que podem comprometer a venda.
A procedência do carro, por exemplo, é um aspecto que costuma preocupar o comprador.
Isso pode ser facilmente resolvido por meio de uma checagem online dos números do chassi e da placa, que resulta em um documento comprovando que o veículo não foi roubado e está legalizado.
Verificar o registro do carro nos órgãos competentes (Detran, Denatran e similares) também pode indicar a existência ou não de pendências, como multas e taxas em aberto.
6. Tenha em mãos o histórico dos veículos à venda
Um dos critérios mais importantes observados por compradores em eventos de venda de carros é o histórico do veículo.
Automóveis que já estiveram em leilões, que pertenceram a locadoras ou que já se envolveram em acidentes, enchentes ou outros sinistros não são vistos com bons olhos e podem exigir um desconto maior.
Carros de versões que já saíram de linha ou que sofreram muitas intervenções (como rebaixamentos e pinturas exóticas) também costumam ser deixados para trás.
Informar ao comprador o histórico completo do veículo é responsabilidade do vendedor e pode evitar problemas futuros. Esse histórico deve incluir o número de donos anteriores, o registro de financiamentos e principalmente as vistorias, reparos e consertos recentes a que foi submetido.
7. Sorteie brindes e pequenos prêmios
Nada melhor que um bom sorteio para aumentar a presença de interessados no feirão de carros — e quanto maior o público, maior a chance de fechar boas vendas.
Os sorteios de pequenos brindes, como chaveiros, lixeiras para carro, acessórios e serviços como lavagem de carro podem ser feitos online, em plataformas específicas.
O evento também pode oferecer vantagens diferenciadas para quem adquirir um veículo no mesmo dia: tanque cheio, isenção do IPVA ou transferência gratuita, por exemplo.
8. Disponibilize atendimento online no dia do evento
Além de oferecer atendimento pessoal aos participantes do feirão de carros, um diferencial interessante de incluir no planejamento do evento é disponibilizar um canal de atendimento online, por meio de chat ou mensagens instantâneas, para quem desejar tirar dúvidas ou informar seu interesse por determinado veículo.
Dessa forma, é possível se manter em comunicação direta com o cliente e garantir uma venda que teria sido perdida sem essa facilidade.
Fazer bom uso da tecnologia ao organizar um feirão de carros pode facilitar muito as tarefas envolvidas no planejamento do evento, desde as etapas iniciais até o momento de concretizar as vendas.
Com tantas ferramentas disponíveis atualmente, basta selecionar as mais úteis de acordo com cada finalidade e estar preparado para resultados muito além dos esperados.
Por isso, se você está planejando um feirão de carros ou deseja aumentar as vendas do seu estacionamento, que tal entrar em contato com um dos nossos consultores?
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