Na contramão do que aconteceu com o segmento dos veículos, o mercado de motos esteve bastante aquecido nos últimos anos. Um dos grandes motivos para isso foi a mudança de comportamento dos consumidores frente às condições impostas pela pandemia de Covid-19.
Nesse cenário a que todos tivemos que nos adaptar, elas se tornaram tanto uma alternativa quanto uma solução para o dia a dia de muitas pessoas. E para este ano, quais serão as expectativas sobre esse segmento?
A seguir, vamos traçar um panorama sobre o mercado atual e mostrar quais foram as motos mais vendidas em 2021. Confira!
Panorama sobre o mercado de motos atual
Tanto a produção quanto as negociações de motos registram alta nos números desde o início da pandemia. No último ano, o aumento na fabricação de novas unidades foi de 28% em relação ao período anterior. Enquanto isso, o número de novas motos emplacadas em 2021 foi de cerca de um milhão.
Em razão das restrições e recomendações sanitárias, essa foi a opção adotada por muitos na hora de se locomover, evitando transportes públicos em que é comum que haja aglomeração de pessoas. Também, devido às medidas de distanciamento social e ao fechamento temporário de muitos comércios, os serviços de delivery se popularizaram e atraíram muitos interessados nessa atividade.
Soma-se a isso, ainda, a recente disparada nos preços dos combustíveis que tem feito muitos trocarem os carros pelas motos. Além de serem mais econômicas no consumo, existem também as versões elétricas. Elas são mais acessíveis do que os automóveis com essa característica e reduzem, drasticamente, os custos com abastecimento.
Enfim, os novos hábitos que se estabeleceram entre as pessoas e as possibilidades de trabalho que as motos oferecem ajudam a entender por que a procura por elas aumentou. Como muitos dos reflexos da pandemia permanecem na nossa rotina, não há dúvidas de que esse é um segmento que pode continuar representando ótimos negócios para uma revenda de veículos.
As motos mais vendidas de 2021
Os aspectos acima deixam claro que o investimento no mercado de compra e venda de motos se mantém como uma boa alternativa para as lojas neste ano. Veja agora quais foram os modelos mais procurados em 2021 e planeje-se para conquistar seus consumidores.
1. Honda CG 160
Com mais de 315 mil novas unidades negociadas no último ano, a Honda CG 160 se manteve como a líder do ranking de vendas de motos em 2021. O modelo mais recente se destaca pelos recursos de tecnologia e pela reestilização, que a deixou com um visual mais robusto.
Ela é equipada com um motor de 15,1 cv de potência e pode atingir uma velocidade máxima de 130 km/h. Seu conjunto garante ainda uma excelente autonomia, com consumo de combustível estimado em até 41 km por litro em trechos urbanos.
2. Honda Biz
Ideal para quem busca praticidade e economia para os deslocamentos na cidade, a Honda Biz também foi destaque entre as motos mais vendidas no ano passado. Moto leve e de fácil pilotagem, seu último modelo pode ser encontrado em duas versões: 125 e 110i.
As principais diferenças entre elas estão nas rodas, nos freios e na alimentação, já que a versão 110i só pode ser abastecida com gasolina. Nos dois casos, a nova Biz conta com um câmbio semiautomático e motor com 124,9 cc que desenvolve até 9,2 cv de potência.
3. Honda NXR 160 Bros
Os que procuram por modelos aventureiros, mas que também atendem bem às necessidades do dia a dia, certamente se interessarão pela Honda NXR 160 Bros. Ela esteve entre as motos esportivas mais vendidas de 2021 com mais de 115 mil unidades novas saindo das concessionárias.
Seu motor 4 tempos é alimentado exclusivamente por gasolina e pode atingir uma potência máxima de 14,6 cv. Essa é uma moto alta e potente, indicada para motociclistas mais experientes e que pretendem utilizá-la tanto dentro quanto fora das estradas.
4. Honda Pop 110i
A Honda Pop 110i é o modelo mais em conta entre as motos mais vendidas de 2021. Ainda assim, ela consegue entregar um bom desempenho para uso urbano, sendo uma ótima opção para ir e voltar do trabalho ou da faculdade, por exemplo.
Ela prioriza o baixo consumo de combustível e é equipada com freios CBS, que distribuem a frenagem de forma equilibrada e aumentam a segurança. O motor à gasolina de 109 cc em conjunto com a transmissão de 4 velocidades pode atingir até 7,9 cv de potência.
5. Honda CB 250F Twister
Modelo que atraiu a atenção de muitos motociclistas, a CB 250F Twister se manteve como uma das mais vendidas em 2021. Essa é uma moto estilo naked que garante uma pilotagem confortável, seja na cidade ou em trechos rodoviários.
Ela pode ser encontrada nas versões com freio ABS ou CBS, que são mais indicadas para quem ainda não tem tanta experiência no guidão. Seu motor flex tem potência máxima de 22,4 cv, o que confere à Twister a melhor relação peso/potência de seu segmento.
6. Yamaha XTZ 150 Crosser
Mais uma representante das motos esportivas, a Yamaha XTZ 150 Crosser teve 30 mil unidades vendidas no ano passado. O modelo, que tem visual robusto e agressivo, apresenta painel iluminado com LEDS e está disponível nas cores branca e preta.
Ela conta com sistema de suspensão com link, que absorve melhor os impactos dos pisos irregulares, tornando a viagem mais segura e confortável. Quanto ao motor, sua potência pode chegar a 12,4 cv quando abastecido com álcool e 12,2 cv com gasolina.
7. Yamaha 150 Factor
Modelo urbano da Yamaha, a Factor tem um moderno painel digital e permite ajuste da altura do banco em dois níveis para maior conforto durante a pilotagem. Seus itens de série incluem rodas em alumínio, lanterna traseira bipartida e função ECO, que indica o modo de pilotagem mais econômico.
Em sua ficha técnica, o motor flex de 149 cc desenvolve até 12,4 cv de potência. Quando abastecida com gasolina, seu consumo médio é de 34 km/l, o que é uma boa relação para quem busca economizar na hora de abastecer.
Para definir com quais modelos trabalhar em sua revenda de motocicletas, além de considerar as motos mais vendidas em 2021, é importante considerar o perfil de seus consumidores. Procure também conhecer a fundo as características desses veículos para convencer seus clientes de que eles são excelentes opções de mobilidade atualmente.
Quer ficar sempre por dentro das nossas dicas? Assine a newsletter da OLX e receba os próximos conteúdos em sua caixa de e-mail!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.