O ambiente virtual do metaverso está cada vez mais avançado, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias virtuais que tornam a experiência em plataformas digitais diretamente integrada ao espaço físico imediato. No mundo dos jogos, essa interatividade já é bastante presente, assim como no setor empresarial, que vem utilizando diversas ferramentas digitais para promover o trabalho remoto e vendas totalmente pelo e-commerce.
O que há alguns anos parecia cena de filme de ficção futurista hoje já é uma possibilidade acessível para muitos setores que querem ampliar sua estratégia de experiência de compra. O metaverso tem chance de se tornar tendência em um futuro não muito distante, com a expansão das tecnologias de realidade virtual e aumentada e iniciativas de empresas líderes no mercado, como Meta Platforms Inc. (antigo Facebook), a rede da agência Ogilvy (que faz parte do Grupo WPP), Boston Dynamics (que produz robôs superarticulados), BMW, Hyundai e Honda.
Ambientes virtuais interativos já estão sendo ocupados por marcas de concessionárias que visam alinhar a proposta dos novos carros altamente tecnológicos à sua estratégia de comunicação e inserção no mercado, atingindo, principalmente, o público da Geração Z. Com isso, vê-se no metaverso uma oportunidade para venda de carros.
O que é metaverso?
A palavra metaverso designa ambientes virtuais que replicam o mundo real por meio de um conjunto de tecnologias direcionadas para integrar o espaço físico e o digital, de maneira a se estabelecer como um universo completo, interativo e sem barreiras geográficas para o desenvolvimento de relações sociais reais.
O termo foi criado pelo escritor e empresário Neal Stephenson em seu romance de ficção científica “Avalanche”, lançado em 1992, e domina hoje o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial. De fato, os grandes desenvolvedores de sistemas virtuais veem o metaverso como a aposta para a integração entre a realidade e a virtualidade.
A ideia se popularizou ainda mais quando Mark Zuckerberg mudou o nome do Facebook para Meta no ano passado, demonstrando as propostas disruptivas da empresa para a comunicação e a socialização humana em um futuro que está cada vez mais próximo. O próprio Stephenson lançou, em junho de 2022, sua nova proposta para basear um metaverso aberto, com a fundação da LAMINA1, em parceria com o ex-presidente da Bitcoin Foundation, Peter Vessenes.
O objetivo desses grandes investidores em tecnologia é criar um mundo virtual que não é paralelo, mas que faz parte da realidade humana, com atividades comerciais, trabalhistas, educacionais, de lazer, entre outras infindas possibilidades.
No setor automotivo, já se tem exemplos da inserção de carros no metaverso, por meio de iniciativas que exploram as redes sociais e os jogos virtuais que já existem para oferecer aos usuários uma experiência de contato com as tecnologias de carros inteligentes, além de oportunidades para novos formatos de compra e venda de carros.
Metaverso na prática: os novos modelos de negócios
O e-commerce é uma tendência que disparou a partir de 2020, como uma alternativa segura para manter a movimentação do mercado mesmo com o distanciamento social exigido pela pandemia de coronavírus. Empresas dos mais diversos setores conseguiram manter suas atividades de maneira remota, utilizando as ferramentas digitais já existentes.
Assim, a tecnologização das relações humanas se tornou um caminho sem volta, e desenvolvedores de softwares estão correndo para aprimorar dispositivos e ferramentas que concretizem o metaverso. O mundo dos games é um grande exemplo do funcionamento dessa tendência. Há jogos em que o público possui uma vida paralela totalmente virtual e completa, com relacionamentos interpessoais, agendas, produções e comércio de produtos dedicados exclusivamente para aquele espaço.
Transações como compra e venda de carros ou terrenos e propriedades também já acontecem dessa maneira, o que se configura um projeto piloto do que deverá vir a se tornar o metaverso. Vê-se, ainda, a tendência sendo aplicada para além do setor de entretenimento: cursos, lojas, eventos, exposições, prestação de serviços e empresas virtuais são cada vez mais numerosos.
As tecnologias da informação oferecem facilidade operacional para manter toda a gestão e o modelo de trabalho de maneira descentralizada e funcionando em rede. Esse tipo de sistema favorece os empreendimentos, que buscam na digitalização os seguintes benefícios:
- redução de custos, abrindo mão do espaço físico para o negócio;
- flexibilidade de equipe, com contratação de especialistas em cada área para realizar as funções em uma relação B2B, ou seja, sob a forma de uma relação contratual entre empresas;
- gestão de dados, com o gerenciamento e mapeamento de cada tarefa por meio de softwares automatizados que registram o histórico dos dados processados;
- onipresença da marca, por meio do impulsionamento da empresa sem limitações geográficas ou temporais, podendo alcançar públicos diversos pela internet;
- ampliação das oportunidades de venda, com a conquista de um público amplo, otimização do atendimento, facilitação da negociação e otimização dos processos de logística.
Os novos modelos de negócios beneficiam clientes e empresas, com oferta e demanda de produtos e serviços sem fronteiras. O aperfeiçoamento das tecnologias de realidade virtual e a expansão do acesso a moedas e carteiras digitais são alguns dos fatores que estão sendo observados para tornar o metaverso um ambiente de integração entre espaço físico e espaço digital.
Carros no metaverso: como o setor de automóveis pode usufruir das tecnologias?
Para saber como entrar no metaverso para vender carros, é possível pegar como exemplo algumas marcas mundialmente conhecidas que já estão se preparando para essa tendência que logo tomará conta do comércio. Anúncios, atendimento ao cliente, showrooms (vitrines) e formas de pagamento já fazem parte da estrutura de algumas concessionárias, sendo um cenário já acessível atualmente.
Todavia, o setor de carros no metaverso leva tudo isso muito além. Estradas, carros e condutores totalmente virtuais é o que o metaverso prepara para o futuro, uma ideia que está sendo testada por algumas montadoras para sair na frente quando o assunto é tecnologia.
Os carros inteligentes que vêm sendo lançados estão bem alinhados com os conceitos de sustentabilidade, automatização e integração humano-máquina, que também fazem parte da proposta do metaverso. Esse ideal atinge diretamente a Geração Z, nascida e criada totalmente imersa na digitalização, mas demonstra grande potencial para alcançar públicos mais velhos, desde que se ofereça um projeto coeso, com coerência da produção industrial à divulgação.
No Brasil, a BMW inaugurou a proposta de carros no metaverso, com a realização de um evento virtual para o lançamento do iX em janeiro deste ano. O carro elétrico oferece uma experiência de mobilidade única, que os fãs da marca puderam conhecer em detalhes por meio de um ambiente semelhante ao metaverso.
Design, espaço interno, textura, motorização, dirigibilidade, central multimídia, conectividade, entre outras tecnologias que o BMW iX possui foram apresentadas e testadas em uma transmissão na plataforma Twitch, com produção dentro do Metaverso Complexo, servidor de gamificação dedicado a esportes.
Com isso, a montadora não apenas manteve firme a proposta desse modelo de carro de alta tecnologia, como também abriu uma porta para a compra virtual de automóveis, possibilitando que os participantes comprassem o veículo antes de chegar oficialmente às lojas físicas.
A Hyundai também entrou nessa onda durante a CES 2022, maior feira de tecnologia do mundo, fazendo uma simulação de carro voador que está sendo desenvolvido virtualmente, entre outras exibições que demonstram a relevância do metaverso para o comércio de automóveis.
A Honda usou a mesma lógica das concorrentes para elevar o patamar de uma estratégia que já é acessível para concessionárias: o showroom virtual. No metaverso, foi criado um espaço específico para que os clientes possam conhecer em detalhes o Honda Integra, carro de luxo da linha Acura. Através de uma experiência visual e informativa, a marca apresentou as funcionalidades que tornam o modelo inovador no mercado.
A GM também está alinhada à tendência, tendo participado de um evento de moda que ocorreu no metaverso, em que pôde mostrar ao público, de maneira digital, os conceitos de carros elétricos que a marca tem desenvolvido.
Esses são alguns exemplos de como é possível criar estratégias hoje para testar maneiras de como entrar no metaverso amanhã. Isso tudo sem excluir os modelos de compra e venda que já existem, mas sim ampliando as possibilidades e a presença da marca, a fim de alcançar a diversidade de públicos. Acesse nossos Planos Profissionais e veja como a OLX tem ajudado lojas e concessionárias a se tornarem virtuais.
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