Se você quer descobrir as principais estratégias que as maiores concessionárias do Brasil utilizam para figurarem como gigantes, terá que entender um pouco mais de conceitos como benchmarking, pós-venda e marketing digital.
Nem sempre investir em publicidade é a única solução para aumentar as vendas. Uma concessionária de sucesso vai muito além de anúncios e de veículos encerados. Entenda mais sobre as estratégias das empresas que já estão consolidadas no mercado de vendas de carros e saiba como usá-las!
Quais são as maiores concessionárias do Brasil?
Quando falamos em maiores concessionárias do Brasil, podemos pensar em muitas variáveis e classificá-las por montadora, por volume de vendas, número de lojas e — por que não? — aquelas que são referência em atendimento e pós-venda.
No ranking de número de carros vendidos, segundo matéria do jornalista especialista em autos Glauco Lucena, os primeiros lugares são:
- Chevrolet
- Volkswagen
- Fiat
- Hyundai
Já quando o assunto é pós-venda e atendimento, a J.D. Power Brasil divulgou, em 2019, duas listas: uma do mercado de veículos regulares e a outra de carros de luxo.
Carros regulares:
- Toyota
- Honda
- Hyundai
- Citroën
Carros de luxo:
- Audi
- BMW
- Mercedes
O que elas têm em comum?
Podemos dizer, sem medo de errar, que todas conhecem muito bem o seu mercado, seu consumidor e, principalmente, a sua concorrência. A venda de carros, seja em uma loja de bairro, seja em uma das maiores concessionárias do Brasil, requer estratégias completamente diferentes de outros tipos de venda no varejo.
É pouco provável que alguém compre um veículo por impulso. A decisão de compra costuma ser bem pensada, e o próprio processo de venda é mais demorado, envolvendo prazo e até uma certa burocracia.
Como esses aspectos fazem diferença no sucesso e no reconhecimento das marcas?
Seguindo a linha de pensamento de mercado, consumidor e concorrência, é possível entender melhor quais aspectos são essenciais para o sucesso dessas empresas. Veja detalhes.
Mercado
Essas grandes empresas costumam ter programas de treinamento para que seu time conheça tudo sobre os modelos e as marcas oferecidos, inclusive eventuais problemas. Dessa forma, eles estarão aptos a tirar todas as dúvidas do cliente e até lidar com alguma eventual objeção.
Consumidor
Cada cliente é único e pode estar em uma etapa diferente do processo de compra. As maiores concessionárias do Brasil sabem disso e treinam seus consultores para que eles saibam identificar em qual estágio o consumidor está. Assim, podem facilitar a jornada do cliente com respeito e paciência.
Concorrência
Podemos dizer que o uso do benchmarking é uma das mais poderosas ferramentas que as maiores concessionárias do Brasil utilizam para se consolidarem no segmento. Mas o que é esse tal de benchmarking?
Em uma definição prática, ela é a análise estratégica daquilo que outras empresas do mesmo setor têm feito de melhor e se destacado. Essa ferramenta de gestão tem como objetivo aumentar a lucratividade e a produtividade por meio da melhoria dos processos e dos serviços. Ou seja, fique de olho na concorrência para entender o que eles estão fazendo de melhor.
Como ter uma concessionária de sucesso?
Com certeza as maiores concessionárias do Brasil têm estratégias próprias para criar um diferencial, mas há aspectos que devem ser observados por quem deseja ter sucesso em qualquer negócio.
Conheça quem serão seus concorrentes
É sempre bom saber com quem você vai disputar os clientes, certo? Assim, é bom pesquisar quantas lojas de carros existem na sua região, quais são os tipos de veículos vendidos, como é o estoque, o perfil do cliente que atendem e todos os detalhes sobre preços praticados e formas de pagamento.
Nós sabemos que isso dá um pouco de trabalho, mas a grande sacada é tentar oferecer o que o mercado quer — mesmo que ele não saiba ainda —, mas de uma forma diferente e mais atrativa. Essa é a diferença entre abrir uma loja de carros e ter sucesso ou acabar se dando mal. Portanto, arregace as mangas e vá tomar café na concorrência!
Descubra para quem você vai vender
Agora que você tem uma boa ideia da concorrência, pense sobre seus futuros clientes. Qual o perfil de compra? Qual o tipo de veículo? Seu público é local, ou você quer expandir os negócios com uma concessionária online e extrapolar os limites regionais?
As respostas a essas perguntas são importantes para que você possa criar uma identidade mais atrativa para o seu negócio e se destacar no mercado.
Ressalte o valor dos seus produtos
A melhor forma de dizer ao cliente por que ele deve comprar de você é interagir com ele e mostrar as qualidades dos seus veículos e do seu serviço. As maiores concessionárias do Brasil apostam pesado no marketing digital para atrair a atenção dos consumidores.
Mesmo que pareça óbvio, o consumidor quer ouvir que está fazendo o melhor investimento e que o produto tem um valor maior do que o dinheiro que ele vai pagar. Aproveite as redes sociais, crie um site, enfim, explore todas as possibilidades.
Mantenha os funcionários bem treinados
Fundamental, essencial e inegociável. Uma venda sempre começa no momento em que o cliente se sente bem atendido. A exemplo das maiores concessionárias do Brasil, toda equipe precisa estar preparada para entender suas necessidades e oferecer uma boa solução. E não estamos falando só do time de vendas, combinado?
Invista no pós-venda e no relacionamento com o cliente
Como você se relaciona com os seus clientes depois que eles fecham negócio? Você mantém um cadastro ativo com informações importantes? Existe um fluxo de comunicação que permite que eles lembrem de você com frequência?
Muito além de uma mensagem no aniversário, o uso estratégico de uma lista de clientes permite oferecer serviços, tirar dúvidas e criar uma imagem de autoridade e confiança. Dessa forma, sempre que ele quiser trocar de carro ou precisar de algum serviço relacionado, sua empresa será a primeira opção.
Mesmo as maiores concessionárias do Brasil enfrentam algum tipo de desafio, portanto, aproveite a experiência delas no seu negócio. Os melhores resultados podem não depender de grandes investimentos ou de soluções mirabolantes.
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