Vender carros no Brasil ainda é — e sempre será — um excelente negócio! No entanto, quem atua nesse ramo já deve ter notado como o mercado é dinâmico, e a todo tempo é preciso se adaptar e se atualizar para não perder as oportunidades e não ficar para trás com a concorrência.
É justamente por isso que ter uma loja multimarca de veículos, hoje, não requer apenas oferecer um bom atendimento e uma variedade ampla no estoque. Para se destacar, é preciso ir além, proporcionar experiências, ampliar as possibilidades ao cliente e, principalmente, estar à frente do que o mercado oferece.
Sendo assim, nossa equipe preparou um conteúdo com dicas exclusivas de como transformar a sua loja multimarca de veículos em uma referência de qualidade e aumentar as oportunidades de vendas, com o que o mercado demanda. Vamos conferir? Boa leitura!
O que se pode esperar do mercado atualmente?
Se você tem ou trabalha em uma concessionária, revenda ou loja multimarca de veículos, provavelmente, percebeu algumas mudanças na forma de consumo dos clientes nos últimos anos, certo? Isso se reforçou ainda mais com a chegada da pandemia de Covid-19 e, inevitavelmente, é preciso acompanhar essas tendências e buscar se adaptar ao máximo ao que o mercado demanda.
Para se ter uma ideia melhor, só nos primeiros meses de 2021, a venda de carros usados cresceu consideravelmente em relação aos últimos anos, segundo levantamento da Fenauto em 2020. Isso fez muita loja multimarca de veículos mudar completamente seu foco e estratégia comercial. Os números mais significativos são:
- crescimento de 34,8% na venda de carros com mais de 13 anos;
- aumento de 27,7% na venda de carros entre 9 e 12 anos;
- acréscimo de 9% entre os seminovos (até 3 anos).
Outra tendência crescente e fundamental nesse cenário se refere ao boom das pesquisas online de veículos. O jornal Extra publicou uma matéria, no final de 2020, apontando um crescimento de 20% nessa modalidade e com perspectiva de continuar aumentando daqui para frente.
Logo, acompanhar e se atualizar frente a essas mudanças é o primeiro passo para que sua loja multimarca de veículos esteja apta a atender às necessidades do mercado moderno. E no atual cenário, há uma tendência forte para novas oportunidades de negócio, em especial no ambiente online, assim como uma demanda crescente pela busca de carros usados.
Quais as dicas para sua multimarca de veículos se destacar?
A seguir listamos alguns fatores comuns em todo tipo de negócio e que, inevitavelmente, precisam ser levados em consideração ao abrir ou expandir os serviços. Confira!
Avalie a concorrência local
Realizar uma pesquisa de mercado é prática imprescindível para qualquer estabelecimento comercial e, portanto, não seria diferente em uma multimarca de veículos. Porém, o que muda são, justamente, os meios de se fazer tal levantamento, visto que temos ferramentas e plataformas virtuais que contribuem bastante com esse trabalho.
Por exemplo, em sites especializados em compra e venda de veículos, você consegue filtrar regiões, faixa de preços e modelos de carros mais ofertados em sua área de atuação. Assim, é possível conferir os anúncios, os diferenciais ofertados, tipos de serviços e como a concorrência tem atuado nesses dias.
Defina o seu público-alvo
Você conhece e sabe exatamente o que seu público busca ao entrar em sua multimarca de veículos? Definir bem o perfil do cliente é estratégia fundamental para fechar mais negócios e evitar perder oportunidades para a concorrência.
Para isso, você pode realizar enquetes, desenvolver pesquisas ou, até mesmo, acompanhar o desempenho de seus anúncios nas plataformas online. Feito isso, busque focar seus serviços e produtos em um perfil ideal de cliente para a sua loja!
Amplifique suas oportunidades
Aproveitando o gancho da dica acima, definir o seu público-alvo não significa, necessariamente, perder oportunidades com outros possíveis clientes. Pelo contrário! Dá para trabalhar diferentes públicos ao mesmo tempo, mas com focos distintos.
Hoje, com as vendas online de carros, isso se torna ainda mais viável e prático! Afinal, você pode elaborar anúncios diversificados e com uma abordagem diferente para cada público a ser atingido. Isso vale, por exemplo, para o tipo de linguagem abordada, facilidade de pagamentos oferecidas em cada caso, serviços ofertados e, até mesmo, definição de equipes de atendimento para cada perfil de cliente.
Capriche nos anúncios online
Utilizar sites e plataformas especializadas para vender carros de forma online já é estratégia indispensável em qualquer loja multimarca de veículos no Brasil. Porém, como especialistas no assunto, temos algumas dicas essenciais para compartilhar nesse quesito.
Os anúncios OLX de vendedores que segmentam o público, investem em fotos de qualidade e preenchem o máximo de informações disponíveis na plataforma tendem a ter um desempenho de venda e interesse muito superior aos demais. Por isso, ao publicar seus anúncios online, não economize!
Usufrua de todas as funcionalidades oferecidas nos sites, não se esquecendo, também, de tirar boas fotos dos carros, gravar vídeos de apresentação do veículo, revisar seus textos, informar seus dados corretos e estar atento às mensagens e oportunidades de negócio.
Vá além do ambiente físico
Também aproveitando o gancho da última dica, sua loja pode ir além do ambiente físico da concessionária e investir mais nas plataformas online. E quando falamos isso, não estamos nos limitando apenas a criar seus anúncios nessas plataformas! Estamos tratando de trazer seu negócio, literalmente, para um cenário virtual, em que você pode negociar, conversar e até fechar negócios, antes mesmo de ver o cliente pessoalmente.
Inove em seus serviços
Há uma infinidade de ideias e diferenciais que sua loja de veículos pode investir para se destacar no mercado. Por exemplo, oferecer serviços extras de higienização especial, entregas em casa, atendimento à distância, tour virtual pelo estoque, vídeos chamadas para apresentação dos carros, entre outros.
Em tempos de pandemia, esses pequenos detalhes podem fazer diferença e criar novas experiências ao cliente.
Fique de olho nas tendências
Uma dica importante para direcionar melhor as ofertas de sua loja multimarcas é sempre estar atualizado sobre as dores e desejos do mercado. Mas como fazer isso?
Na verdade, esse trabalho demanda análises e monitoramento constantes sobre os hábitos e as demandas dos consumidores. Por exemplo, você pesquisar em fontes externas como associações, revistas e jornais especializados sobre os modelos mais vendidos atualmente, realizar pesquisas internas entre os próprios clientes, elaborar relatórios das últimas vendas na loja, comparar os acessos de cada anúncio publicado e também avaliar as ações da concorrência.
Dessa forma, você consegue entender um pouco melhor o que o mercado está buscando nesse momento e, claro, direcionar quais modelos e tipos de veículos podem compor o seu estoque.
Em resumo, essas são algumas dicas fundamentais para quem pretende abrir ou expandir sua loja multimarca de veículos nos dias de hoje, sempre de olho nas mudanças e tendências que o mercado automotivo nos oferece. Para isso, planejar bem as suas estratégias e ampliar sua atuação fora do ambiente físico são fatores essenciais para crescer e aumentar suas vendas!
Curtiu as dicas? Então, aproveite para compartilhar o post e marcar os amigos e profissionais do ramo para ficarem por dentro dessas tendências! Até a próxima!
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