Com um cenário cada vez mais concorrido na busca por atrair novos clientes, é fundamental adotar diferentes abordagens e estratégias. Um exemplo disso é o uso do marketing digital para concessionárias e lojas de veículos. Muitas das táticas utilizadas dentro desse conceito podem ser valiosas para quem busca reduzir custos e fazer mais vendas.
A melhor notícia é que não é preciso fazer grandes investimentos logo no início para conseguir excelentes resultados. Seja a partir da produção de conteúdo relevante para a sua audiência, seja com a criação de materiais em vídeos para gerar mais engajamento. As alternativas são muitas e podem ser utilizadas de acordo com as preferências, demandas e necessidades de cada concessionária ou loja.
O que acha, então, de tirar todas as dúvidas sobre o assunto e conhecer o segredo do sucesso ao utilizar estratégias de marketing para venda de carros? A tarefa é simples: continue a leitura deste artigo e confira as práticas mais relevantes para que a sua concessionária ou loja se torne um sucesso. Confira!
Qual é a importância do marketing digital para concessionárias e lojas?
Você sabia que 70% dos brasileiros que querem comprar um carro utilizam a internet como primeiro canal de busca? Além disso, 82% dos consumidores olham por vídeos e reviews online? São esses os dados da Consultoria7, que reforçam a importância de se posicionar no ambiente digital. Independentemente dos carros que tem para anunciar ou os preços, a forma como a sua concessionária ou loja se comunica é fundamental.
Quais são as melhores práticas para o sucesso das suas vendas com o marketing digital?
Mas, quais são os segredos e melhores práticas para implementar o marketing para concessionárias e lojas de veículos? Confira as nossas dicas!
Produção de conteúdo para todas as etapas da jornada de compra
A produção de conteúdo é uma das alternativas de melhor custo-benefício para quem busca utilizar o marketing para venda de carros. Em primeiro lugar, os custos operacionais não são tão elevados. Depois, é preciso considerar que os retornos são em boa parte orgânicos. Ou seja, mesmo sem investimento direto em anúncios, por exemplo, é possível ter resultados satisfatórios.
Além disso, a oferta de conteúdos relevantes para as mais diferentes etapas da jornada de compra do consumidor representa um ganho significativo: maiores chances de fidelização. Afinal, mais do que apenas tentar vender um carro, a sua concessionária ou loja está ajudando o cliente em potencial em momentos distintos, seja com uma dica valiosa para o dia a dia, seja com uma oferta de qualidade.
É claro que você vai anunciar seus carros, mas é possível ir além e trazer dicas, reviews e outros tipos de conteúdo — é assim que, mais do que clientes, você constrói fãs da sua loja ou concessionária!
Abordagem multicanal
Por mais que alguns canais se destaquem mais do que outros e o seu público-alvo tenha suas preferências, é importante adotar uma abordagem multicanal quando se trata de comunicação. Se a sua empresa está em vários canais distintos (redes sociais, site, e-mail e loja, por exemplo), coloque todos eles para trabalharem em parceria, e não de maneira isolada.
Outro ponto importante de adotar essa abordagem em múltiplos canais é garantir uma experiência positiva em diferentes etapas da jornada. É uma forma de ampliar e estreitar o relacionamento com o consumidor, se certificando de que ele esteja sempre satisfeito com o contato de qualidade da concessionária ou loja, independentemente da plataforma utilizada.
Cálculo de ROI
O cálculo de ROI, o chamado Retorno sobre Investimento, também tem papel fundamental para o sucesso das suas estratégias. É uma das métricas relevantes para entender se os seus esforços de marketing digital estão, de fato, gerando os resultados esperados. Quanto maior esse número, mais eficientes são as suas estratégias e ações para atrair e converter clientes.
Monitorar de perto esse indicador vai garantir que você faça os reajustes sempre que necessário. Além disso, pode servir para ligar o sinal de alerta caso o ROI esteja baixo. Quando isso acontece, mesmo quando o resultado de vendas é considerado satisfatório, é preciso identificar quais estratégias de marketing digital podem ser aprimoradas, criando anúncios e campanhas mais eficientes.
O ROI, no fim do dia, é como o profissional de marketing prova que aquele dinheiro é investimento e não gasto. É mostrar quantos reais cada real gasto em marketing gera. Se você gastou 10.000 reais em uma estratégia que gerou 15.000 reais, então você tem um ROI de 50%. A fórmula é, basicamente, receita menos custo, dividido pela receita e multiplicado por 100. Ou seja:
ROI = (Retorno – Custo) / Custo x 100.
Criação de anúncios
Para potencializar as ações de marketing digital, nada mais eficiente do que criar anúncios, não é mesmo? Mas não adianta oferecer o preço mais competitivo ou ter um modelo com excelente custo-benefício se, na prática, você não consegue comunicar isso. Esse trabalho, portanto, deve ser muito cuidadoso, sempre para garantir que o cliente em potencial seja impactado positivamente.
Outro aspecto importante da criação de anúncios é encontrar a plataforma ideal para promover os seus veículos. Seguindo a mesma lógica: a sua comunicação pode ser excelente, mas ela precisa aparecer nos canais certos, que tenham maior penetração na sua audiência.
Uso de ferramentas como o vídeo
Além de entregar conteúdo de qualidade, é importante acertar no formato. De acordo com resultados recentes analisados pela OLX, os anúncios em vídeo têm dados bastante positivos: o dobro de leads — potenciais clientes — gerados em comparação aos anúncios apenas com fotos. É uma forma de passar ainda mais credibilidade para o interessado, que pode ver detalhes do veículo anunciado com mais precisão.
Dessa forma, além de fortalecer a reputação dos seus anúncios, a boa notícia é que não se trata de uma produção tão cara. Basta um smartphone com uma câmera de boa qualidade para garantir que o consumidor tenha uma visão mais completa do veículo e que você acerte em cheio na hora de passar credibilidade.
Qual é a importância de ter um planejamento para esse assunto?
Todas essas dicas são muito importantes, porém, só vão ter eficiência se fizerem parte de um planejamento mais completo. É fundamental se organizar, definir planos, metas, ações e estratégias que vão ser utilizadas. Tudo isso após muito estudo e análise sobre o consumidor, os concorrentes e o mercado. A partir dessa combinação, a chance dessas táticas funcionarem são ainda maior.
O marketing digital para concessionárias e lojas é, portanto, uma ferramenta essencial para quem deseja se destacar em um mercado tão concorrido. Mas é importante não apenas replicar o que os concorrentes estão fazendo, por exemplo. É preciso encontrar as estratégias que melhor funcionam para você e, dessa forma, criar o máximo de retornos para vender mais carros.
Agora que você já sabe quais são as melhores práticas de marketing para concessionárias e lojas de veículos e os segredos para o sucesso, o que acha de compartilhar este conteúdo com outros profissionais da sua equipe? Compartilhe nas suas redes sociais e faça com que todo seu time esteja preparado para fazer ainda mais vendas!
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