A comercialização de automóveis é uma atividade atrativa para empreender como autônomo. Parte do sucesso dessa escolha depende da plataforma em que os anúncios serão divulgados. Além disso, é importante conhecer os elementos que compõem os melhores anúncios de carros, pois isso vai ajudar a dar aquela acelerada nas vendas.
E você sabia que 1 a cada 4 vendas de veículos novos, seminovos ou usados acontece na plataforma da OLX? Exatamente! Não é à toa que a nossa plataforma responde por 61% de todos os carros anunciados online no Brasil. Se é anúncio de carro, é na OLX.
Então, para facilitar ainda mais o seu trabalho no meio digital, listamos 10 itens que aumentam o alcance de potenciais clientes. Neste texto, vamos mostrar tudo que você precisa saber para melhorar os anúncios por meio desses diferenciais! Leia mais!
Para começar a nossa lista, vamos falar sobre o título: é a primeira coisa que as pessoas vão enxergar. Por isso, trazê-lo de forma atrativa e completa é fundamental para que o público escolha comprar de você.
Pense em um termo ou uma frase que instigue e chame a atenção. Com isso, a chance de uma pessoa ficar curiosa e clicar no anúncio de carro para conferir outros detalhes aumenta.
Mas o que caracteriza um bom título? Primeiro, é preciso que ele entregue todos os pontos importantes do produto logo de início. Assim, se a finalidade é vender um carro, evidencie aspectos como a marca, o modelo e o ano. Também é possível incluir siglas ou abreviações que apresentem outras informações valiosas.
A dica de ouro é sempre refletir sobre as informações mais importantes e as palavras que facilitariam a sua busca pelo modelo. Pergunte-se: como eu buscaria por esse carro? Se colocando no lugar do usuário, não tem como errar.
Vendedores com os melhores anúncios de carros não economizam palavras. Afinal, eles se preocupam em garantir que potenciais clientes fiquem satisfeitos com o que encontram no anúncio. Na hora de pesquisar produtos e serviços, o público quer ter o máximo de questões respondidas para eliminar qualquer dúvida. E esse é um passo que evita perguntas desnecessárias, inclusive.
Assim, se você quer aprender a melhorar o seu anúncio de carro, dedique um bom tempo à descrição. Inclua dados relevantes sobre diversas características do veículo, como a cor, quilometragem e estado de conservação. Também valorize os diferenciais. E, sempre que possível, crie um texto específico!
A quilometragem exata do veículo é sempre uma opção melhor do que os famosos “alta ou baixa quilometragem”. Da mesma forma, preze por descrições detalhadas e informativas acerca do desempenho. Afinal de contas, esse é um fator que o comprador logo vai descobrir.
Equilíbrio é tudo na hora de descrever o produto. Trechos muito curtos podem transmitir falta de profissionalismo por parte do vendedor, ao passo que textos gigantes tornam a leitura cansativa. Além disso, use a criatividade para deixar a descrição mais atraente.
Outra boa dica é segmentar o texto em tópicos, que facilitam a leitura.
As fotos são de grande importância em um anúncio. Elas sempre aparecem entre as características dos melhores anúncios de carros porque entregam detalhes que o público não teria como avaliar somente pela descrição. Assim, as imagens funcionam como valiosos complementos dos anúncios publicados em canais da internet, o que inclui plataformas de compra e venda, redes sociais e marketplaces.
Investir em bons instrumentos e preparar o ambiente para as fotos são práticas comuns dos vendedores que se destacam. Então, não deixe de ter esse cuidado ao fotografar seus carros. A vantagem é que, hoje, muitos smartphones têm câmeras excelentes para você fazer registros com ótima resolução.
Na hora de produzir as fotos, faça alguns testes para definir a melhor maneira de adequar a iluminação. Não esconda possíveis defeitos ou imperfeições do veículo. Além disso, fotografe em diferentes ângulos e publique imagens de vários elementos.
Da mesma forma, escolha um bom lugar para a realização dos cliques. Evite, por exemplo, uma garagem bagunçada e escura. Isso não vai valorizar o seu veículo da forma que você deseja. O importante é mostrar a realidade para transmitir confiança aos compradores, mas da melhor forma possível.
Os melhores anúncios de carros também envolvem recursos extras para tornar a descrição bem completa. Os vídeos são bons exemplos porque mostram elementos que as fotos nem sempre podem evidenciar: movimentos do veículo, mudança de brilho ao trocar de posição, transição entre ambientes internos etc.
As pessoas gostam muito desse tipo de material porque ele é fácil de consumir e permite uma compreensão rápida daquilo que é visualizado. Inclusive, saiba que os anúncios acompanhados de vídeo têm duas vezes mais visualizações, o que aumenta os contatos. Quer outro motivo melhor para investir na ideia?
Assim como no caso da descrição, use a criatividade para produzir o recurso audiovisual e deixá-lo em destaque. Os vídeos do anúncio podem ser criados em diferentes locais, com qualquer equipamento de filmagem.
Além de imagens e clipes dinâmicos, aproveite para inserir pequenos textos que informem os diferenciais do veículo, de forma complementar. Isso vai enriquecer o seu anúncio de carro e deixá-lo ainda mais informativo.
Além de contar com uma boa descrição e recursos de mídia, é importante você usar gatilhos mentais, que são expressões ou elementos visuais que despertam uma reação em seu comprador em potencial. Expressões como “modelo mais comprado” ou “preço especial” são alguns exemplos.
Além disso, mostre o quão vantajosa a compra vai ser, o que o cliente pode conquistar com o veículo e por que é melhor adquiri-lo com sua loja. Em outras palavras, você deve trazer elementos que façam o cliente sentir confiança e enxergar de forma mais concreta a experiência que terá com você.
Também vale reforçar que muitas pessoas têm o sonho do carro próprio. Então, com os gatilhos mentais certos e uma abordagem adequada, você consegue chamar a atenção desses consumidores.
Hoje em dia, a necessidade de usar as redes sociais é uma unanimidade quando se fala em vender pela internet. E na hora de fazer o seu anúncio de carro, isso não vai ser diferente. Apostar em um bom uso das redes sociais é essencial para ter sucesso e mais engajamento.
Logo após o seu anúncio ir ao ar, é o momento de colocar as mãos na massa. Então, divulgue que você está vendendo nas redes sociais. Essas mídias ajudam a promover o “marketing boca a boca”, já que as pessoas podem compartilhar os seus anúncios e recomendá-los a conhecidos.
Por conta disso, o uso estratégico das redes sociais é benéfico quando você cria um anúncio de carro. Não se esqueça de interagir com os interessados e redirecioná-los à página de seu anúncio. Desse modo, você vai impulsionar sua venda e conseguir fechar negócio em menos tempo.
Todo mundo deseja comprar algo por um valor justo, não é mesmo? Por conta disso, fique de olho no preço que você vai colocar em seu anúncio de carro, pois isso pode ser um fator decisivo para que seu cliente em potencial decida comprar.
Uma boa dica é pesquisar outros anúncios do mesmo veículo. Ou, caso não existam, procure por veículos similares em potência, marca e ano. A partir desses indicadores, você pode definir o seu preço sem exagerar para cima ou para baixo.
O melhor é sempre definir um preço justo, de acordo com o estado do seu automóvel. Quantos quilômetros foram rodados? Qual é o material dos bancos? Há alguma característica que justifique um aumento considerável no valor?
Caso precise aumentar o preço em relação à concorrência, certifique-se de que seu consumidor entenda o porquê. Mostre para ele as vantagens de comprar com você por esse valor.
Para que os seus anúncios de carro tenham mais êxito, vale a pena entender como gerenciá-los com uma boa plataforma, como a OLX, que tem planos profissionais de anúncios para atender às necessidades de diversos perfis de vendedores de carro. Isso inclui o acompanhamento das métricas de desempenho, por exemplo.
Você sabia que a OLX tem a opção de subir vídeo na plataforma? Você também poderá aproveitar o termômetro de qualidade, uma ferramenta que auxilia a ter um melhor desempenho nas métricas. Assim, você poderá comparar seus anúncios ativos com outros publicados na plataforma.
Além disso, seguindo os parâmetros da ferramenta, você consegue descobrir os itens que falta preencher, em ordem de prioridade, para ter uma performance ainda melhor.
Por fim, outro ponto fundamental no gerenciamento de anúncios é prestar atenção no bom uso do idioma em sua escrita e na adequação da linguagem para o público que você quer atingir.
A partir do momento que você se dispõe a vender o seu carro usado na OLX, é preciso saber atender o público. Isso inclui não apenas um bom relacionamento, mas também uma dose de esforço para prestar um atendimento de qualidade.
É normal que os seus clientes tenham dúvidas, e o seu papel é responder a todos os questionamentos sobre os pontos que não ficaram claros no anúncio de carro. Inclusive, você pode considerar esses comentários para melhorar a qualidade da descrição de seu produto.
Concentre-se, também, em responder às mensagens o mais rápido possível. Por vezes, o cliente apenas precisa da confirmação acerca de um detalhe para decidir sobre a compra. Inclusive, em alguns casos o usuário já pergunta sobre os próximos passos para fechar o negócio.
Demorar a responder pode fazer com que uma pessoa interessada repense a sua decisão, ou até mesmo compre com o seu concorrente, concorda? Por isso, para ter os melhores resultados em seu anúncio de carro, é importante ter boa disponibilidade para o atendimento de seus potenciais clientes.
Você precisa respeitar as regras da plataforma que escolheu para vender, já que os marketplaces têm recomendações específicas a serem consultadas por todos os seus usuários.
Vale dizer que é muito fácil ver as regras de cada plataforma. Inclusive, geralmente é possível ver uma sessão de perguntas e respostas frequentes ou ter suas dúvidas respondidas com uma conversa online.
Nesse sentido, não deixe consultar as orientações da plataforma que utiliza para seus anúncios. Essa simples atitude ajuda a manter uma boa reputação, evitando erros que acarretam alguma punição ou até a remoção do seu perfil. Esse é o melhor caminho para se tornar um vendedor de carros de sucesso.
Agora que você conhece os elementos comuns aos melhores anúncios de carros e sabe tudo sobre o assunto, que tal começar a anunciar seus veículos agora mesmo?
A OLX oferece recursos variados aos usuários que desejam comprar ou vender com facilidade. O destaque vai para os planos da OLX voltados aos profissionais, que permitem a visualização de cada ação e o entendimento do desempenho no site.
O objetivo é fazer com que você tenha todas as suas necessidades atendidas, possa vender mais rápido e desfrute de autonomia para aumentar a exposição dos seus anúncios de carro.
Com os planos da OLX, você pode publicar vídeos completos dos seus carros, além de fotos e descrições. Dessa forma, a probabilidade de atrair pessoas para negociar veículos em seus anúncios aumenta ainda mais.
Como você viu, ao analisar os aspectos mais importantes para aprimorar seus anúncios, você consegue alcançar o público certo e vender mais. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para suas próximas estratégias e ajude você a entrar para o time dos melhores anúncios de carros.
Vamos começar? Aproveite e conheça as vantagens dos nossos planos profissionais para obter mais visibilidade!
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