Uma revenda de carros que não usa ferramentas de vendas (tecnologia) a seu favor abre mão de muitas oportunidades e acaba perdendo participação no mercado para a concorrência.
Mas calma! Neste artigo vamos mostrar 6 soluções indispensáveis para o seu negócio e como elas podem impactar as vendas.
Quer ter soluções digitais eficazes e melhorar os resultados na sua revenda de carros? Então siga com a leitura!
1. CRM (Customer Relationship Management)
O CRM, também conhecido como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, é fundamental para os vendedores de veículos que querem colocar os seus compradores no centro da estratégia e aumentar as vendas. Em outras palavras, essa ferramenta digitaliza a carteira de clientes e facilita o relacionamento com eles.
Imagine um consumidor que enfrenta o desafio de encontrar o carro ideal para ele. De fato, essa é uma tarefa que demanda pesquisa e, acima de tudo, confiança em quem vende o automóvel.
E você vai ser capaz de indicar o veículo certo se souber quais são as suas exigências, modelo e marca favorita, quais opcionais ele procura, quanto dinheiro ele tem disponível, como vai pagar, onde o carro ficará guardado e tantas outras preferências.
Mas lembrar de todas essas informações não é fácil, e é aí que entra o CRM: ele ajuda a reunir os dados, que ficarão armazenados por meio da tecnologia. Além disso, é possível programar alarmes sempre que um carro com as características ideais para o cliente entrar em estoque.
Assim, você vai poder oferecer algo realmente valioso ao seu comprador e criar uma relação de confiança com ele. E o resultado disso é que, muito provavelmente, ele vai te indicar para amigos, parentes e conhecidos.
2. Softwares de controle de estoque
Uma revenda de carros em expansão exige um melhor controle do estoque para gerenciar corretamente os veículos no pátio e disparar as vendas. De fato, ter carros em excesso ou em falta pode comprometer toda a saúde financeira da empresa.
Para evitar esses problemas, a implantação de um softwares de controle de estoque permite administrar:
- o volume das vendas;
- as tendências e modelos mais comercializados;
- as entradas e saídas de veículos do estoque;
- o tempo de permanência dos automóveis no pátio;
- quem é o comprador de cada unidade;
- os dados relativos à venda.
Além de tudo isso, os softwares de controle de estoque e gestão financeira ainda permitem a emissão de relatórios periódicos para um melhor acompanhamento dos cenários ou até mesmo para apresentar os dados às pessoas interessadas.
3. Software de gestão financeira
Um gerente de vendas não consegue se dedicar aos negócios se estiver preocupado com as finanças. Para ajudar nessa tarefa, um software de gestão financeira permite que ele controle os seguintes setores da concessionária:
- contas a pagar;
- contas a receber;
- fluxo de caixa;
- emissão de boletos;
- custos para manter o carro antes da venda;
- emissão de NF-e (Nota Fiscal eletrônica);
- notificação ao Fisco.
Algumas ferramentas são mais completas e acabam assumindo o papel de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) e atuam também na gestão do estoque e outros processos da empresa — como as vendas.
4. Ferramentas de e-mail marketing
Até alguns anos atrás, vários especialistas previam a morte certa do e-mail marketing. Para eles, essa estratégia era ultrapassada e teria resultados cada vez piores ao longo do tempo. Mas os anos passaram e a prática mostrou que o e-mail segue trazendo ótimos retornos para quem investe em ações eficazes.
A prova disso é que diversas ferramentas de automação de marketing surgiram e vêm sendo adotadas por cada vez mais empresas de diversos segmentos.
Trazendo a conversa para o lado da revenda de carros, essas ferramentas permitem o envio de promoções personalizadas a clientes que já mostraram interesse em determinado modelo — seja acessando conteúdos relacionados ou com base no seu histórico de compras.
Outro ponto interessante é que o e-mail marketing disponibiliza informações sobre as taxas de abertura e cliques que ajudam a entender quais ações trazem resultados melhores. Assim, você pode criar um histórico dos clientes e compreender as suas preferências para criar ações de marketing precisas.
5. Redes sociais
As redes sociais fazem parte do dia a dia do seu cliente, por isso são um meio eficaz de estar onde ele está. Elas permitem estreitar o relacionamento com o consumidor, divulgar novidades e esclarecer as dúvidas que eles têm sobre a sua empresa ou veículos.
Assim, se a sua revenda de carros ainda não criou um perfil empresarial nas redes sociais, faça isso o quanto antes! O recomendado é começar pelo Instagram e Facebook, que são as redes mais utilizadas e ativas no Brasil.
Além de todas as vantagens que falamos aqui, essas mídias praticamente não geram gastos — a menos que você decida investir em uma estratégia de posts patrocinados ou outras formas de publicidade. Mas vamos ver no próximo tópico como contratar outra forma de publicidade direcionada para o segmento de veículos.
6. Ferramentas de vendas: marketplace online
Um marketplace online, como a OLX, é uma espécie de página de classificados que permite ao vendedor oferecer o veículo ao comprador sem que a plataforma tenha participação na negociação.
Assim, basta pagar pelo anúncio para ganhar destaque nas suas ofertas sem ter que abrir mão de um percentual dos lucros.
A grande vantagem dessa ferramenta é que ela possibilita que o anunciante impacte um grande número de pessoas que fazem buscas por carros todos os dias na internet. E tudo isso a um custo relativamente baixo — principalmente quando comparado aos meios tradicionais (TV, mídia impressa etc.).
Imagine, por exemplo, um usuário que busca por determinado modelo de veículo. Caso a sua oferta esteja de acordo com a expectativa desse cliente, é muito grande a chance de trazê-lo para sua loja e efetivar a venda.
Portanto, a sua empresa não deve abrir mão desse tipo de divulgação online que disponibiliza um grande tráfego de potenciais clientes e ainda qualifica os seus anúncios para obter melhores resultados — tanto na plataforma quanto no seu site corporativo.
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