O perfil do consumidor brasileiro tem se modificado bastante nos últimos anos, e é natural que esse processo tenha se acelerado no período mais recente.
Assim, para que qualquer negócio tenha sucesso, é fundamental acompanhar essas mudanças, não é mesmo? E isso tanto para criar ações de marketing mais eficientes quanto apostar em diferentes técnicas de vendas.
O que acha, então, de conhecer as principais características e o novo perfil do consumidor no Brasil e como isso impacta na hora de comprar um veículo? Afinal, é preciso conhecer mais sobre a jornada de compra para ter mais chances de sucesso, não é mesmo?
Por isso, preparamos este artigo completo com tudo o que você deve saber para conseguir vender mais. Confira!
O perfil do consumidor brasileiro
A transformação já era um processo em andamento, porém ela foi acelerada com o período de distanciamento social. A desconfiança em utilizar a tecnologia, por exemplo, diminuiu. Sendo assim, além dos impactos econômicos em praticamente todos os setores da sociedade, a pandemia contribuiu para as mudanças nos hábitos e comportamentos do consumidor brasileiro.
Ainda mais conectado, o consumidor exige que as empresas também se adaptem a esse cenário. É cada vez mais importante oferecer uma experiência integrada e segura ao cliente, por exemplo. As interações online também precisam passar por uma reformulação, já que a demanda deve aumentar. Porém, a qualidade do atendimento prestado deve continuar a mesma.
As mudanças surgidas na pandemia e a necessidade de adaptação na venda de autos
Mas, na prática, o que a pandemia modificou no comportamento e no perfil do consumidor brasileiro na hora de comprar um automóvel? Além de separar as principais tendências, listamos quais são as melhores estratégias para que o seu negócio se adapte ao novo cenário e consiga ter melhores resultados. Confira!
Mais relevância para o digital
O conceito de phygital — a mistura entre físico e digital — é cada vez mais presente em uma sociedade tão conectada. Segundo uma pesquisa realizada pela GfK, essa já era uma tendência, com os consumidores no Brasil dividindo suas jornadas de compra entre o físico e o digital. Quanto mais investimentos forem realizados para permitir que essa migração aconteça, melhor será para o seu negócio.
Afinal, de acordo com um relatório produzido pelo Google, 49% dos brasileiros vão priorizar as compras nos canais digitais. Como ignorar esses números? O seu negócio deve entender essa demanda e continuar oferecendo a experiência ideal em suas plataformas digitais. A ideia é permitir que o consumidor se sinta ainda mais confortável ao comprar remotamente.
Além disso, segundo levantamento feito pela Consultoria7, 70% dos consumidores de automóveis realizam pesquisas na internet antes de comprarem o carro. É uma amostra de como o digital faz parte da jornada de compra, o que reforça a importância do seu negócio investir na presença nas plataformas digitais. Mesmo que a venda seja fechada no espaço físico, é no online que ela se inicia.
Tomada de decisão com maior fundamentação
Outra informação da Consultoria7 é muito relevante: mais de 80% dos brasileiros assistem a vídeos e reviews online sobre os veículos antes da compra. A demanda por conteúdos desse tipo pode ser explorada pelo seu negócio, criando materiais úteis que ajudem o consumidor a tomar a melhor decisão.
Participar da jornada de compra ao oferecer um suporte para fazer uma melhor escolha também é muito importante e valorizado pelo cliente. Mesmo que ele não feche negócio com você, a confiança que a sua empresa transmitiu vai ser considerada em uma futura compra ou recomendação. Mais do que focar apenas na venda, é preciso ajudar o consumidor a encontrar o que ele precisa nas melhores condições.
Aumento da agilidade no atendimento
De acordo com dados do Small Bliz Trends, 82% dos consumidores esperam por uma resposta imediata das empresas, especialmente quando o assunto é vender. Para se ter uma ideia, o nível de exigência nas redes sociais é ainda maior, com pesquisas mostrando o prazo de 30 minutos como o máximo para aguardar antes de procurar por uma alternativa.
Sendo assim, mais do que ter o seu negócio nos canais digitais, é necessário estar presente e contribuir com a oferta de uma experiência positiva. Utilizar múltiplos canais para fornecer um atendimento de qualidade pode ser uma adaptação importante para vender mais, seja utilizando a ferramenta da plataforma de anúncios ou as redes sociais, como o WhatsApp.
Valorização da reputação
Muito se fala em fidelização, não é mesmo? Trata-se de ganhar a confiança do consumidor ao oferecer uma experiência positiva durante a jornada de compra. O que nem sempre é percebido, porém, é o impacto positivo que a reputação de um negócio proporciona. Um estudo da HubSpot indica que o Google e as redes sociais ainda são os locais onde os consumidores descobrem produtos, mas é com amigos, familiares e indicações que eles, de fato, confiam naquela solução.
Ou seja, a partir do momento que o vendedor conseguiu ajudar o consumidor a encontrar o veículo que procurava e foi justo e transparente ao longo de toda a jornada, os benefícios são inúmeros. Não só aquele cliente tem mais chances de voltar, mas novas oportunidades de vendas podem surgir a partir de uma indicação orgânica para quem ele conhece.
O reflexo no mercado automotivo
Um dos impactos mais significativos do novo perfil do consumidor no Brasil está nas vendas. Em um primeiro momento, com as fábricas paralisadas por conta da pandemia, as vendas de carros novos diminuíram. Contudo, com o tempo, esse número foi aumentando e, atualmente, acumula um crescimento de 32% no número de emplacamentos em relação ao mesmo período em 2020.
A venda de seminovos e usados, por sua vez, conseguiu emplacar números positivos desde a metade do ano passado. Na comparação entre fevereiro de 2021 e o mesmo mês em 2020, a venda de veículos usados aumentou 15%.
Acompanhando as muitas mudanças na sociedade, é natural que o perfil do consumidor brasileiro também se modifique. E, nos próximos anos, isso deve acontecer de forma mais intensa. Mas sem desespero: o seu papel deve ser analisar esses novos comportamentos e ter a consciência de que é necessário se adaptar para ter sucesso no mercado.
Os principais pontos a serem considerados são o aquecimento do mercado automobilístico e a importância da presença no ambiente online. Nesse cenário, um caminho interessante a ser seguido é a venda de automóveis a partir dos canais digitais. Afinal, essa atuação alia as duas tendências e permite que você crie uma conexão ainda maior com os consumidores em potencial.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o perfil do consumidor brasileiro, o que acha de dar o próximo passo na sua carreira? Temos ótimas dicas para ajudar você a começar a trabalhar com a venda de carros como autônomo. Confira o nosso conteúdo completo sobre o assunto!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.